Por que meu cabelo está caindo?
Contente
- Visão geral
- Alterações hormonais
- Distúrbios da tireóide
- Estresse
- Medicamentos
- Deficiências nutricionais
- Lúpus
- Outras condições médicas
- O takeaway
Visão geral
Encontrar cabelo em sua escova é normal: nós derramamos. Mas se uma pessoa começa a perder uma quantidade incomum de cabelo, pode ser motivo de preocupação.
Perder cabelo normalmente não tem muito efeito sobre sua aparência ou calor, pois sua cabeça tem muito mais para compensar a perda diária. Mas pode haver uma razão mais significativa para a sua perda de cabelo quando você começa a ver o couro cabeludo ou as carecas.
Quando você pensa em perda de cabelo, pode pensar em fatores genéticos, como a calvície masculina. Hormônios, problemas de tireóide e outras doenças também podem causar queda de cabelo.
Então, quais são essas várias causas e como você sabe se elas são as culpadas pelo excesso de derramamento?
Alterações hormonais
As mulheres podem perder cabelo após o parto ou durante a menopausa. Mulheres que têm desequilíbrios hormonais podem ter perda de cabelo.
Além da calvície genética masculina, os homens podem perder cabelo à medida que sua composição hormonal muda com a idade. A perda de cabelo é causada pela resposta dos folículos ao hormônio di-hidrotestosterona (DHT).
Distúrbios da tireóide
Talvez uma das causas mais comuns de perda de cabelo relacionadas ao hormônio seja um problema de tireóide. Tanto o hormônio tireoidiano em excesso (hipertireoidismo) quanto o pouco (hipotireoidismo) podem levar à perda de cabelo. Tratar o distúrbio da tireóide muitas vezes pode reverter a perda de cabelo.
Estresse
Estresse físico e psicológico pode causar perda de cabelo. Cirurgia, febre alta e perda de sangue podem causar estresse suficiente para resultar em derramamento excessivo. O parto pode resultar em perda de cabelo por vários meses após o parto.
Quanto ao estresse psicológico, o vínculo é menos bem definido. No entanto, muitas pessoas relataram perder cabelo em momentos de extremo estresse mental ou ansiedade. E a perda de cabelo por outros motivos ainda pode ser estressante.
As causas do estresse físico são frequentemente temporárias e a perda de cabelo diminui à medida que o corpo se recupera.
Você pode combater o estresse mental com mudanças no estilo de vida, como:
- exercício diário
- nutrição apropriada
- meditação e outras estratégias de gerenciamento do estresse
- removendo estressores conhecidos da sua vida
Medicamentos
Os produtos farmacêuticos podem vir com uma longa lista de efeitos colaterais, incluindo perda de cabelo. A quimioterapia é a causa mais conhecida, mas outras incluem:
- medicamentos para tireóide
- alguns contraceptivos orais
- bloqueadores beta
- anticonvulsivantes
- antidepressivos
- anticoagulantes
Esses medicamentos afetam as pessoas de maneira diferente e podem não causar perda de cabelo em todos. Saiba mais sobre os medicamentos que podem causar queda de cabelo.
Deficiências nutricionais
A deficiência de zinco e ferro é o elo nutricional mais comum à perda de cabelo. Mas algumas evidências indicam que a baixa ingestão das seguintes vitaminas e nutrientes também pode ser responsável:
- gorduras
- vitamina D
- vitamina b12
- vitamina C
- vitamina A
- cobre
- selênio
- biotina
Lúpus
O lúpus é uma doença auto-imune que pode causar queda de cabelo. Geralmente, a perda de cabelo é irregular e acompanhada de lesões no couro cabeludo.
Alguns medicamentos para lúpus também podem levar à perda de cabelo.
Outras condições médicas
Muitas outras condições médicas podem levar à calvície anormal, incluindo:
- insuficiência renal
- doença inflamatória intestinal (DII)
- doença hepática
- diabetes
Condições da pele como psoríase e dermatite podem ocorrer no couro cabeludo e interferir no crescimento do cabelo. Infecções como micose do couro cabeludo e foliculite também podem causar queda de cabelo.
A busca por causas e possíveis tratamentos por pessoas que sofrem de perda de cabelo é compreensível. A pesquisa vinculou a perda de cabelo à baixa auto-estima, problemas de imagem corporal e aumento da ansiedade. O Jornal da Academia Americana de Dermatologia recomenda avaliar a ansiedade e o estresse ao diagnosticar a perda de cabelo.
Muitas dessas causas não genéticas para queda de cabelo podem ser tratadas com sucesso, e a perda de cabelo é evitada e até revertida.
O takeaway
Converse com seu médico sobre suas preocupações e as possíveis causas de sua queda de cabelo. Eles podem recomendar um tratamento adequado para você.