Blastomicose
A blastomicose é uma infecção causada pela respiração do Blastomyces dermatitidis fungo. O fungo é encontrado em madeira e solo em decomposição.
Você pode pegar blastomicose por contato com solo úmido, mais comumente onde há madeira e folhas apodrecendo. O fungo entra no corpo através dos pulmões, onde começa a infecção. O fungo pode então se espalhar para outras partes do corpo. A doença pode afetar a pele, os ossos, as articulações e outras áreas.
A blastomicose é rara. É encontrado no centro e sudeste dos Estados Unidos e no Canadá, Índia, Israel, Arábia Saudita e África.
O principal fator de risco para a doença é o contato com solo infectado. Afeta mais frequentemente pessoas com sistema imunológico enfraquecido, como pessoas com HIV / AIDS ou que fizeram um transplante de órgão, mas também pode infectar pessoas saudáveis. Os homens são mais propensos a serem afetados do que as mulheres.
A infecção pulmonar pode não causar sintomas. Os sintomas podem ser vistos se a infecção se espalhar. Os sintomas podem incluir:
- Dor nas articulações
- Dor no peito
- Tosse (pode produzir muco marrom ou com sangue)
- Fadiga
- Febre e suores noturnos
- Desconforto geral, mal-estar ou mal-estar geral (mal-estar)
- Dor muscular
- Perda de peso não intencional
A maioria das pessoas desenvolve sintomas cutâneos quando a infecção se espalha. Você pode ter pápulas, pústulas ou nódulos em áreas expostas do corpo.
As pústulas:
- Podem parecer verrugas ou úlceras
- Geralmente são indolores
- Varia na cor do cinza ao violeta
- Pode aparecer no nariz e boca
- Sangrar facilmente e formar úlceras
O médico fará um exame físico. Você será questionado sobre seu histórico médico e sintomas.
Se o provedor suspeitar que você tem uma infecção fúngica, o diagnóstico pode ser confirmado por estes testes:
- Tomografia computadorizada de tórax
- Raio-x do tórax
- Biópsia de pele
- Cultura e exame de escarro
- Detecção de antígeno urinário
- Biópsia de tecido e cultura
- Cultura de urina
Pode não ser necessário tomar remédios para uma infecção leve por blastomicose que permanece nos pulmões. O provedor pode recomendar os seguintes medicamentos antifúngicos quando a doença for grave ou se espalhar para fora dos pulmões.
- Fluconazol
- Itraconazol
- Cetoconazol
A anfotericina B pode ser usada para infecções graves.
Acompanhe regularmente o seu provedor para se certificar de que a infecção não retorne.
Pessoas com pequenas feridas na pele (lesões) e infecções pulmonares leves geralmente se recuperam completamente. A infecção pode levar à morte se não for tratada.
As complicações da blastomicose podem incluir:
- Grandes feridas com pus (abcessos)
- Feridas na pele podem causar cicatrizes e perda da cor da pele (pigmento)
- Retorno da infecção (recidiva ou recorrência da doença)
- Efeitos colaterais de drogas como a anfotericina B
Ligue para o seu médico se tiver sintomas de blastomicose.
Evitar viajar para áreas onde a infecção é conhecida pode ajudar a prevenir a exposição ao fungo, mas nem sempre é possível.
Blastomicose norte-americana; Doença de Gilchrist
- Amputação de perna - descarga
- Fungo
- Biópsia de tecido pulmonar
- Osteomielite
Elewski BE, Hughey LC, Hunt KM, Hay RJ. Doenças fúngicas. In: Bolognia JL, Schaffer JV, Cerroni L, eds. Dermatologia. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 77.
Gauthier GM, Klein BS. Blastomicose. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e Prática de Doenças Infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 264.
Kauffman CA, Galagiani JN, Thompson GR. Micoses endêmicas. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 316.