9 tipos de câncer de mama que todos devem saber
Contente
- O que é câncer de mama?
- Como você determina que tipo de câncer de mama alguém tem?
- Diferentes tipos de câncer de mama
- Revisão para
Provavelmente, você conhece alguém com câncer de mama: aproximadamente 1 em cada 8 mulheres americanas desenvolverá câncer de mama durante a vida. Mesmo assim, há uma boa chance de você não saber muito sobre todos os diferentes tipos de câncer de mama que uma pessoa pode ter. Sim, existem muitas variações desta doença e conhecê-las pode salvar a sua vida (ou a de outra pessoa).
O que é câncer de mama?
"O câncer de mama é um grande termo que abrange todos os cânceres de mama, mas existem vários tipos de câncer de mama e várias maneiras de categorizá-los", diz Janie Grumley, MD, oncologista cirúrgica de mama e diretora do Margie Petersen Breast Center em Providence Saint John's Center Santa Monica, CA.
Como você determina que tipo de câncer de mama alguém tem?
Os definidores importantes são se o câncer de mama é invasivo ou não (in situ significa que o câncer está contido nos dutos mamários e não pode se espalhar; invasivo tem o potencial de viajar para fora da mama; ou metastático, o que significa que as células cancerosas viajaram para outro locais no corpo); a origem do câncer, bem como o tipo de células que ele afeta (ductal, lobular, carcinoma ou metaplásico); e que tipo de receptores hormonais estão presentes (estrogênio; progesterona; receptor do fator de crescimento epidérmico humano 2 ou HER-2; ou triplo-negativo, que não possui nenhum dos receptores mencionados acima). Os receptores são o que sinaliza o crescimento das células da mama (cancerosas e saudáveis). Todos esses fatores influenciam o tipo de tratamento mais eficaz. Normalmente, o tipo de câncer de mama incluirá todas essas informações no nome. (Relacionado: fatos obrigatórios sobre o câncer de mama)
Nós sabemos - isso é muito para lembrar. E como existem tantas variáveis, existem muitos tipos diferentes de câncer de mama - uma vez que você começa a entrar nos subtipos, a lista aumenta para mais de uma dúzia. Alguns tipos de câncer de mama, entretanto, são mais comuns do que outros ou são superimportantes para determinar o risco geral de câncer; aqui está um resumo de nove que você definitivamente deve conhecer.
Diferentes tipos de câncer de mama
1. Carcinoma ductal invasivo
Quando a maioria das pessoas pensa em câncer de mama, é provável que seja um caso de carcinoma ductal invasivo. Este é o tipo mais comum de câncer de mama, compreendendo quase 70 a 80 por cento de todos os diagnósticos, e geralmente é detectado por exames de mamografia. Este tipo de câncer de mama é definido por células cancerosas anormais que começam nos dutos de leite, mas se espalham para outras partes do tecido mamário, às vezes outras partes do corpo. "Como a maioria dos cânceres de mama, geralmente não há sinais até os estágios posteriores", disse Sharon Lum, M. D., diretora do Centro de Saúde da Mama da Universidade Loma Linda, na Califórnia. "No entanto, alguém com esse tipo de câncer de mama pode apresentar espessamento da mama, ondulações na pele, inchaço na mama, erupção na pele ou vermelhidão, ou secreção mamilar."
2. Câncer de mama metastático
Também frequentemente chamado de 'câncer de mama em estágio 4', este tipo de câncer de mama ocorre quando as células cancerosas se metastatizam (ou seja, se espalham) para outras partes do corpo - geralmente o fígado, o cérebro, os ossos ou os pulmões. Eles se separam do tumor original e viajam pela corrente sanguínea ou pelo sistema linfático. Nos estágios iniciais da doença, não há sinais óbvios de câncer de mama, mas em estágios posteriores, você pode ver ondulações na mama (como a casca de uma laranja), mudanças nos mamilos ou sentir dor em qualquer parte do corpo , diz o Dr. Lum. O câncer de estágio 4 obviamente parece assustador, mas há muitas novas terapias direcionadas promissoras que dão às mulheres com câncer de mama metastático uma chance de sobrevida muito mais longa, ela acrescenta.
3. Carcinoma ductal in situ
O carcinoma ductal in situ (DCIS) é uma forma de câncer de mama não invasivo em que células anormais foram encontradas no revestimento do ducto do leite materno. Não costuma ser marcado por sintomas, mas às vezes as pessoas podem sentir um caroço ou ter secreção mamilar com sangue. Esta forma de câncer é um câncer em estágio muito inicial e altamente tratável, o que é ótimo, mas isso também aumenta o risco de tratamento excessivo (leia: radioterapia, terapia hormonal ou cirurgia potencialmente desnecessária para células que podem não se espalhar ou ser motivo de preocupação ) Porém, o Dr. Lum diz que novos estudos têm analisado a vigilância ativa do CDIS (ou apenas observação) para evitar isso.
