O que você precisa saber sobre o sangramento da pílula
Contente
- O que é sangramento inovador?
- Por que isso acontece?
- O tipo de contraceptivo oral que você usa
- Contraceptivos orais combinados
- Comprimidos apenas de progestina
- O ciclo da sua pílula
- Com que consistência você toma
- Fumar
- Iniciando um novo medicamento ou suplemento
- Vômitos ou diarréia
- Quanto tempo isso dura?
- Isso pode significar que você está grávida?
- Quando consultar seu médico
- Você pode parar o sangramento da pílula?
- A linha inferior
O que é sangramento inovador?
Sangramento inovador é qualquer sangramento não programado que você experimenta enquanto toma contraceptivos orais.
O sangramento inovador é um efeito colateral comum das pílulas anticoncepcionais. É especialmente comum nos primeiros três meses de uso do controle de natalidade hormonal. Isso também pode acontecer depois que você muda para um tipo diferente de contraceptivo ou para um comprimido com uma dose diferente de estrogênio.
Geralmente, o sangramento não é motivo de preocupação, mas às vezes pode estar relacionado a uma condição médica subjacente. A detecção de luz não é tão preocupante quanto o sangramento intenso ou contínuo.
Anote quanto você sangra, quando isso acontece e quanto tempo dura. Essas informações podem fornecer pistas importantes para ajudar seu médico a diagnosticar a causa do seu sangramento.
Por que isso acontece?
Alguns fatores podem levar a um sangramento extraordinário quando você toma a pílula, incluindo o tipo de pílula que você usa e outros medicamentos que pode estar tomando.
O tipo de contraceptivo oral que você usa
Alguns tipos de controle de natalidade são mais propensos do que outros a causar sangramento.
Contraceptivos orais combinados
As pílulas combinadas são o tipo de contraceptivo oral mais usado. Eles contêm formas sintéticas dos hormônios progestina e estrogênio.
Essas pílulas estão disponíveis em diferentes ciclos que determinam com que frequência você menstrua. Os ciclos variam de 28 dias a meses, dependendo do tipo que você escolher.
Em qualquer lugar de 30 a 50% das pessoas que usam pílulas anticoncepcionais combinadas experimentam sangramento nos primeiros três a seis meses de uso. Isso cai para 10 a 30 por cento no terceiro mês. Doses mais baixas de estrogênio estão associadas a mais episódios de sangramento.
Comprimidos apenas de progestina
Os comprimidos apenas de progestina, também chamados de minipílulas, contêm progestina, mas não estrogênio. Eles geralmente são prescritos para pessoas que não podem tomar estrogênio por motivos de saúde, como histórico de trombose venosa profunda (TVP) ou pessoas com mais de 35 anos que fumam.
A minipílula é contínua, o que significa que consiste apenas em pílulas ativas, para que não haja interrupção. Você pode não ter um período menstrual enquanto toma essas pílulas, mas algumas pessoas o fazem.
O sangramento inovador é o efeito colateral mais comum da minipílula. O padrão de sangramento não programado também é mais imprevisível com a minipílula do que com a pílula combinada.
É mais provável que isso aconteça se você não tomar a pílula no mesmo horário todos os dias. A falta da pílula por apenas três horas aumenta significativamente o risco de sangramento e o risco de gravidez.
O ciclo da sua pílula
É mais provável que você sofra um sangramento inovador no controle contínuo da natalidade. As pílulas anticoncepcionais contínuas, como Yaz e Seasonale, contêm apenas pílulas ativas que são tomadas continuamente por três meses ou a minipílula, que é tomada continuamente sem interrupção.
Com que consistência você toma
Uma dose esquecida é uma causa comum de sangramento da pílula. Lembrar-se de tomar sua pílula todos os dias pode reduzir ou prevenir episódios de sangramento. Se você estiver usando o minipílula, é importante tomá-lo no mesmo horário todos os dias.
Fumar
De acordo com a Clínica Mayo, as pessoas que fumam têm maior probabilidade de sangramento na pílula do que aquelas que não. Fumar também aumenta significativamente o risco de outras complicações da pílula, como ataque cardíaco e derrame.
Iniciando um novo medicamento ou suplemento
O início de um novo medicamento ou suplemento pode interferir no controle da natalidade e causar sangramento.
medicamentos que podem causar sangramento- certos antibióticos
- alguns medicamentos para epilepsia
- alguns medicamentos anti-retrovirais usados para tratar o HIV
- Erva de São João
Sempre fale com seu médico antes de iniciar um novo medicamento ou suplemento. Isto é especialmente importante se você estiver tomando pílula.
Vômitos ou diarréia
Vômitos persistentes ou diarréia podem impedir que seu corpo absorva os hormônios da pílula anticoncepcional. Isso pode causar manchas ou fazer com que a pílula seja ineficaz.
É mais provável que esses sintomas se desenvolvam em pessoas com distúrbios gastrointestinais, como síndrome do intestino irritável (SII) ou doença inflamatória intestinal (DII).
Quanto tempo isso dura?
O sangramento da pílula geralmente pára dentro de três a seis meses após o início da pílula. Os episódios de sangramento podem durar mais tempo se você estiver tomando uma pílula anticoncepcional contínua ou se se esquecer de tomá-la com frequência.
Isso pode significar que você está grávida?
O sangramento da pílula não significa que seu controle de natalidade é ineficaz. A gravidez é improvável se você estiver constantemente tomando a pílula conforme prescrito. Se você esqueceu uma dose ou teve sintomas de gravidez, seu médico pode realizar um teste de gravidez para descartá-la.
Quando consultar seu médico
O sangramento da pílula é comum, mas às vezes pode ser um sinal de uma condição subjacente.
consulte o seu médico se:- seu sangramento dura mais de sete dias seguidos
- seu sangramento aumenta ou é grave
- você tem dor na parte inferior do abdômen ou na pelve
- você acha que pode estar grávida
- você tem febre
As pílulas anticoncepcionais podem causar efeitos colaterais raros, mas graves, como coágulos sanguíneos e derrames. Obtenha atendimento médico de emergência se tiver:
- sangramento significativo
- dor abdominal súbita severa
- dor de cabeça severa ou súbita
- dor no peito, virilha ou perna - especialmente na panturrilha
- dor, fraqueza ou dormência no braço ou na perna
- falta de ar repentina
- discurso arrastado repentino
Você pode parar o sangramento da pílula?
A melhor maneira de parar o sangramento da pílula é tomar a mesma à mesma hora todos os dias. Para a maioria das pessoas, o sangramento avariado após três meses de tomar a pílula conforme indicado.
Se você continuar com sangramento não programado, fale com seu médico sobre outras maneiras de parar de detectar a pílula. O seu médico pode prescrever uma pílula de baixa dose ou estrogênio suplementar.
A linha inferior
O sangramento da pílula é comum, especialmente nos primeiros meses de uso da pílula. É um pouco inconveniente, mas não é um sinal de que sua pílula não está funcionando e não deve impedi-lo de continuar tomando a pílula.
Consulte o seu médico se o sangramento vaginal persistir, se for acompanhado por outros sintomas ou se você perdeu uma pílula e pensa que pode estar grávida.