Você tem transtorno afetivo sazonal reverso?
![Você tem transtorno afetivo sazonal reverso? - Estilo De Vida Você tem transtorno afetivo sazonal reverso? - Estilo De Vida](https://a.svetzdravlja.org/lifestyle/keyto-is-a-smart-ketone-breathalyzer-that-will-guide-you-through-the-keto-diet-1.webp)
Contente
- O que exatamente é o verão SAD?
- Como é o Summer SAD?
- Como faço para saber se tenho SAD de verão?
- Revisão para
![](https://a.svetzdravlja.org/lifestyle/do-you-have-reverse-seasonal-affective-disorder.webp)
O verão tem tudo a ver com sol, viagens à praia e # RoséAllDay - três meses só de diversão ... certo? Na verdade, para uma pequena porcentagem das pessoas, os meses mais quentes são a época mais difícil do ano, pois a sobrecarga de calor e luz desencadeia uma depressão sazonal.
Você provavelmente já ouviu falar de transtorno afetivo sazonal, ou TAS, em que cerca de 20% da população se sente mais deprimida no inverno graças à menor luz. Bem, há também um tipo que atinge as pessoas nos meses mais quentes, chamado reverter transtorno afetivo sazonal ou TAS de verão.
Summer SAD é muito pouco pesquisado em comparação com a variedade de inverno, diz Norman Rosenthal, M.D., psiquiatra e autor de Tristeza de inverno. Em meados dos anos 80, o Dr. Rosenthal foi o primeiro a descrever e cunhar o termo "transtorno afetivo sazonal". Pouco depois, ele percebeu que algumas pessoas apresentavam uma forma semelhante de depressão, mas na primavera e no verão, e não no outono e no inverno.
Aqui, o que você precisa saber:
O que exatamente é o verão SAD?
Embora não tenhamos muitos dados concretos sobre o SAD do verão, sabemos algumas coisas: afeta menos de 5% dos americanos e é mais comum no sul quente e ensolarado do que no norte. E, assim como acontece com todas as formas de depressão, as mulheres têm mais probabilidade de serem atingidas do que os homens.
Quanto às causas, existem algumas teorias: Para começar, todas as pessoas enfrentam desafios diferentes para se adaptar a um ambiente em mudança, explica o Dr. Rosenthal (pense: tentar se aquecer em uma sala fria, superando o jet lag mais rápido). “Algumas pessoas com depressão no inverno precisam de mais luz e, se não conseguirem, isso pode atrapalhar seu relógio interno e / ou deixá-las com um déficit de neurotransmissores cruciais, como a serotonina”, explica. "No verão, uma sobrecarga de calor ou luz também perturba o relógio biológico de algumas pessoas ou sobrecarrega seus mecanismos adaptativos para lidar com o aumento do estímulo. Em qualquer dos casos, você não é capaz de reunir os mecanismos de proteção para fazê-lo tolerar a mudança. "
Esta é uma ideia interessante, considerando que a maioria de nós tende a pensar que a luz solar é um dos elixires de saúde mais fortes que temos. Afinal, estudo após estudo mostra que sair mais pode diminuir a depressão, diminuir a ansiedade e aumentar os níveis de vitamina D, melhorando assim a saúde geral e a felicidade. "O conceito geral é que a luz do sol é boa e a escuridão é ruim, mas isso é simplista demais. Nós evoluímos tanto com a luz quanto com a escuridão, então precisamos dessas duas fases do dia para fazer nossos relógios funcionarem como deveriam. ter muito de um ou não consegue se adaptar a um, então você desenvolve SAD ", explica o Dr. Rosenthal.
Kathryn Roecklein, Ph.D., professora de psicologia da Universidade de Pittsburgh que estuda ritmos circadianos e transtornos afetivos, apresenta uma interpretação ligeiramente diferente da condição: "Há uma teoria da depressão que sugere quando você é incapaz de participar do atividades que você normalmente gosta, você recebe menos recompensa do seu ambiente. A forma como entendemos o SAD de verão é que ele pode seguir o mesmo raciocínio: Se o tempo estiver tão quente que o impede de se envolver em atividades que você gosta, como correr ao ar livre ou jardinagem, então, perder essa recompensa pode causar depressão sazonal. "
Outras teorias incluem a ideia de que pode envolver uma sensibilidade ao pólen - um estudo preliminar no Journal of Affective Disorders descobriram que sofredores de SAD no verão relataram pioras de humor quando a contagem de pólen estava alta - e que a estação em que você nasceu pode até torná-lo mais suscetível.
No entanto, o Dr. Rosenthal diz que surpreendentemente não há evidências que sugiram que o condicionamento entre em ação - você não é menos propenso a desenvolver SAD no verão se cresceu em um estado ensolarado em comparação com o crescimento nublado. (No entanto, você pode notar a mudança de humor mais se mudar do norte para o sul, acrescenta ele.)
Como é o Summer SAD?
Em ambas as estações, o SAD tem os mesmos sintomas da depressão clínica: baixo-astral e perda de interesse e envolvimento nas coisas que você geralmente gosta. A única diferença entre SAD e depressão clínica é que o tipo sazonal começa e termina em tempos previsíveis (primavera ao outono ou outono à primavera), diz Roecklein.
A variedade de clima quente, especificamente, é desencadeada e exacerbada pelo calor ou luz solar, diz o Dr. Rosenthal. E embora sejam as duas faces da mesma moeda, o TAS de verão apresenta sintomas diferentes do tipo de inverno. “Pessoas com depressão de inverno são como ursos em hibernação - eles desaceleram, dormem demais, comem demais, ganham peso e geralmente são preguiçosos”, diz ele. Por outro lado, "alguém com depressão de verão está cheio de energia, mas de forma agitada. Geralmente não come tanto, não dorme bem e corre maior risco de suicídio do que seus colegas de inverno". Algumas pessoas até relatam reações palpáveis e descrevem o sol cortando-as como uma faca, acrescenta.
Como faço para saber se tenho SAD de verão?
Se você se sentir mais para baixo no verão, considere o seguinte: Você fica mais agitado quando está muito calor ou sol? Você se sente significativamente mais feliz depois de ligar o ar-condicionado e entrar em casa? A luz forte incomoda você mesmo no inverno, como quando o sol está refletindo na neve? Se sim, você pode ter SAD.
Nesse caso, o primeiro passo é ir a um terapeuta. Roecklein diz que será difícil encontrar alguém que se especialize em TAS, mas alguém que trate a depressão geral pode ajudar. Existem algumas opções de tratamento diferentes: Os antidepressivos demonstraram ajudar, assim como evitar os gatilhos (calor e luz). Roecklein diz que também viu pacientes progredirem muito encontrando maneiras de se envolver nas atividades que o verão está deixando-os perdidos, como correr em uma esteira com um vídeo da natureza ou começar um jardim interno.
Existem algumas soluções imediatas que também podem ajudar, o Dr. Rosenthal acrescenta: Se o problema for o calor, tomar um banho frio, ficar dentro de casa e manter a CA baixa pode proporcionar algum alívio. Se a luz for um gatilho, usar óculos escuros e pendurar cortinas escuras pode ajudar.
Roecklein também sugere que quem sofre de SAD procure a terapia cognitivo-comportamental (TCC), que se concentra em mudar a maneira como você se sente, mudando a maneira como você enquadra uma situação. Porque? “Definitivamente existe um conceito de que o verão é incrível e a melhor época do ano, e isso pode dificultar quando você se sentir mais deprimido durante esses meses”, acrescenta ela.