4. Carcinoma Lobular Invasivo
O segundo tipo mais comum de câncer de mama é o carcinoma lobular invasivo (ICL), e é responsável por cerca de 10 por cento de todos os diagnósticos de câncer de mama invasivo, de acordo com a American Cancer Society. O termo carcinoma significa que o câncer começa em um tecido específico e, em seguida, cobre um órgão interno - neste caso, o tecido mamário. A ICL se refere especificamente ao câncer que se espalhou pelos lóbulos produtores de leite da mama e, desde então, começou a invadir o tecido.Com o tempo, a ICL pode se espalhar para os gânglios linfáticos e, potencialmente, para outras partes do corpo. "Esse tipo de câncer de mama pode ser difícil de detectar", diz o Dr. Lum. "Mesmo que a sua imagem seja normal, se você tiver um caroço no seio, faça um check-out." (Relacionado: Esta pessoa de 24 anos encontrou um caroço de câncer de mama enquanto se preparava para uma noite fora)
5. Câncer de mama inflamatório
Agressivo e de crescimento rápido, esse tipo de câncer de mama é considerado estágio 3 e envolve células que se infiltram na pele e nos vasos linfáticos da mama. Freqüentemente, não há tumor ou caroço, mas quando os vasos linfáticos ficam bloqueados, sintomas como coceira, erupções cutâneas, inchaços semelhantes a picadas de inseto e seios vermelhos e inchados podem aparecer. Por imitar uma condição de pele, este tipo de câncer de mama pode ser facilmente confundido com uma infecção, diz o Dr. Lum, então certifique-se de verificar todas as condições anormais de pele em seu derme e, em seguida, em seu médico, se não melhorar com nenhum métodos sugeridos pelo derm. (Relacionado: A ligação entre o sono e o câncer de mama)
6. Câncer de mama triplo-negativo
Este é um tipo de câncer de mama sério, agressivo e difícil de tratar. Como o nome pode sugerir, as células cancerosas de alguém com teste de câncer de mama triplo-negativo para todos os três receptores, o que significa tratamentos comuns como terapia hormonal e medicamentos prescritos que visam estrogênio, progesterona e HER-2 não são eficazes. O câncer de mama triplo-negativo costuma ser tratado com uma combinação de cirurgia, radioterapia e quimioterapia (que nem sempre é eficaz e tem muitos efeitos colaterais), diz a American Cancer Society. Esta forma de câncer tem maior probabilidade de afetar pessoas mais jovens, afro-americanos, hispânicos e aqueles com a mutação BRCA1, de acordo com pesquisas genéricas.
7. Carcinoma Lobular In Situ (LCIS)
Para não confundir você, mas o LCIS não é considerado um tipo de câncer de mama, diz o Dr. Lum. Em vez disso, esta é uma área de crescimento celular anormal dentro dos lóbulos (as glândulas produtoras de leite nos dutos mamários). Essa condição não causa sintomas e geralmente não aparece em uma mamografia, mas é mais frequentemente diagnosticada em mulheres entre 40 e 50 anos como resultado de uma biópsia realizada na mama por algum outro motivo. Mesmo que não seja câncer, por si só, LCIS aumenta o risco de desenvolver câncer de mama invasivo mais tarde na vida, por isso é muito importante estar atento ao pensar proativamente sobre o risco geral de câncer. (Relacionado: A ciência mais recente sobre o risco de câncer de mama, explicada por médicos)
8. Câncer de mama masculino
Sim, os homens podem ter câncer de mama. O pai de Beyoncé acaba de revelar que está lidando com a doença e quer aumentar a conscientização para que homens e mulheres estejam por dentro. Embora apenas 1 por cento de todo o câncer de mama ocorra em homens e eles tenham significativamente menos volume de tecido mamário, altos níveis de estrogênio (de ocorrência natural ou de medicamentos / drogas hormonais), uma mutação genética ou certas condições como a síndrome de Klinefelter (a todas as doenças genéticas em que um homem nasce com um cromossomo X extra aumentam o risco de um homem desenvolver câncer no tecido mamário. Além disso, eles podem desenvolver os mesmos tipos de câncer de mama que as mulheres (ou seja, os outros nesta lista). No entanto, para os homens, o câncer neste tecido é muitas vezes um sinal de que eles têm uma mutação genética que os torna mais suscetíveis ao desenvolvimentotudo tipos de câncer, diz o Dr. Grumley. É por isso que é muito importante que qualquer homem que foi diagnosticado com câncer de mama faça um teste genético para entender seu risco geral de câncer, acrescenta ela.
9. Doença do mamilo de Paget
A doença de Paget é bastante rara e ocorre quando as células cancerosas se acumulam dentro ou ao redor do mamilo. Eles geralmente afetam os dutos do mamilo primeiro, depois se espalham para a superfície e para a aréola. É por isso que esse tipo de câncer de mama costuma ser marcado por mamilos escamosos, vermelhos, com coceira e irritação e costuma ser confundido com uma erupção na pele, diz o Dr. Lum. Embora a doença de Paget do mamilo seja responsável por menos de 5 por cento de todos os casos de câncer de mama nos EUA, mais de 97 por cento das pessoas com essa condição também têm outro tipo de câncer de mama (CDIS ou invasivo), então é bom ser ciente dos sintomas da doença, relata a American Cancer Society.