Qual é a diferença entre uma infecção por fungos e uma infecção do trato urinário (ITU)?
Contente
- Qual é a diferença?
- Sintomas
- Causas
- Quão comuns são infecções do trato urinário e infecções por fungos e quem as contrai?
- Você deve consultar um médico?
- Diagnóstico
- Tratamento
- Quanto tempo leva para se recuperar?
- Você pode prevenir infecções do trato urinário e infecções por fungos?
- Leve embora
Qual é a diferença?
Se sentir desconforto na sua área genital ou ao urinar, você pode ter uma infecção. Dois tipos de infecções que comumente afetam essas áreas são infecções do trato urinário (ITU) e infecções fúngicas. Esses tipos de infecções geralmente ocorrem em mulheres, mas os homens também podem pegá-las. Embora ambas sejam condições distintas, alguns de seus sintomas, causas e métodos de prevenção são semelhantes. Ambos devem ser vistos por um médico para tratamento e ambos são curáveis.
Embora as infecções do trato urinário e as infecções por fungos sejam muito diferentes, é possível ter os dois ao mesmo tempo. De fato, tratar uma UTI com antibióticos às vezes pode levar a uma infecção por fungos.
Sintomas
UTIs e infecções fúngicas são infecções diferentes. Os sintomas podem estar na mesma área geral, mas são distintos.
Os sintomas da ITU geralmente afetam a micção. Eles podem causar uma sensação de queimação ao urinar, ou você pode precisar urinar com mais frequência. Os sintomas da infecção por fungos podem incluir dor ao urinar, mas você também experimentará dor e coceira na área afetada. As infecções por leveduras vaginais também costumam causar uma descarga espessa e leitosa.
Sintomas de ITU | Sintomas de infecção por fungos |
dor e queimação ao urinar | dor ao urinar ou fazer sexo |
sentindo a necessidade de urinar com mais frequência do que o normal, mesmo quando você não precisa se aliviar | coceira na área afetada (como vagina e vulva) |
despertar do sono para ir ao banheiro | inchaço na área afetada (para uma infecção por fungos vaginal, que seria na vagina e na vulva) |
urina descolorida ou turva que pode estar vermelha ou rosada pelo sangue | dor na área afetada |
urina fétida | ter corrimento vaginal incomum, geralmente inodoro, de aspecto espesso e leitoso (para infecções por fungos vaginais) |
febre ou calafrios, vômitos ou náusea, que podem ser sinais de infecção mais grave | |
dor ou sensação de pressão na parte inferior do abdômen, nas costas e nos lados | |
dor na pélvis, especialmente se você é uma mulher |
UTIs que afetam a parte inferior do seu sistema urinário são menos graves. As ITUs mais próximas dos rins podem causar mais complicações e sintomas mais fortes.
Causas
UTIs ocorrem quando você coloca bactérias em seu sistema urinário. O seu sistema urinário inclui:
- rins
- ureteres
- bexiga
- uretra
Você não precisa ser sexualmente ativo para experimentar uma UTI. Algumas coisas que podem causar a acumulação de bactérias na uretra e levar a uma UTI incluem:
- contato com as fezes, que contém bactérias, como E. Coli
- sexo
- exposição a IST
- o uso de espermicidas e diafragmas durante o sexo
- não esvaziar a bexiga regularmente ou adiar a micção com frequência
Levedura infecções ocorrem quando muito do fungo conhecido como Candida se acumula em uma área úmida da pele, causando uma infecção. Seu corpo já pode conter esse fungo, mas você experimenta efeitos colaterais adversos e uma infecção quando se acumula na pele. Você pode obter essa condição mesmo se não for sexualmente ativo. Algumas causas de infecções fúngicas vaginais incluem:
- alterações no sistema imunológico causadas por estresse, doença, gravidez e outros fatores
- medicamentos, como controle de natalidade, antibióticos e esteróides, entre outros
- hormonas
- alto nível de açúcar no sangue (como com diabetes mal gerenciado)
- vestindo roupas íntimas ou calças apertadas ou restritivas que criam um ambiente úmido na área vaginal
Quão comuns são infecções do trato urinário e infecções por fungos e quem as contrai?
As ITUs são comuns, com 10 em 25 mulheres e 3 em 25 homens sofrendo uma ITU durante a vida. As mulheres experimentam ITUs com mais frequência que os homens porque a uretra de uma mulher é mais curta que a de um homem e mais próxima da vagina e do ânus, resultando em mais exposição a bactérias.
Você também pode estar mais exposto a uma UTI se:
- são sexualmente ativos
- está grávida
- estão usando atualmente ou usaram antibióticos recentemente
- são obesos
- passaram pela menopausa
- deram à luz vários filhos
- tem diabetes
- tem ou teve uma pedra nos rins ou outro bloqueio no trato urinário
- tem um sistema imunológico enfraquecido
As mulheres experimentam infecções por fungos com mais freqüência do que os homens, e 75% das mulheres sofrem de infecção por fungos durante a vida. As infecções por fungos geralmente ocorrem na vagina e na vulva, mas você também pode obter uma infecção por fungos no peito se estiver amamentando e em outras áreas úmidas do corpo, como a boca. Uma infecção vaginal por levedura não é uma infecção sexualmente transmissível, mas em raras ocasiões você pode transmiti-la ao seu parceiro durante o sexo.
