Por que eu fico soluço quando bebo?
Contente
Ter um a mais pode ter uma série de consequências embaraçosas: tropeçar para fora de um bar; invadindo a geladeira; e às vezes, um caso grave de soluços. (Verifique todos os efeitos do álcool que alteram o corpo.)
Mas por que o happy hour pode deixá-lo ofegante de forma incontrolável? Para entender isso, você precisa entender o que é um soluço: "uma contração involuntária do diafragma que normalmente resulta na expulsão de ar", diz Richard Benya, M.D., gastroenterologista e diretor do Loyola University Health System.
O diafragma é uma fina camada de músculo que separa a cavidade torácica e o estômago, explica Gina Sam, M.D., diretora do Gastrointestinal Motility Center do Mount Sinai Hospital, na cidade de Nova York. Quando você respira fundo, ele se contrai. Quando você tem soluços, porém, há espasmos, ela diz. "A inspiração de sua respiração é repentinamente interrompida pelo fechamento das cordas vocais."
Muitas vezes, isso ocorre porque o nervo vago - que vai do cérebro ao abdômen por meio de órgãos como o esôfago - fica irritado, diz Sam. Os culpados desta irritação: engolir muito ar (ahem, refrigerantes); comer uma refeição farta (seu estômago pode esticar, esfregando-se contra o diafragma, diz Benya); bebidas quentes; períodos de estresse emocional; e sim: bebida. (Ahem: 8 sinais de que você está bebendo demais.)
“Pode ser que o álcool promova refluxo ácido e isso irrite o esôfago”, diz Sam. Quando você bebe, o álcool também entra em seu cérebro e pode acionar o nervo vago, irritando-o, diz Benya.
Mas, embora seja irritante, um caso desagradável de soluços é usualmente normal.
"É quando eles se tornam persistentes - durando um dia, 48 horas ou uma semana - que ficamos preocupados", diz Sam, acrescentando que isso pode ser um sinal de problemas no cérebro, câncer, infecção ou derrame. "Pacientes que tiveram problemas renais ou qualquer irritação na cabeça, pescoço ou tórax também podem ter soluços", diz ela.
E quanto a detê-los? "Soluços são bastante involuntários", diz Benya. Portanto, você pode não ter muita sorte em chutá-los para o meio-fio. (Observação: se você está sofrendo de gritos persistentes, medicamentos chamados bloqueadores dos canais de cálcio podem ajudar.)
Claro, não vamos julgar: prenda a respiração, engula uma colher de chá de açúcar ou tampe o nariz (ou são seus ouvidos ...?). Esteja avisado - você pode acabar simplesmente parecendo tão bobo quanto parece! (E nessa nota, por que uma pessoa sempre fica muito bêbada na festa de Natal?)