Cárie dentária
Contente
- Resumo
- O que é cárie dentária?
- O que causa a cárie dentária?
- Quem corre risco de cárie dentária?
- Quais são os sintomas de cáries e cáries?
- Como as cáries e cáries são diagnosticadas?
- Quais são os tratamentos para cáries e cáries?
- A cárie dentária pode ser prevenida?
Resumo
O que é cárie dentária?
A cárie dentária é um dano à superfície do dente, ou esmalte. Acontece quando as bactérias em sua boca produzem ácidos que atacam o esmalte. A cárie dentária pode causar cáries (cáries dentárias), que são orifícios nos dentes. Se a cárie dentária não for tratada, pode causar dor, infecção e até mesmo a perda do dente.
O que causa a cárie dentária?
Nossas bocas estão cheias de bactérias. Algumas bactérias são úteis. Mas alguns podem ser prejudiciais, incluindo aqueles que desempenham um papel na cárie dentária. Essas bactérias se combinam com os alimentos para formar um filme macio e pegajoso chamado placa. As bactérias da placa usam o açúcar e o amido dos alimentos e bebidas que você ingere para produzir ácidos. Os ácidos começam a corroer os minerais do esmalte. Com o tempo, a placa pode se transformar em tártaro. Além de danificar os dentes, a placa bacteriana e o tártaro também podem irritar as gengivas e causar doenças gengivais.
Você obtém flúor de pasta de dente, água e outras fontes. Este flúor, junto com a sálvia, ajuda o esmalte a se reparar, substituindo os minerais. Seus dentes passam por esse processo natural de perder e recuperar minerais durante todo o dia. Mas se você não cuidar dos dentes e / ou comer e beber muitas coisas açucaradas ou com amido, seu esmalte continuará perdendo minerais. Isso leva à cárie dentária.
Uma mancha branca pode aparecer onde os minerais foram perdidos. Este é um sinal precoce de cárie dentária. Você pode ser capaz de parar ou reverter a decadência neste ponto. Seu esmalte ainda pode se reparar, se você cuidar melhor de seus dentes e limitar alimentos e bebidas açucarados / amiláceos.
Mas se o processo de cárie dentária continuar, mais minerais serão perdidos. Com o tempo, o esmalte enfraquece e se destrói, formando uma cavidade. Uma cárie é um buraco no dente. É um dano permanente que o dentista deve reparar com uma obturação.
Quem corre risco de cárie dentária?
Os principais fatores de risco para cárie dentária são não cuidar dos dentes e ingerir muitos alimentos e bebidas açucarados ou ricos em amido.
Algumas pessoas têm maior risco de cárie dentária, incluindo pessoas que
- Não tem saliva suficiente, por causa de medicamentos, certas doenças ou alguns tratamentos de câncer
- Não receba flúor suficiente
- São muito jovens. Bebês e crianças pequenas que bebem em mamadeira correm risco, especialmente se receberem suco ou mamadeira na hora de dormir. Isso expõe seus dentes a açúcares por longos períodos de tempo.
- São mais velhos. Muitos adultos mais velhos apresentam retração gengival e mais desgaste nos dentes. Isso aumenta o risco de cárie nas superfícies radiculares expostas dos dentes.
Quais são os sintomas de cáries e cáries?
No início da cárie dentária, você geralmente não tem sintomas. À medida que a cárie dentária piora, pode causar
- Uma dor de dente (dor de dente)
- Sensibilidade dos dentes a doces, quentes ou frios
- Manchas brancas ou marrons na superfície de um dente
- Uma cavidade
- Uma infecção que pode causar a formação de um abscesso (bolsa de pus). O abscesso pode causar dor, edema facial e febre.
Como as cáries e cáries são diagnosticadas?
Os dentistas geralmente encontram cáries e cáries ao olhar para os dentes e sondá-los com instrumentos dentários. Seu dentista também perguntará se você tem algum sintoma. Às vezes, você pode precisar de um raio-x odontológico.
Quais são os tratamentos para cáries e cáries?
Existem vários tratamentos para cáries e cáries. O tratamento que você recebe depende da gravidade do problema:
- Tratamentos com flúor. Se você tiver cáries precoces, um tratamento com flúor pode ajudar o esmalte a se reparar.
- Recheios. Se você tiver uma cárie típica, o dentista removerá o tecido dentário cariado e restaurará o dente preenchendo-o com um material obturador.
- Canal radicular. Se o dano ao dente e / ou uma infecção se espalhar para a polpa (dentro do dente), pode ser necessário fazer um tratamento de canal. Seu dentista removerá a polpa deteriorada e limpará dentro do dente e da raiz. O próximo passo é preencher o dente com uma obturação temporária. Em seguida, você precisará voltar para obter uma obturação permanente ou uma coroa (uma cobertura no dente).
- Extração (puxando o dente). Nos casos mais graves, quando o dano à polpa não pode ser corrigido, o dentista pode arrancar o dente. Seu dentista irá sugerir que você obtenha uma ponte ou implante para substituir o dente perdido. Caso contrário, os dentes próximos à lacuna podem se mover e alterar sua mordida.
A cárie dentária pode ser prevenida?
Existem etapas que você pode seguir para prevenir a cárie dentária:
- Certifique-se de obter flúor suficiente até
- Escovar com um creme dental com flúor
- Beber água da torneira com flúor. A maioria das águas engarrafadas não contém flúor.
- Usando enxágue bucal com flúor
- Pratique uma boa saúde bucal escovando os dentes duas vezes por dia com um creme dental com flúor e usando fio dental regularmente
- Faça escolhas inteligentes de alimentos, limitando os alimentos e bebidas que são ricos em açúcares e amidos. Faça refeições nutritivas e balanceadas e limite os lanches.
- Não use produtos derivados do tabaco, incluindo tabaco sem fumaça. Se você usa tabaco atualmente, considere parar.
- Consulte um dentista para check-ups regulares e limpezas profissionais
- Certifique-se de que seus filhos apliquem selantes nos dentes. Selantes dentais são revestimentos plásticos finos que protegem as superfícies de mastigação dos dentes posteriores. As crianças devem aplicar selantes nos dentes posteriores assim que entrarem, antes que a cárie possa atacar os dentes.
NIH: Instituto Nacional de Pesquisa Odontológica e Craniofacial