Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 20 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
MIR CARDIOLOGÍA: MIOCARDIOPATIA HIPERTROFICA OBSTRUCTIVA
Vídeo: MIR CARDIOLOGÍA: MIOCARDIOPATIA HIPERTROFICA OBSTRUCTIVA

A cardiomiopatia hipertrófica (CMH) é uma condição na qual o músculo cardíaco se torna espesso. Freqüentemente, apenas uma parte do coração é mais espessa do que as outras partes.

O espessamento pode dificultar a saída do sangue do coração, forçando o coração a trabalhar mais para bombear o sangue. Também pode tornar mais difícil para o coração relaxar e se encher de sangue.

A cardiomiopatia hipertrófica é mais frequentemente transmitida por meio de famílias (hereditária). Acredita-se que seja o resultado de defeitos nos genes que controlam o crescimento do músculo cardíaco.

Pessoas mais jovens podem ter uma forma mais grave de cardiomiopatia hipertrófica. No entanto, a condição é observada em pessoas de todas as idades.

Algumas pessoas com a doença podem não apresentar sintomas. Eles podem primeiro descobrir que têm o problema durante um exame médico de rotina.

Em muitos adultos jovens, o primeiro sintoma de cardiomiopatia hipertrófica é o colapso súbito e possível morte. Isso pode ser causado por ritmos cardíacos altamente anormais (arritmias). Também pode ser devido a um bloqueio que impede o fluxo de sangue do coração para o resto do corpo.


Os sintomas comuns incluem:

  • Dor no peito
  • Tontura
  • Desmaio, especialmente durante o exercício
  • Fadiga
  • Tontura, especialmente com ou após a atividade ou exercício
  • Sensação de sentir o coração bater rápido ou irregularmente (palpitações)
  • Falta de ar com atividade ou depois de se deitar (ou ficar dormindo por um tempo)

O médico fará um exame físico e ouvirá o coração e os pulmões com um estetoscópio. Os sinais podem incluir:

  • Ruídos cardíacos anormais ou sopro cardíaco. Esses sons podem mudar com diferentes posições corporais.
  • Pressão alta.

O pulso em seus braços e pescoço também será verificado. O provedor pode sentir um batimento cardíaco anormal no peito.

Os testes usados ​​para diagnosticar a espessura do músculo cardíaco, problemas com fluxo sanguíneo ou válvulas cardíacas com vazamento (regurgitação da válvula mitral) podem incluir:

  • Ecocardiografia
  • ECG
  • Monitor Holter 24 horas (monitor de ritmo cardíaco)
  • Cateterismo cardíaco
  • Raio-x do tórax
  • Ressonância magnética do coração
  • Tomografia computadorizada do coração
  • Ecocardiograma transesofágico (ETE)

Exames de sangue podem ser feitos para descartar outras doenças.


Os familiares próximos de pessoas que foram diagnosticadas com cardiomiopatia hipertrófica podem ser rastreados para a doença.

Sempre siga o conselho do seu provedor sobre exercícios se você tiver cardiomiopatia hipertrófica. Você pode ser instruído a evitar exercícios extenuantes. Além disso, consulte o seu provedor para verificações agendadas regularmente.

Se você tiver sintomas, pode precisar de medicamentos como beta-bloqueadores e bloqueadores dos canais de cálcio para ajudar o coração a se contrair e relaxar corretamente. Esses medicamentos podem aliviar a dor no peito ou a falta de ar durante os exercícios.

Pessoas com arritmias podem precisar de tratamento, como:

  • Medicamentos para tratar o ritmo anormal.
  • Anticoagulantes para reduzir o risco de coágulos sanguíneos (se a arritmia for causada por fibrilação atrial).
  • Um marcapasso permanente para controlar os batimentos cardíacos.
  • Um desfibrilador implantado que reconhece ritmos cardíacos com risco de vida e envia um pulso elétrico para interrompê-los. Às vezes, um desfibrilador é colocado, mesmo que o paciente não tenha tido uma arritmia, mas esteja em alto risco de uma arritmia mortal (por exemplo, se o músculo cardíaco for muito grosso ou fraco, ou se o paciente tiver um parente que morreu repentinamente).

Quando o fluxo de sangue do coração é severamente bloqueado, os sintomas podem se agravar. Uma operação chamada miectomia cirúrgica pode ser realizada. Em alguns casos, as pessoas podem receber uma injeção de álcool nas artérias que alimentam a parte mais espessa do coração (ablação septal com álcool). As pessoas que passam por esse procedimento costumam apresentar muitas melhorias.


Você pode precisar de cirurgia para reparar a válvula mitral do coração se ela estiver vazando.

Algumas pessoas com cardiomiopatia hipertrófica podem não apresentar sintomas e terão expectativa de vida normal. Outros podem piorar lenta ou rapidamente. Em alguns casos, a condição pode evoluir para cardiomiopatia dilatada.

Pessoas com cardiomiopatia hipertrófica correm maior risco de morte súbita do que pessoas sem a doença. A morte súbita pode ocorrer em uma idade jovem.

Existem diferentes tipos de cardiomiopatia hipertrófica, que apresentam diferentes prognósticos. A perspectiva pode ser melhor quando a doença ocorre em pessoas mais velhas ou quando há um padrão específico de espessura no músculo cardíaco.

A cardiomiopatia hipertrófica é uma causa bem conhecida de morte súbita em atletas. Quase metade das mortes por essa condição acontecem durante ou logo após algum tipo de atividade física.

Ligue para seu provedor se:

  • Você tem algum sintoma de cardiomiopatia hipertrófica.
  • Você desenvolve dor no peito, palpitações, desmaios ou outros sintomas novos ou inexplicáveis.

Cardiomiopatia - hipertrófica (HCM); IHSS; Estenose subaórtica hipertrófica idiopática; Hipertrofia septal assimétrica; CINZAS; HOCM; Cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva

  • Coração - seção no meio
  • Coração - vista frontal
  • Cardiomiopatia hipertrófica

Maron BJ, Maron MS, Olivotto I. Cardiomiopatia hipertrófica. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 78.

McKenna WJ, Elliott PM. Doenças do miocárdio e endocárdio. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 54.

Seleção Do Site.

Teste de nível de prolactina

Teste de nível de prolactina

A prolactina é produzida pela glândula pituitária no cérebro. Também é conhecido como PRL ou hormônio lactogênico. A prolactina é uada principalmente para ...
O que esperar do câncer de próstata em estágio 2

O que esperar do câncer de próstata em estágio 2

O câncer de prótata é um câncer que começa na prótata. Pode e epalhar para fora da prótata em tecido próximo, ou atravé do itema linfático ou angu...