Reparo de aneurisma cerebral - descarga
Você tinha um aneurisma cerebral. Um aneurisma é uma área fraca na parede de um vaso sanguíneo que se projeta ou forma um balão. Uma vez que atinge um determinado tamanho, ele tem uma grande chance de estourar. Ele pode vazar sangue ao longo da superfície do cérebro. Isso também é chamado de hemorragia subaracnóide. Às vezes, pode ocorrer sangramento dentro do cérebro.
Você fez uma cirurgia para evitar que o aneurisma sangrasse ou para tratá-lo depois que ele sangrou. Depois de ir para casa, siga as instruções do seu médico sobre como cuidar de si mesmo. Use as informações abaixo como um lembrete.
Você provavelmente fez um dos dois tipos de cirurgia:
- Craniotomia aberta, durante a qual o médico faz uma abertura em seu crânio para colocar um clipe no colo do aneurisma.
- Reparo endovascular, durante o qual o médico faz cirurgias em áreas do corpo por meio de um vaso sanguíneo.
Se você teve sangramento antes, durante ou após a cirurgia, você pode ter alguns problemas de curto ou longo prazo. Estes podem ser leves ou graves. Para muitas pessoas, esses problemas melhoram com o tempo.
Se você fez qualquer tipo de cirurgia, você pode:
- Sinta-se triste, com raiva ou muito nervoso. Isto é normal.
- Teve uma convulsão e tomarei remédio para prevenir outra.
- Têm dores de cabeça que podem continuar por um tempo. Isso é comum.
O que esperar após a craniotomia e colocação de um clipe:
- A recuperação total levará de 3 a 6 semanas. Se você teve sangramento do aneurisma, isso pode levar mais tempo. Você pode se sentir cansado por até 12 semanas ou mais.
- Se você teve um derrame ou lesão cerebral por causa do sangramento, pode ter problemas permanentes, como dificuldade para falar ou pensar, fraqueza muscular ou dormência.
- Problemas de memória são comuns, mas podem melhorar.
- Você pode se sentir tonto ou confuso, ou sua fala pode não ser normal após a cirurgia. Se você não teve nenhum sangramento, esses problemas devem melhorar.
O que esperar após o reparo endovascular:
- Você pode sentir dor na região da virilha.
- Você pode ter alguns hematomas ao redor e abaixo da incisão.
Você pode começar as atividades diárias, como dirigir um carro, em 1 ou 2 semanas, se não tiver sangramento. Pergunte ao seu provedor quais atividades diárias são seguras para você fazer.
Faça planos para ter ajuda em casa enquanto você se recupera.
Siga um estilo de vida saudável, como:
- Se você tem pressão alta, mantenha-a sob controle. Certifique-se de tomar os medicamentos que seu provedor prescreveu para você.
- Não fume.
- Pergunte ao seu provedor se você pode beber álcool.
- Pergunte ao seu provedor quando pode iniciar a atividade sexual.
Tome seu remédio para convulsões, se algum foi prescrito para você. Você pode ser encaminhado a um fonoaudiólogo ou terapeuta ocupacional para ajudá-lo a se recuperar de qualquer dano cerebral.
Se o médico colocar um cateter na virilha (cirurgia endovascular), não há problema em caminhar distâncias curtas em uma superfície plana. Limite de subir e descer escadas a cerca de 2 vezes por dia durante 2 a 3 dias. Não faça jardinagem, dirija ou pratique esportes até que seu médico diga que está tudo bem.
Seu provedor lhe dirá quando seu curativo deve ser trocado. Não tome banho ou nade por 1 semana.
Se você tiver uma pequena quantidade de sangramento da incisão, deite-se e coloque pressão no local do sangramento por 30 minutos.
Certifique-se de entender todas as instruções sobre como tomar medicamentos como anticoagulantes, aspirina ou AINEs, como ibuprofeno e naproxeno.
Certifique-se de fazer o acompanhamento com o consultório do seu cirurgião dentro de 2 semanas após receber alta do hospital.
Pergunte ao seu cirurgião se você precisa de acompanhamento e exames de longo prazo, incluindo tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas ou angiogramas de sua cabeça.
Se você colocou uma derivação do líquido cefalorraquidiano (LCR), precisará de acompanhamentos regulares para ter certeza de que funciona bem.
Ligue para seu cirurgião se você tiver:
- Uma forte dor de cabeça ou uma dor de cabeça que piora e você sente tonturas
- Pescoço rígido
- Nausea e vomito
- Dor nos olhos
- Problemas com sua visão (de cegueira a problemas de visão periférica e visão dupla)
- Problemas de fala
- Problemas de pensamento ou compreensão
- Problemas para perceber coisas ao seu redor
- Mudanças no seu comportamento
- Sinta-se fraco ou perca a consciência
- Perda de equilíbrio ou coordenação ou perda de uso muscular
- Fraqueza ou dormência em um braço, perna ou rosto
Além disso, chame seu cirurgião se você tiver:
- Sangramento no local da incisão que não desaparece depois de aplicar pressão
- Um braço ou perna que muda de cor, fica frio ao toque ou fica dormente
- Vermelhidão, dor ou secreção amarela ou verde dentro ou ao redor do local da incisão
- Febre superior a 101 ° F (38,3 ° C) ou calafrios
Reparo de aneurisma - cerebral - descarga; Reparo de aneurisma cerebral - descarga; Enrolamento - descarga; Reparo do aneurisma sacular - alta; Reparo de aneurisma de Berry - descarga; Reparo de aneurisma fusiforme - alta; Reparo de aneurisma dissecante - descarga; Reparo de aneurisma endovascular - alta; Clip de aneurisma - descarga
Bowles E. Aneurisma cerebral e hemorragia subaracnóide aneurismática. Nurs Stand. 2014; 28 (34): 52-59. PMID: 24749614 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24749614/.
Connolly ES Jr, Rabinstein AA, Carhuapoma JR, et al. Diretrizes para o tratamento da hemorragia subaracnóidea aneurismática: uma diretriz para profissionais de saúde da American Heart Association / American Stroke Association. Golpe. 2012; 43 (6): 1711-1737. PMID: 22556195 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22556195/.
Site Endovascular Today. Reade De Leacy, MD, FRANZCR; Gal Yaniv, MD, PhD; e Kambiz Nael, MD. Acompanhamento do aneurisma cerebral: como os padrões mudaram e por quê. Uma perspectiva sobre a frequência de acompanhamento ideal e tipo de modalidade de imagem para aneurismas cerebrais tratados. Fevereiro de 2019. evtoday.com/articles/2019-feb/cerebral-aneurysm-follow-up-how-standards-have-changed-and-why. Acessado em 6 de outubro de 2020.
Szeder V, Tateshima S, Duckwiler GR. Aneurismas intracranianos e hemorragia subaracnóide. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Neurologia de Bradley na Prática Clínica. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 67.
- Aneurisma no cérebro
- Reparo de aneurisma cerebral
- Cirurgia cerebral
- Recuperando após acidente vascular cerebral
- Convulsões
- Golpe
- Dicas para parar de fumar
- Cirurgia no cérebro - alta
- Comunicando-se com alguém com afasia
- Aneurisma cerebral