Ser ativo quando você tem uma doença cardíaca
![Google tables for business - free CRM system | business automation in Google tables](https://i.ytimg.com/vi/ZSdTFoLyFbY/hqdefault.jpg)
É importante praticar exercícios regularmente quando você tem uma doença cardíaca. A atividade física pode fortalecer o músculo cardíaco e ajudá-lo a controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol.
É importante praticar exercícios regularmente quando você tem uma doença cardíaca.
O exercício pode tornar o músculo cardíaco mais forte. Também pode ajudá-lo a ser mais ativo sem dor no peito ou outros sintomas.
Os exercícios podem ajudar a reduzir a pressão arterial e o colesterol. Se você tem diabetes, pode ajudá-lo a controlar o açúcar no sangue.
O exercício regular pode ajudá-lo a perder peso. Você também se sentirá melhor.
Os exercícios também ajudam a manter os ossos fortes.
Sempre converse com seu médico antes de iniciar um programa de exercícios. Você precisa ter certeza de que o exercício que gostaria de fazer é seguro para você. Isso é particularmente importante se:
- Recentemente, você teve um ataque cardíaco.
- Você tem sentido dor ou pressão no peito, ou falta de ar.
- Você tem diabetes.
- Recentemente, você passou por um procedimento cardíaco ou cirurgia cardíaca.
Seu provedor dirá qual exercício é melhor para você. Converse com seu provedor antes de iniciar um novo programa de exercícios. Também pergunte se está tudo bem antes de fazer uma atividade mais difícil.
A atividade aeróbica usa o coração e os pulmões por um longo período. Também ajuda o coração a usar melhor o oxigênio e melhora o fluxo sanguíneo. Você quer fazer seu coração trabalhar um pouco mais forte a cada vez, mas não muito.
Comece devagar. Escolha uma atividade aeróbica, como caminhar, nadar, correr ou andar de bicicleta. Faça isso pelo menos 3 a 4 vezes por semana.
Sempre faça 5 minutos de alongamento ou movimento para aquecer os músculos e o coração antes de se exercitar. Dê um tempo para esfriar após o exercício. Faça a mesma atividade, mas em um ritmo mais lento.
Faça períodos de descanso antes de ficar muito cansado. Se você se sentir cansado ou tiver algum sintoma cardíaco, pare. Use roupas confortáveis para o exercício que estiver fazendo.
Durante o tempo quente, faça exercícios pela manhã ou à noite. Tenha cuidado para não usar muitas camadas de roupas. Você também pode ir a um shopping center coberto para caminhar.
Quando estiver frio, cubra o nariz e a boca ao fazer exercícios ao ar livre. Vá a um shopping center coberto se estiver muito frio ou neve para se exercitar ao ar livre. Pergunte ao seu provedor se você pode se exercitar quando está abaixo de zero.
O treinamento com pesos de resistência pode melhorar sua força e ajudar seus músculos a trabalharem juntos melhor. Isso pode facilitar as atividades diárias. Esses exercícios são bons para você. Mas tenha em mente que eles não ajudam seu coração como os exercícios aeróbicos.
Verifique primeiro sua rotina de treinamento de peso com seu provedor. Vá com calma e não se esforce demais. É melhor praticar exercícios leves quando você tem uma doença cardíaca do que se exercitar muito.
Você pode precisar do conselho de um fisioterapeuta ou treinador. Eles podem mostrar como fazer os exercícios da maneira certa. Certifique-se de respirar regularmente e alternar entre o trabalho do corpo superior e inferior. Descanse frequentemente.
Você pode ser elegível para um programa formal de reabilitação cardíaca. Pergunte ao seu provedor se você pode ter uma referência.
Se o exercício colocar muito esforço em seu coração, você pode sentir dor e outros sintomas, como:
- Tontura ou vertigem
- Dor no peito
- Batimento cardíaco ou pulso irregular
- Falta de ar
- Náusea
É importante que você preste atenção a esses sinais de alerta. Pare o que você está fazendo. Descanso.
