Cirurgia de ombro - alta
![CIRURGIA OMBRO MANGUITO ROTADOR SUPRAESPINHAL TRATAMENTO e ALTA Clínica Fisioterapia Dr Robson Sitta](https://i.ytimg.com/vi/rFCMR9n5g5c/hqdefault.jpg)
Você fez uma cirurgia no ombro para reparar os tecidos internos ou ao redor da articulação do ombro. O cirurgião pode ter usado uma pequena câmera chamada artroscópio para ver o interior do seu ombro.
Você pode ter precisado de uma cirurgia aberta se o seu cirurgião não conseguiu reparar seu ombro com o artroscópio. Se você fez uma cirurgia aberta, você teve um grande corte (incisão).
Agora que você está indo para casa, siga as instruções do seu cirurgião sobre como cuidar do seu ombro. Use as informações abaixo como um lembrete.
Enquanto estava no hospital, você deveria ter recebido remédios para dor. Você também aprendeu como controlar o inchaço ao redor da articulação do ombro.
Seu cirurgião ou fisioterapeuta pode ter ensinado exercícios para fazer em casa.
Você precisará usar uma tipoia ao sair do hospital. Também pode ser necessário usar um imobilizador de ombro. Isso impede que seu ombro se mova. Use a tipoia ou imobilizador o tempo todo, a menos que seu cirurgião diga que você não precisa.
Se você fez manguito rotador ou outro ligamento ou cirurgia labial, você precisa ter cuidado com o ombro. Siga as instruções sobre quais movimentos de braço são seguros.
Considere fazer algumas mudanças em sua casa para que seja mais fácil para você se cuidar.
Continue fazendo os exercícios que lhe foram ensinados pelo tempo que lhe foi dito. Isso ajuda a fortalecer os músculos que sustentam seu ombro e garante uma boa recuperação.
Você pode não conseguir dirigir por algumas semanas. O seu médico ou fisioterapeuta dirá quando estiver tudo bem.
Pergunte ao seu médico quais esportes e outras atividades são adequados para você após a recuperação.
O seu médico irá receitar-lhe medicamentos para a dor. Encha-o quando for para casa para tê-lo quando precisar. Tome o remédio para dor quando começar a sentir dor para que não fique muito ruim.
Medicamentos narcóticos para a dor (codeína, hidrocodona e oxicodona) podem causar prisão de ventre. Se estiver tomando, beba muito líquido e coma frutas e vegetais e outros alimentos ricos em fibras para ajudar a manter as fezes relaxadas.
NÃO beba álcool nem conduza se estiver a tomar estes medicamentos para a dor.
Tomar ibuprofeno (Advil, Motrin) ou outros medicamentos anti-inflamatórios com o seu medicamento prescrito para a dor também pode ajudar. Pergunte ao seu médico sobre como usá-los. Siga exatamente as instruções sobre como tomar seus medicamentos.
Coloque compressas de gelo no curativo (bandagem) sobre a ferida (incisão) 4 a 6 vezes ao dia por cerca de 20 minutos de cada vez. Enrole os pacotes de gelo em uma toalha ou pano limpo. NÃO coloque diretamente sobre o curativo. O gelo ajuda a diminuir o inchaço.
Suas suturas (pontos) serão removidos cerca de 1 a 2 semanas após a cirurgia.
Mantenha o curativo e o ferimento limpos e secos. Pergunte ao seu médico se você pode trocar o curativo. Manter uma compressa de gaze sob o braço pode ajudar a absorver o suor e evitar que a pele das axilas fique irritada ou dolorida. NÃO coloque loção ou pomada na incisão.
Verifique com seu médico quando você pode começar a tomar banho se tiver uma tipoia ou imobilizador de ombro. Tome banhos de esponja até poder tomar banho. Quando você toma banho:
- Coloque um curativo à prova d'água ou filme plástico sobre a ferida para mantê-la seca.
- Quando você puder tomar banho sem cobrir a ferida, não a esfregue. Lave suavemente sua ferida.
- Tenha o cuidado de manter o braço ao lado do corpo. Para limpar embaixo do braço, incline-se para o lado e deixe-o cair longe de seu corpo. Passe o outro braço por baixo dele para limpar. NÃO o levante ao limpá-lo.
- NÃO mergulhe a ferida em banheiras, banheiras de hidromassagem ou piscinas.
Você provavelmente verá o cirurgião a cada 4 a 6 semanas até que esteja recuperado.
Ligue para o cirurgião ou enfermeira se você tiver algum dos seguintes:
- Sangramento que penetra no curativo e não para quando você pressiona a área
- Dor que não passa quando você toma seu remédio para dor
- Inchaço no braço
- Dormência ou formigamento nos dedos ou na mão
- Sua mão ou dedos são mais escuros ou parecem frios ao toque
- Vermelhidão, dor, inchaço ou secreção amarelada de qualquer uma das feridas
- Temperatura superior a 101 ° F (38,3 ° C)
Reparação SLAP - descarga; Acromioplastia - alta; Bankart - quitação; Reparo do ombro - descarga; Artroscopia de ombro - descarga
Cordasco FA. Artroscopia do ombro. In: Rockwood CA, Matsen FA, Wirth MA, Lippitt SB, Fehringer EV, Sperling JW, eds. Rockwood e Matsen’s The Shoulder. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 15.
Edwards TB, Morris BJ. Reabilitação após artroplastia do ombro. In: Edwards TB, Morris BJ, eds. Artroplastia de Ombro. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 43.
Throckmorton TW. Artroplastia de ombro e cotovelo. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 12.
- Ombro congelado
- Osteoartrite
- Problemas do manguito rotador
- Reparo do manguito rotador
- Artroscopia de ombro
- Tomografia computadorizada de ombro
- Ressonância magnética do ombro
- Dor no ombro
- Exercícios de manguito rotador
- Manguito rotador - autocuidado
- Substituição do ombro - descarga
- Usando seu ombro após a cirurgia
- Lesões e distúrbios do ombro