Autocateterismo - feminino
Você usará um cateter (tubo) para drenar a urina da bexiga. Você pode precisar de um cateter porque tem incontinência urinária (vazamento), retenção urinária (não conseguir urinar), cirurgia que tornou necessário um cateter ou outro problema de saúde.
A urina é drenada através do cateter para o banheiro ou um recipiente especial. Seu médico lhe mostrará como usar o cateter. Depois de alguma prática, ficará mais fácil.
Às vezes, familiares ou outras pessoas que você conheça, como um amigo que é enfermeiro ou assistente médico, podem ajudá-lo a usar o cateter.
Você receberá uma receita para o cateter certo para você. Geralmente, seu cateter pode ter cerca de 15 centímetros de comprimento, mas existem diferentes tipos e tamanhos. Você pode comprar cateteres em lojas de suprimentos médicos. Você também precisará de pequenos sacos plásticos e um gel, como gel K-Y ou Surgilube. NÃO use vaselina (vaselina). Seu provedor também pode enviar uma receita a uma empresa de vendas pelo correio para que seus cateteres e suprimentos sejam entregues diretamente em sua casa.
Pergunte com que frequência você deve esvaziar a bexiga com o cateter. Na maioria dos casos, você esvazia a bexiga a cada 4 a 6 horas, ou 4 a 6 vezes ao dia. Sempre esvazie a bexiga logo de manhã e logo antes de ir para a cama à noite. Pode ser necessário esvaziar a bexiga com mais frequência se você bebeu mais líquidos.
Você pode esvaziar a bexiga sentado no vaso sanitário. Seu provedor pode mostrar como fazer isso corretamente.
Siga estas etapas para inserir seu cateter:
- Lave bem as mãos com água e sabão.
- Reúna seus suprimentos: cateter (aberto e pronto para uso), lenço umedecido ou outro lenço de limpeza, lubrificante e um recipiente para coletar a urina, se você não planeja sentar-se no banheiro.
- Você pode usar luvas descartáveis limpas, se preferir não usar as mãos desprotegidas. As luvas não precisam ser esterilizadas, a menos que seu provedor diga isso.
- Com uma das mãos, puxe suavemente os lábios abertos e encontre a abertura urinária. Você pode usar um espelho para ajudá-lo no início. (Às vezes é útil sentar-se de costas no vaso sanitário com um espelho apoiado para ajudar a ver a área.)
- Com a outra mão, lave os lábios 3 vezes da frente para trás, para cima e para baixo no meio e em ambos os lados. Use um toalhete novo anti-séptico ou lenço umedecido todas as vezes. Ou você pode usar bolas de algodão com água e sabão neutro. Enxágüe bem e seque se usar água e sabão.
- Aplique o K-Y Jelly ou outro gel na ponta e na parte superior de 5 centímetros do cateter. (Alguns cateteres já vêm com gel).
- Enquanto continua a segurar os lábios vaginais com a primeira mão, use a outra mão para deslizar o cateter suavemente para dentro da uretra até que a urina comece a fluir. NÃO force o cateter. Recomece se não estiver indo bem. Tente relaxar e respirar profundamente. Um pequeno espelho pode ser útil.
- Deixe a urina fluir para o vaso sanitário ou recipiente.
- Quando a urina parar de fluir, remova lentamente o cateter. Aperte a extremidade fechada para evitar molhar.
- Limpe ao redor da sua abertura urinária e lábios novamente com um lenço, lenço umedecido ou bola de algodão.
- Se você estiver usando um recipiente para coletar a urina, esvazie-o no banheiro. Sempre feche a tampa do vaso sanitário antes de dar descarga para evitar que os germes se espalhem.
- Lave suas mãos com sabão e água.
A maioria das seguradoras paga para você usar um cateter esterilizado para cada uso. Alguns tipos de cateteres devem ser usados apenas uma vez, mas muitos cateteres podem ser reutilizados se forem limpos corretamente.
Se você estiver reutilizando seu cateter, deverá limpá-lo todos os dias. Sempre certifique-se de estar em um banheiro limpo. NÃO deixe o cateter tocar em nenhuma das superfícies do banheiro (como vaso sanitário, parede e chão).
Siga esses passos:
- Lave bem as mãos.
- Enxágue o cateter com uma solução de 1 parte de vinagre branco e 4 partes de água. Ou você pode mergulhar em água oxigenada por 30 minutos.Você também pode usar água morna e sabão. O cateter não precisa ser estéril, basta limpar.
- Enxágüe novamente com água fria.
- Pendure o cateter sobre uma toalha para secar.
- Quando estiver seco, armazene o cateter em um novo saco plástico.
Jogue fora o cateter quando ele ficar seco e quebradiço.
Quando estiver fora de casa, leve consigo um saco plástico separado para guardar os cateteres usados. Se possível, enxágue os cateteres antes de colocá-los na bolsa. Ao voltar para casa, siga as etapas acima para limpá-los completamente.
Ligue para seu médico se:
- Você está tendo problemas para inserir ou limpar o cateter.
- Você está perdendo urina entre o cateterismo.
- Você tem erupções na pele ou feridas.
- Você percebe um cheiro.
- Você tem dor na vagina ou na bexiga.
- Você tem sinais de infecção (sensação de queimação ao urinar, febre, fadiga ou calafrios).
Cateterismo intermitente limpo - feminino; CIC - feminino; Catterização auto-intermitente
- Cateterismo vesical - feminino
Davis JE, Silverman MA. Procedimentos urológicos. In: Roberts JR, Custalow CB, Thomsen TW, eds. Procedimentos clínicos de Roberts e Hedges em medicina de emergência e tratamento agudo. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 55.
Tailly T, Denstedt JD. Fundamentos da drenagem do trato urinário. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 6.
- Reparo da parede vaginal anterior
- Esfíncter urinário artificial
- Incontinência urinária de esforço
- Incontinência de urgência
- Incontinencia urinaria
- Incontinência urinária - implante injetável
- Incontinência urinária - suspensão retropúbica
- Incontinência urinária - fita vaginal sem tensão
- Incontinência urinária - procedimentos de tipoia uretral
- Exercícios de Kegel - autocuidado
- Esclerose múltipla - secreção
- AVC - descarga
- Cateteres urinários - o que perguntar ao seu médico
- Cirurgia de incontinência urinária - feminino - alta
- Incontinência urinária - o que perguntar ao seu médico
- Sacos de drenagem de urina
- Quando você tem incontinência urinária
- Depois da cirurgia
- Doenças da bexiga
- Lesões da medula espinhal
- Doenças uretrais
- Incontinencia urinaria
- Urina e urina