Mesotelioma maligno
![EL MESOTELIOMA, Causas, signos y síntomas, diagnóstico y tratamiento](https://i.ytimg.com/vi/nyytFOAXKD8/hqdefault.jpg)
O mesotelioma maligno é um tumor cancerígeno incomum. Afeta principalmente o revestimento do pulmão e da cavidade torácica (pleura) ou do abdome (peritônio). É devido à exposição a longo prazo ao amianto.
A exposição a longo prazo ao amianto é o maior fator de risco. O amianto é um material resistente ao fogo. Antigamente, era comumente encontrado em isolamento, vinis de teto e telhados, cimento e freios de automóveis. Embora muitos trabalhadores do amianto fumassem, os especialistas não acreditam que fumar seja a causa dessa condição.
Os homens são afetados com mais freqüência do que as mulheres. A idade média no diagnóstico é de 60 anos. A maioria das pessoas parece desenvolver a doença cerca de 30 anos depois de entrar em contato com o amianto.
Os sintomas podem não aparecer até 20 a 40 anos ou mais após a exposição ao amianto e podem incluir:
- Inchaço abdominal
- Dor abdominal
- Dor no peito, especialmente ao respirar fundo
- Tosse
- Fadiga
- Falta de ar
- Perda de peso
- Febre e suor
O médico fará um exame e perguntará à pessoa sobre seus sintomas e histórico médico. Os testes que podem ser feitos incluem:
- Raio-x do tórax
- Tomografia computadorizada de tórax
- Citologia do líquido pleural
- Biópsia pulmonar aberta
- Biópsia pleural
O mesotelioma costuma ser difícil de diagnosticar. Sob o microscópio, pode ser difícil distinguir esta doença de doenças e tumores semelhantes.
O mesotelioma maligno é um câncer difícil de tratar.
Geralmente não há cura, a menos que a doença seja descoberta muito cedo e o tumor possa ser completamente removido com cirurgia. Na maioria das vezes, quando a doença é diagnosticada, ela está muito avançada para a cirurgia. Quimioterapia ou radiação podem ser usadas para reduzir os sintomas. A combinação de certos medicamentos quimioterápicos pode ajudar a diminuir os sintomas, mas não cura o câncer.
Sem tratamento, a maioria das pessoas sobrevive cerca de 9 meses.
Participar de um ensaio clínico (teste de novos tratamentos) pode dar à pessoa mais opções de tratamento.
O alívio da dor, oxigênio e outros tratamentos de suporte também podem ajudar a aliviar os sintomas.
Você pode aliviar o estresse da doença juntando-se a um grupo de apoio onde os membros compartilham experiências e problemas comuns.
O tempo médio de sobrevivência varia de 4 a 18 meses. O Outlook depende de:
- O estágio do tumor
- A idade da pessoa e saúde geral
- Se a cirurgia é uma opção
- A resposta da pessoa ao tratamento
Você e sua família podem querer começar a pensar sobre o planejamento do fim da vida, como:
- Cuidado paliativo
- Cuidados paliativos
- Diretivas de cuidado antecipado
- Agentes de saúde
As complicações do mesotelioma maligno podem incluir:
- Efeitos colaterais da quimioterapia ou radiação
- Propagação contínua do câncer para outros órgãos
Marque uma consulta com seu provedor se tiver sintomas de mesotelioma maligno.
Evite a exposição ao amianto.
Mesotelioma - maligno; Mesotelioma maligno da pleura (MPM)
Sistema respiratório
Baas P, Hassan R, Nowak AK, Arroz D. Mesotelioma maligno. In: Passe HI, Ball D, Scagliotti GV, eds. IASLC Thoracic Oncology. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 53.
Broaddus VC, Robinson BWS. Tumores pleurais. Em: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Livro de Murray e Nadel de Medicina Respiratória. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 82.
Site do National Cancer Institute. Tratamento do mesotelioma maligno (adulto) (PDQ) - versão para profissionais de saúde. www.cancer.gov/types/mesothelioma/hp/mesothelioma-treatment-pdq. Atualizado em 8 de novembro de 2019. Acessado em 20 de julho de 2020.