Diabetes - cuidando de seus pés
A diabetes pode danificar os nervos e os vasos sanguíneos dos pés. Esse dano pode causar dormência e reduzir a sensação nos pés. Como resultado, é mais provável que seus pés se machuquem e podem não cicatrizar bem se forem machucados. Se tiver uma bolha, pode não notar e pode piorar. Mesmo pequenas feridas ou bolhas podem se tornar grandes problemas se a infecção se desenvolver ou se não cicatrizarem. Pode ocorrer uma úlcera no pé diabético. As úlceras nos pés são um motivo comum de internação hospitalar para pessoas com diabetes. Cuidar bem dos pés pode ajudar a prevenir úlceras nos pés diabéticos. Úlceras nos pés não tratadas são o motivo mais comum de amputações de dedos, pés e pernas em pessoas com diabetes.
Siga as instruções do seu médico sobre como cuidar dos seus pés. Use as informações abaixo como um lembrete.
Verifique seus pés todos os dias. Inspecione as pontas, as laterais, as solas dos pés, os calcanhares e entre os dedos dos pés. Olhe para:
- Pele seca e rachada
- Bolhas ou feridas
- Hematomas ou cortes
- Vermelhidão, calor ou sensibilidade (muitas vezes ausentes devido a danos nos nervos)
- Pontos firmes ou duros
Se você não consegue ver bem, peça a outra pessoa para verificar seus pés.
Lave os pés todos os dias com água morna e sabão neutro. Sabonetes fortes podem danificar a pele.
- Verifique a temperatura da água com a mão ou cotovelo primeiro.
- Seque suavemente os pés, especialmente entre os dedos.
- Use loção, vaselina, lanolina ou óleo na pele seca. Não coloque loção, óleo ou creme entre os dedos dos pés.
Peça ao seu provedor para mostrar a você como cortar as unhas dos pés.
- Mergulhe os pés em água morna para amolecer as unhas antes de aparar.
- Corte as unhas retas. As unhas curvas têm maior probabilidade de ficar encravadas.
- Certifique-se de que a ponta de cada unha não pressione a pele do dedo do pé seguinte.
Não tente cortar as unhas dos pés muito grossas sozinho. O seu pedicuro (podólogo) pode cortar as unhas dos pés se você não conseguir. Se as unhas dos pés estiverem grossas e descoloridas (infecção fúngica), não apare você mesmo as unhas. Se sua visão estiver ruim ou você tiver diminuído a sensibilidade em seus pés, você deve consultar um podólogo para aparar as unhas dos pés para evitar possíveis lesões.
A maioria das pessoas com diabetes deve ter calosidades ou calosidades tratadas por um especialista em pés. Se o seu médico lhe deu permissão para tratar calos ou calosidades por conta própria:
- Use delicadamente uma pedra-pomes para remover calosidades e calosidades após um banho de chuveiro ou banho, quando sua pele estiver macia.
- Não use compressas medicinais nem tente fazer a barba ou cortar calosidades e calosidades em casa.
Se você fuma, pare. Fumar diminui o fluxo sanguíneo para os pés. Fale com o seu provedor ou enfermeira se precisar de ajuda para parar.
Não use compressas térmicas ou bolsas de água quente nos pés. Não ande descalço, especialmente em calçadas quentes, ladrilhos quentes ou praias de areia quente. Isso pode causar queimaduras graves em pessoas com diabetes porque a pele não responde normalmente ao calor.
Tire os sapatos e as meias durante as visitas ao seu provedor para que eles possam verificar seus pés.
Use sapatos o tempo todo para proteger os pés de lesões. Antes de calçá-los, sempre verifique se há pedras, pregos ou áreas ásperas na parte interna dos sapatos que possam machucar os pés.
Use sapatos que sejam confortáveis e que caibam bem na hora de comprá-los. Nunca compre sapatos apertados, nem mesmo se você achar que eles vão esticar ao usá-los. Você pode não sentir a pressão de sapatos que não caem bem. Bolhas e feridas podem aparecer quando seu pé pressiona o sapato.
Pergunte ao seu provedor sobre sapatos especiais que podem dar mais espaço aos seus pés. Quando você comprar sapatos novos, coloque-os lentamente. Use-os 1 ou 2 horas por dia durante as primeiras 1 ou 2 semanas.
Mude seus sapatos usados após 5 horas durante o dia para alterar os pontos de pressão em seus pés. Não use sandálias flip-flop ou meias com costuras. Ambos podem causar pontos de pressão.
Para proteger seus pés, use meias limpas e secas ou meia-calça que não amarre todos os dias. Buracos em meias ou meias podem exercer pressão prejudicial sobre os dedos dos pés.
Você pode querer meias especiais com acolchoamento extra. As meias que afastam a umidade dos pés os manterão mais secos. No tempo frio, use meias quentes e não fique muito tempo fora no frio. Use meias limpas e secas para dormir se seus pés estiverem frios.
Ligue para o seu provedor da maneira certa sobre qualquer problema nos pés que você tiver. Não tente tratar esses problemas sozinho. Ligue para o seu provedor se você tiver alguma das seguintes alterações em qualquer parte do seu pé:
- Vermelhidão, aumento do calor ou inchaço
- Feridas ou rachaduras
- Sensação de formigamento ou queimação
- Dor
Diabetes - cuidados com os pés - autocuidado; Úlcera do pé diabético - cuidados com os pés; Neuropatia diabética - cuidados com os pés
- Sapatos de encaixe adequado
- Cuidados com os pés diabéticos
American Diabetes Association. 11. Complicações microvasculares e cuidados com os pés: padrões de cuidados médicos em diabetes-2020. Diabetes Care. 2020; 43 (Suplemento 1): S135-S151. PMID: 31862754 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31862754/.
Brownlee M, Aiello LP, Sun JK, et al. Complicações do diabetes mellitus. In: Melmed S, Auchus RJ, Goldfine AB, Koenig RJ, Rosen CJ, eds. Williams Textbook of Endocrinology. 14ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 37.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Diabetes e seus pés. www.cdc.gov/diabetes/library/features/healthy-feet.html. Atualizado em 4 de dezembro de 2019. Acessado em 10 de julho de 2020.
- Diabetes
- Pressão alta - adultos
- Diabetes tipo 1
- Diabetes tipo 2
- Inibidores da ECA
- Diabetes e exercícios
- Tratamento oftalmológico para diabetes
- Diabetes - úlceras nos pés
- Diabetes - manter-se ativo
- Diabetes - prevenção de ataque cardíaco e derrame
- Testes e exames de diabetes
- Diabetes - quando você está doente
- Baixo nível de açúcar no sangue - autocuidado
- Gerenciando seu açúcar no sangue
- Diabetes tipo 2 - o que perguntar ao seu médico
- Pé diabético