Prolapso da válvula mitral
O prolapso da válvula mitral é um problema cardíaco que envolve a válvula mitral, que separa as câmaras superior e inferior do lado esquerdo do coração. Nesta condição, a válvula não fecha normalmente.
A válvula mitral ajuda o sangue do lado esquerdo do coração a fluir em uma direção. Ele fecha para evitar que o sangue se mova para trás quando o coração bate (se contrai).
Prolapso da válvula mitral é o termo usado quando a válvula não fecha adequadamente. Pode ser causado por muitas coisas diferentes.
Na maioria dos casos, é inofensivo. O problema geralmente não afeta a saúde e a maioria das pessoas com a doença não tem conhecimento disso. Em um pequeno número de casos, o prolapso pode fazer com que o sangue vaze para trás. Isso é chamado de regurgitação mitral.
O prolapso da válvula mitral geralmente afeta mulheres magras que podem ter pequenas deformidades da parede torácica, escoliose ou outros distúrbios. Algumas formas de prolapso da válvula mitral parecem ser transmitidas de família (herdadas).
O prolapso da válvula mitral também é observado em algumas doenças do tecido conjuntivo, como a síndrome de Marfan e outras doenças genéticas raras.
Às vezes, também é visto isoladamente em pessoas que, de outra forma, são normais.
Muitas pessoas com prolapso da válvula mitral NÃO apresentam sintomas. Um grupo de sintomas às vezes encontrado em pessoas com prolapso da válvula mitral é chamado de "síndrome do prolapso da válvula mitral" e inclui:
- Dor no peito (não causada por doença arterial coronariana ou ataque cardíaco)
- Tontura
- Fadiga
- Ataques de pânico
- Sensação de sentir o batimento cardíaco (palpitações)
- Falta de ar com atividade ou quando deitado (ortopneia)
A relação exata entre esses sintomas e o problema da válvula não está clara. Algumas das descobertas podem ser coincidentes.
Quando ocorre regurgitação mitral, os sintomas podem estar relacionados ao vazamento, principalmente quando grave.
O médico fará um exame físico e usará um estetoscópio para ouvir o coração e os pulmões. O profissional de saúde pode sentir um arrepio (vibração) no coração e ouvir um sopro cardíaco e um som extra (clique mesossistólico). O sopro geralmente fica mais longo e mais alto quando você se levanta.
A pressão arterial geralmente é normal.
O ecocardiograma é o teste mais comum usado para diagnosticar o prolapso da válvula mitral. Os testes a seguir também podem ser usados para diagnosticar o prolapso da válvula mitral ou uma válvula mitral com vazamento ou complicações dessas condições:
- Cateterismo cardíaco
- Raio-x do tórax
- Tomografia computadorizada do coração
- ECG (pode mostrar arritmias, como fibrilação atrial)
- Ressonância magnética do coração
Na maioria das vezes, há poucos ou nenhum sintoma e não é necessário tratamento.
No passado, a maioria das pessoas com problemas nas válvulas cardíacas recebia antibióticos antes do tratamento odontológico ou de procedimentos como a colonoscopia para prevenir uma infecção no coração. No entanto, os antibióticos agora são usados com muito menos frequência. Verifique com seu provedor se você precisa de antibióticos.
Existem muitos medicamentos para o coração que podem ser usados para tratar aspectos dessa doença. No entanto, a maioria das pessoas não precisa de nenhum tratamento. Você pode precisar de cirurgia para reparar ou substituir a válvula mitral se ela apresentar muito vazamento (regurgitação) e se o vazamento também causar sintomas. No entanto, isso pode não ocorrer. Você pode precisar de reparo ou substituição da válvula mitral se:
- Seus sintomas pioram.
- O ventrículo esquerdo do coração está dilatado.
- Sua função cardíaca piora.
Na maioria das vezes, o prolapso da válvula mitral é inofensivo e não causa sintomas. Os sintomas que ocorrem podem ser tratados e controlados com medicamentos ou cirurgia.
Alguns batimentos cardíacos anormais (arritmias) em pessoas com prolapso da válvula mitral podem ser fatais. Se o vazamento na válvula se tornar grave, sua perspectiva pode ser semelhante à de pessoas com regurgitação mitral por qualquer outra causa.
Ligue para seu provedor se você tiver:
- Desconforto no peito, palpitações ou desmaios que pioram
- Doenças de longa duração com febres
Síndrome de Barlow; Válvula mitral flexível; Válvula mitral mixomatosa; Válvula mitral ondulante; Síndrome de clique-sopro sistólico; Síndrome do folheto mitral em proliferação; Dor no peito - prolapso da válvula mitral
- Cirurgia de válvula cardíaca - alta
- Prolapso da válvula mitral
- Cirurgia de válvula cardíaca - série
Carabello BA. Doença cardio vascular. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 66.
Nishimura RA, Otto CM, Bonow RO, et al. Atualização do foco da AHA / ACC em 2017 da diretriz da AHA / ACC de 2014 para o manejo de pacientes com valvopatia: um relatório do American College of Cardiology / Força-Tarefa da American Heart Association sobre as Diretrizes de Prática Clínica. Circulação. 2017; 135 (25): e1159-e1195. PMID: 28298458 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28298458/.
Thomas JD, Bonow RO. Doença da válvula mitral. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 69.