Saiba como tratar os sintomas do coração, caso eles ocorram.
Sempre carregue algumas pílulas de nitroglicerina com você se seu provedor as tiver prescrito.
Se você tiver sintomas, escreva o que estava fazendo e a hora do dia. Compartilhe isso com seu provedor. Se esses sintomas forem muito graves ou não desaparecerem quando você interromper a atividade, informe o seu provedor imediatamente. Seu provedor pode aconselhá-lo sobre exercícios nas suas consultas médicas regulares.
Conheça a sua pulsação em repouso.Conheça também uma taxa de pulso segura para exercícios. Experimente medir o pulso durante o exercício. Dessa forma, você pode ver se seu coração está batendo em uma taxa de exercício segura. Se estiver muito alto, diminua a velocidade. Em seguida, faça-o novamente após o exercício para ver se ele volta ao normal em cerca de 10 minutos.
Você pode medir o pulso na área do pulso, abaixo da base do polegar. Use o indicador e o terceiro dedo da mão oposta para localizar o pulso e contar o número de batidas por minuto.
Beba muita água. Faça pausas frequentes durante o exercício ou outras atividades extenuantes.
Ligue se você sentir:
- Dor, pressão, aperto ou peso no peito, braço, pescoço ou mandíbula
- Falta de ar
- Dores de gases ou indigestão
- Dormência em seus braços
- Suado ou se você perder a cor
- Tonto
Alterações na angina podem significar que sua doença cardíaca está piorando. Ligue para o seu provedor se sua angina:
- Fica mais forte
- Ocorre com mais frequência
- Dura mais
- Ocorre quando você não está ativo ou quando está descansando
- Não melhora quando você toma seu remédio
Ligue também se não conseguir se exercitar tanto quanto está acostumado.
Doença cardíaca - atividade; CAD - atividade; Doença da artéria coronária - atividade; Angina - atividade
Ser ativo após um ataque cardíaco
Fihn SD, Blankenship JC, Alexander KP, et al. 2014 ACC / AHA / AATS / PCNA / SCAI / STS atualização das diretrizes para o diagnóstico e tratamento de pacientes com doença cardíaca isquêmica estável: um relatório do American College of Cardiology / American Heart Association Task Force on Practice Guidelines, e o Associação Americana de Cirurgia Torácica, Associação de Enfermeiros Cardiovasculares Preventivos, Sociedade de Angiografia e Intervenções Cardiovasculares e Sociedade de Cirurgiões Torácicos. Circulação. 2014; 130: 1749-1767. PMID: 25070666 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25070666/.
Amanhã DA, de Lemos JA. Doença isquêmica do coração estável. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 61.
Ridker PM, Libby P, Buring JE. Marcadores de risco e prevenção primária da doença coronariana. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 45.
Thompson PD, Ades PA. Reabilitação cardíaca abrangente baseada em exercícios. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 54.
- Angina
- Cirurgia de ponte de safena
- Cirurgia de ponte de safena - minimamente invasiva
- Insuficiência cardíaca
- Níveis elevados de colesterol no sangue
- Golpe
- Inibidores da ECA
- Angina - corrimento
- Angina - o que perguntar ao seu médico
- Angina - quando você tem dor no peito
- Angioplastia e stent - coração - descarga
- Drogas antiplaquetárias - inibidores P2Y12
- Aspirina e doenças cardíacas
- Manteiga, margarina e óleos de cozinha
- Cateterismo cardíaco - alta
- Colesterol e estilo de vida
- Colesterol - o que perguntar ao seu médico
- Controlando sua pressão alta
- Gorduras dietéticas explicadas
- Dicas de fast food
- Ataque cardíaco - descarga
- Cirurgia de ponte de safena - alta
- Cirurgia de ponte de safena - minimamente invasiva - descarga
- Doença cardíaca - fatores de risco
- Insuficiência cardíaca - descarga
- Pressão alta - o que perguntar ao seu médico
- Como ler rótulos de alimentos
- dieta mediterrânea
- Doenças cardíacas
- Como baixar o colesterol