Seu risco de contrair uma infecção vaginal por levedura aumenta se:
- você está entre puberdade e menopausa
- você está grávida
- você usa controle de natalidade hormonal
- você tem diabetes e não gerencia açúcar no sangue com eficácia
- você está usando ou usou recentemente antibióticos ou esteróides
- você usa produtos em sua área vaginal como duchas
- você tem um sistema imunológico comprometido
Você deve consultar um médico?
UTIs e infecções fúngicas devem ser revisadas e diagnosticadas pelo seu médico para evitar que elas piorem. UTIs não tratadas podem levar a uma infecção renal mais grave. As infecções por fungos também podem ser algo mais sério ou os sintomas podem ser de outra condição, como uma infecção sexualmente transmissível.
Diagnóstico
UTIs e infecções fúngicas são diagnosticadas de maneira diferente.
Uma ITU é diagnosticada com uma amostra de urina. Você será solicitado a encher um copo pequeno com urina no meio do fluxo. Um laboratório testará a urina para determinadas bactérias para diagnosticar a condição.
Uma infecção por fungos será diagnosticada depois de tomar uma zaragatoa da área afetada. Um laboratório testará o cotonete para o fungo Candida. O seu médico também realizará um exame físico da área afetada para verificar se há inchaço e outros sintomas.
O seu médico pode realizar testes tanto para uma infecção do trato urinário quanto para uma infecção por fungos se suspeitar que você tem uma infecção ou outra, mas não puder diagnosticá-la a partir de um exame físico.
Tratamento
UTIs e infecções fúngicas são facilmente tratáveis.
Você receberá antibióticos para uma UTI. Você pode sentir alívio dos sintomas após tomar os antibióticos por alguns dias. Você precisará terminar toda a rodada de antibióticos para impedir que a UTI retorne.
Infecções fúngicas requerem medicamentos antifúngicos. Estes podem ser prescritos ou adquiridos sem receita médica e estão disponíveis em uma variedade de tratamentos. Você pode tomar um medicamento por via oral, usar uma substância tópica ou até mesmo inserir um supositório. A duração do tratamento varia e pode variar de uma dose a várias doses ao longo de uma semana. Assim como as UTIs, você deve tomar o medicamento para infecção por fungos durante todo o período recomendado para evitar que a doença volte.
É possível que você tenha UTIs recorrentes e infecções por fungos que exijam um tratamento mais agressivo. O seu médico descreverá esses tratamentos se você tiver várias infecções em um curto período de tempo.
Quanto tempo leva para se recuperar?
As infecções do trato urinário e as infecções por fungos devem desaparecer após a toma de medicamentos em dias ou algumas semanas. Você deve tomar medicamentos prescritos ou vendidos sem receita, conforme indicado durante todo o período de tempo recomendado para impedir que a infecção retorne.
Você pode prevenir infecções do trato urinário e infecções por fungos?
Você pode prevenir infecções do trato urinário e infecções por fungos praticando uma boa higiene e fazendo alterações no seu guarda-roupa. Aqui estão algumas dicas de prevenção:
- Limpe da frente para trás após um movimento intestinal.
- Use roupas íntimas de algodão.
- Evite roupas apertadas ao redor da área genital, como meia-calça e calças restritivas.
- Troque o maiô molhado rapidamente.
- Não lave ou use spray vaginal ou desodorizantes perto de seus órgãos genitais.
- Evite produtos de higiene feminina perfumados.
Prevenção adicional de ITUs incluem:
- usando o banheiro com frequência
- lavando regularmente
- beber regularmente muito líquido
- urinar antes e depois do sexo
Também é possível que beber suco de cranberry possa prevenir infecções do trato urinário. Os resultados da pesquisa são mistos. Certifique-se de escolher uma versão sem açúcar. Se o suco estiver muito azedo, você pode regá-lo para torná-lo mais saboroso.
Você também pode reduzir suas chances de contrair uma infecção por fungos se:
- evitar banhos quentes e banheiras de hidromassagem
- mude seus produtos femininos frequentemente
- controlar o açúcar no sangue se você tem diabetes
Leve embora
UTIs e infecções fúngicas são comuns entre as mulheres. Os homens também podem experimentar essas infecções. Existem muitas maneiras de impedir que essas condições ocorram.
Consulte o seu médico imediatamente se você suspeitar de uma infecção do trato urinário ou infecção do trato urinário. O seu médico pode usar testes para diagnosticar sua condição e ajudá-lo a ser tratado imediatamente. Ambas as condições podem ser curadas dentro de alguns dias ou semanas.