Autor: Judy Howell
Data De Criação: 1 Julho 2021
Data De Atualização: 15 Novembro 2024
Anonim
O que é tuberculose? | Quimica | Khan Academy
Vídeo: O que é tuberculose? | Quimica | Khan Academy

Contente

O que é tuberculose?

A tuberculose (TB), uma vez chamada consumo, é uma doença altamente infecciosa que afeta principalmente os pulmões.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma das 10 principais causas de morte no mundo, matando 1,7 milhão de pessoas em 2016.

A tuberculose é mais comum nos países em desenvolvimento, mas, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), mais de 9.000 casos foram relatados nos Estados Unidos em 2016.

A tuberculose é geralmente evitável e curável nas condições certas.

Quais são os sintomas da tuberculose?

Algumas pessoas estão infectadas com a bactéria da tuberculose, mas não apresentam sintomas. Essa condição é conhecida como TB latente. A tuberculose pode permanecer inativa por anos antes de evoluir para uma doença ativa da tuberculose.

A TB ativa geralmente causa muitos sintomas que são mais comumente relacionados ao sistema respiratório, incluindo tosse com sangue ou escarro (catarro). Você pode sentir uma tosse que dura mais de três semanas e dor ao tossir ou com a respiração normal.


Outros sintomas incluem:

  • fadiga inexplicável
  • febre
  • suor noturno
  • perda de apetite
  • perda de peso

Embora a TB geralmente afete os pulmões, também pode afetar outros órgãos, como rins, coluna vertebral, medula óssea e cérebro. Os sintomas variam dependendo de qual órgão está infectado. Por exemplo, a tuberculose dos rins pode fazer com que você urine sangue.

Quem está em risco de tuberculose?

Segundo a OMS, mais de 95% de todas as mortes relacionadas a casos de TB ocorrem em países de baixa e média renda.

Pessoas que usam tabaco ou abusam de drogas ou álcool a longo prazo são mais propensas a ter TB ativa, assim como as pessoas diagnosticadas com HIV e outros problemas do sistema imunológico. A tuberculose é a principal causa de morte de pessoas HIV positivas, de acordo com a OMS. Outros fatores de risco para contrair a tuberculose ativa incluem:

  • diabetes
  • doença renal em estágio terminal
  • desnutrição
  • certos cânceres

Medicamentos que suprimem o sistema imunológico também podem colocar as pessoas em risco de desenvolver a doença ativa da TB, em particular medicamentos que ajudam a prevenir a rejeição de transplantes de órgãos. Outros medicamentos que aumentam o risco de contrair tuberculose incluem aqueles tomados para tratar:


  • Câncer
  • artrite reumatoide
  • Doença de Crohn
  • psoríase
  • lúpus

Viajar para regiões onde as taxas de TB são altas também aumenta o risco de contrair a infecção. Essas regiões incluem:

  • África subsaariana
  • Índia
  • México e outros países da América Latina
  • China e muitos outros países asiáticos
  • partes da Rússia e outros países da antiga União Soviética
  • ilhas do sudeste da Ásia
  • Micronésia

De acordo com a Clínica Mayo, muitos grupos de baixa renda nos Estados Unidos têm acesso limitado aos recursos necessários para diagnosticar e tratar a TB, colocando-os em maior risco de doença ativa. Pessoas que estão ou foram desabrigadas ou presas correm maior risco de desenvolver TB.

O que causa a tuberculose?

Uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis causa TB. Há uma variedade de cepas de TB, e algumas se tornaram resistentes a medicamentos.


As bactérias da tuberculose são transmitidas através de gotículas infectadas no ar. Uma vez no ar, outra pessoa próxima pode inalar. Uma pessoa que tem TB pode transmitir a bactéria através de:

  • espirros
  • tosse
  • Falando
  • cantando

Pessoas com um sistema imunológico em bom funcionamento podem não apresentar sintomas de TB, mesmo estando infectadas com a bactéria. Isso é conhecido como infecção por TB latente ou inativa. Segundo a OMS, cerca de um quarto da população do mundo tem tuberculose latente.

A TB latente não é contagiosa, mas pode se tornar uma doença ativa ao longo do tempo. A doença ativa da tuberculose pode deixar você e outras pessoas doentes.

Como é diagnosticada a tuberculose?

Teste de pele

Seu médico pode usar um teste cutâneo de derivado de proteína purificada (PPD) para determinar se você está infectado com a bactéria da TB.

Para este teste, seu médico injetará 0,1 mililitro de PPD (uma pequena quantidade de proteína) sob a camada superior da pele. Entre dois e três dias depois, você deve retornar ao consultório do seu médico para que os resultados sejam lidos. Se houver um vergão na sua pele com mais de 5 milímetros (mm) de tamanho em que o PPD foi injetado, você pode ser positivo para TB. Este teste informará se você tem uma infecção por TB; não informa se você tem uma doença ativa da tuberculose.

Reações entre 5 e 15 mm de tamanho podem ser consideradas positivas, dependendo dos fatores de risco, saúde e histórico médico. Todas as reações acima de 15 mm são consideradas positivas, independentemente dos fatores de risco.

No entanto, o teste não é perfeito. Algumas pessoas não respondem ao teste, mesmo que tenham TB, e outras respondem ao teste e não têm TB. As pessoas que receberam recentemente a vacina contra a tuberculose podem ter resultados positivos, mas não têm infecção por tuberculose.

Teste de sangue

O seu médico pode usar um exame de sangue para acompanhar os resultados da pele com TB. O exame de sangue também pode ser preferido em relação ao exame cutâneo com certas condições de saúde ou para grupos específicos de pessoas. Os dois exames de sangue para TB atualmente aprovados nos Estados Unidos são Quantiferon e T-Spot. Os resultados dos exames de sangue são relatados como positivos, negativos ou indeterminados. Como o teste cutâneo, o exame de sangue não pode indicar se você tem ou não uma doença ativa da tuberculose.

