Hemofilia
A hemofilia se refere a um grupo de distúrbios hemorrágicos nos quais a coagulação do sangue leva muito tempo.
Existem duas formas de hemofilia:
- Hemofilia A (hemofilia clássica ou deficiência de fator VIII)
- Hemofilia B (doença de Natal ou deficiência de fator IX)
Quando você sangra, ocorre uma série de reações no corpo que ajudam a formar coágulos sanguíneos. Este processo é denominado cascata de coagulação. Envolve proteínas especiais chamadas de coagulação ou fatores de coagulação. Você pode ter uma chance maior de sangramento excessivo se um ou mais desses fatores estiverem ausentes ou não estiverem funcionando como deveriam.
A hemofilia é causada pela falta de fator de coagulação VIII ou IX no sangue. Na maioria dos casos, a hemofilia é transmitida através das famílias (herdada). Na maioria das vezes, é passado para crianças do sexo masculino.
O principal sintoma da hemofilia é o sangramento. Os casos leves podem não ser detectados até mais tarde na vida, após sangramento excessivo após uma cirurgia ou lesão.
Nos piores casos, o sangramento ocorre sem motivo. O sangramento interno pode ocorrer em qualquer lugar e o sangramento nas articulações é comum.
Na maioria das vezes, a hemofilia é diagnosticada após uma pessoa ter um episódio de sangramento anormal. Ele também pode ser diagnosticado por um exame de sangue feito para detectar o problema, se outros membros da família tiverem a doença.
O tratamento mais comum é repor o fator de coagulação ausente no sangue por meio de uma veia (infusões intravenosas).
Deve-se ter cuidado especial durante a cirurgia se você tiver esse distúrbio hemorrágico. Portanto, certifique-se de dizer ao seu cirurgião que você tem esse distúrbio.
Também é muito importante compartilhar informações sobre o seu distúrbio com parentes de sangue, pois eles também podem ser afetados.
Participar de um grupo de apoio onde os membros compartilham problemas comuns pode aliviar o estresse de uma doença de longa duração (crônica).
A maioria das pessoas com hemofilia é capaz de realizar atividades normais. Mas algumas pessoas apresentam sangramento nas articulações, o que pode limitar sua atividade.
Um pequeno número de pessoas com hemofilia pode morrer de sangramento grave.
Hemofilia A; Hemofilia clássica; Deficiência do fator VIII; Hemofilia B; Doença de Natal; Deficiência do fator IX; Transtorno de sangramento - hemofilia
- Coágulos de sangue
Carcao M, Moorehead P, Lillicrap D. Hemophilia A e B. In: Hoffman R, Benz EJ, Silberstein LE, et al, eds. Hematologia: Princípios Básicos e Prática. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 135.
Hall JE. Hemostasia e coagulação do sangue. In: Hall JE, ed. Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 37.
Ragni MV. Distúrbios hemorrágicos: deficiências do fator de coagulação. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 174.