Por que o colesterol é necessário para o corpo?
Contente
- O que é colesterol?
- 5 coisas que você não sabia sobre o colesterol
- LDL vs. HDL
- Por que o LDL é ruim?
- Por que o HDL é bom?
- Metas de colesterol total
- Manter esses números sob controle
visão global
Com toda a má publicidade que o colesterol obtém, as pessoas costumam se surpreender ao saber que ele é realmente necessário para nossa existência.
O que também é surpreendente é que nossos corpos produzem colesterol naturalmente. Mas o colesterol não é totalmente bom, nem totalmente ruim - é um tópico complexo e vale a pena conhecer mais.
O que é colesterol?
O colesterol é uma substância produzida no fígado vital para a vida humana. Você também pode obter colesterol por meio dos alimentos. Uma vez que não pode ser criado por plantas, você só pode encontrá-lo em produtos de origem animal, como carne e laticínios.
5 coisas que você não sabia sobre o colesterol
Em nossos corpos, o colesterol serve a três propósitos principais:
- Ajuda na produção de hormônios sexuais.
- É um bloco de construção para tecidos humanos.
- Auxilia na produção de bile no fígado.
Essas são funções importantes, todas dependentes da presença de colesterol. Mas muito de uma coisa boa não é nada bom.
LDL vs. HDL
Quando as pessoas falam sobre colesterol, costumam usar os termos LDL e HDL. Ambos são lipoproteínas, compostos feitos de gordura e proteína responsáveis por transportar o colesterol pelo corpo no sangue.
O LDL é uma lipoproteína de baixa densidade, freqüentemente chamada de colesterol “ruim”. HDL é uma lipoproteína de alta densidade ou colesterol “bom”.
Por que o LDL é ruim?
O LDL é conhecido como o colesterol “ruim” porque muito dele pode levar ao endurecimento das artérias.
De acordo com a American Heart Association, o LDL leva ao acúmulo de placas nas paredes das artérias. Quando essa placa se acumula, pode causar dois problemas separados e igualmente ruins.
Primeiro, pode estreitar os vasos sanguíneos, esticando o fluxo de sangue rico em oxigênio por todo o corpo. Em segundo lugar, pode causar coágulos sanguíneos, que podem se soltar e bloquear o fluxo de sangue, causando um ataque cardíaco ou derrame.
Quando se trata de números de colesterol, seu LDL é o que você deseja manter baixo - idealmente menos de 100 miligramas por decilitro (mg / dL).
Por que o HDL é bom?
HDL ajuda a manter o sistema cardiovascular saudável. Na verdade, ajuda na remoção de LDL das artérias.
Ele carrega o colesterol ruim de volta para o fígado, onde é decomposto e eliminado do corpo.
Também foi demonstrado que altos níveis de HDL protegem contra derrame e ataque cardíaco, enquanto o HDL baixo aumenta esses riscos.
De acordo com o National Institutes of Health (NIH), os níveis de HDL de 60 mg / dL e superiores são considerados protetores, enquanto aqueles abaixo de 40 mg / dL são um fator de risco para doenças cardíacas.
Metas de colesterol total
Depois de verificar o colesterol, você receberá medições do HDL e do LDL, mas também do colesterol total e triglicerídeos.
Um nível ideal de colesterol total é inferior a 200 mg / dL. Qualquer coisa entre 200 e 239 mg / dL é limítrofe e qualquer coisa acima de 240 mg / dL é alta.
Os triglicerídeos são outro tipo de gordura no sangue. Como o colesterol, muito é uma coisa ruim. Mas os especialistas ainda não estão claros sobre as especificações dessas gorduras.
Os triglicerídeos altos geralmente acompanham o colesterol alto e estão associados a um risco aumentado de doenças cardíacas. Mas não está claro se triglicerídeos elevados são um fator de risco.
Os médicos geralmente avaliam a importância da contagem de triglicerídeos em comparação com outras medidas, como obesidade, níveis de colesterol e muito mais.
Manter esses números sob controle
Existem várias coisas que influenciam seus números de colesterol - algumas das quais você tem controle. Embora a hereditariedade possa desempenhar um papel, também o fazem a dieta, o peso e os exercícios.
Comer alimentos com baixo teor de colesterol e gorduras saturadas, praticar exercícios regularmente e controlar o peso estão associados a níveis mais baixos de colesterol e a riscos de doenças cardiovasculares.