Raio-x do tórax

Se o seu teste cutâneo ou sanguíneo for positivo, você provavelmente será enviado para uma radiografia de tórax, que procura por pequenas manchas nos pulmões. Esses pontos são um sinal de infecção por tuberculose e indicam que seu corpo está tentando isolar as bactérias da tuberculose. Se a radiografia do tórax for negativa, você provavelmente terá TB latente. Também é possível que os resultados do teste estejam incorretos e outros testes possam ser necessários.

Se o teste indicar que você tem uma doença ativa da tuberculose, iniciará o tratamento para a tuberculose ativa. Caso contrário, você provavelmente precisará ser tratado de TB latente para impedir que as bactérias se reativem e deixem você e outras pessoas doentes no futuro.

Outros testes

O seu médico também pode solicitar exames em seu escarro ou muco, extraídos do fundo dos pulmões, para verificar a presença de bactérias da tuberculose. Se seu escarro apresentar um resultado positivo, isso significa que você pode infectar outras pessoas com a bactéria da tuberculose e deve usar uma máscara especial até depois de iniciar o tratamento e seu escarro apresentar um resultado negativo para a tuberculose.

Outros testes, como uma tomografia computadorizada do tórax, broncoscopia ou biópsia pulmonar, podem ser necessários se outros resultados não forem claros.

Como é tratada a tuberculose?

Muitas infecções bacterianas são tratadas com antibióticos por uma semana ou duas, mas a tuberculose é diferente. As pessoas diagnosticadas com tuberculose ativa geralmente precisam tomar uma combinação de medicamentos por seis a nove meses. O curso completo de tratamento deve ser concluído. Caso contrário, é altamente provável que uma infecção por TB volte. Se a tuberculose voltar a ocorrer, ela pode ser resistente a medicamentos anteriores e muito mais difícil de tratar.

O seu médico pode prescrever vários medicamentos, porque algumas cepas de TB são resistentes a certos tipos de medicamentos. As combinações mais comuns de medicamentos para a doença ativa da TB incluem:

  • isoniazida
  • etambutol (Myambutol)
  • pirazinamida
  • rifampicina (Rifadin, Rimactane)
  • rifapentina (Priftin)

Esses medicamentos específicos podem afetar seu fígado, portanto, as pessoas que tomam medicamentos para tuberculose devem estar cientes dos sintomas de lesão hepática, como:

  • perda de apetite
  • urina escura
  • febre com duração superior a três dias
  • náusea ou vômito inexplicável
  • icterícia ou amarelecimento da pele
  • dor abdominal

Informe imediatamente o seu médico se sentir algum destes sintomas. Você também deve verificar sua função hepática com exames de sangue frequentes enquanto estiver tomando esses medicamentos.

Quais são as perspectivas para a tuberculose?

O tratamento para tuberculose pode ser bem-sucedido, uma vez que a pessoa toma todos os medicamentos conforme as instruções e tem acesso a cuidados médicos adequados.

Se a pessoa infectada tiver outras doenças, pode ser mais difícil tratar a TB ativa. Por exemplo, o HIV afeta o sistema imunológico e enfraquece a capacidade do corpo de combater a tuberculose e outras infecções.

Outras infecções, doenças e condições de saúde podem complicar uma infecção por TB, assim como o acesso insuficiente aos cuidados médicos. Geralmente, o diagnóstico e tratamento precoces, incluindo um curso completo de antibióticos, oferecem a melhor chance de cura da tuberculose.

Como se pode prevenir a tuberculose?

A maioria das pessoas em regiões de alto risco em todo o mundo recebe vacinas contra a tuberculose quando crianças. A vacina é chamada Bacillus Calmette-Guerin, ou BCG, e protege apenas contra algumas cepas de TB. A vacina não é comumente administrada nos Estados Unidos.

Ter a bactéria da tuberculose não significa necessariamente que você terá sintomas de tuberculose ativa. Se você tem a infecção e não apresenta sintomas, provavelmente está com tuberculose latente. O seu médico pode recomendar um ciclo mais curto de antibióticos para evitar que ele se desenvolva em uma doença ativa da TB. Os medicamentos comuns para a TB latente incluem isoniazida, rifampicina e rifapentina, que podem precisar de ser tomados por três a nove meses, dependendo dos medicamentos e combinações utilizados.

As pessoas que foram diagnosticadas com TB ativa devem evitar multidões até que não sejam mais contagiosas. Segundo a OMS, pessoas com tuberculose ativa podem infectar de 10 a 15 pessoas por meio de contato próximo por ano, se não tomarem precauções.

As pessoas infectadas com TB ativa também devem usar uma máscara cirúrgica, conhecida como respirador, para impedir que as partículas da TB se espalhem pelo ar.

É melhor que uma pessoa com tuberculose ativa evite o contato com outras pessoas e continue usando uma máscara até ser instruído pelo médico.

Interessante

Gastrectomia vertical vertical

Gastrectomia vertical vertical

A ga trectomia vertical vertical é uma cirurgia para ajudar na perda de pe o. O cirurgião remove uma grande parte do e tômago.O e tômago novo e menor tem o tamanho de uma banana. L...
Usando seu ombro após a cirurgia

Usando seu ombro após a cirurgia

Você fez uma cirurgia no ombro para reparar uma ruptura de um mú culo, tendão ou cartilagem. O cirurgião pode ter removido o tecido danificado. Você preci ará aber como c...