Substituição do cotovelo - descarga
Você fez uma cirurgia para substituir a articulação do cotovelo por peças artificiais (próteses).
O cirurgião fez um corte (incisão) na parte de trás da parte superior ou inferior do braço e removeu o tecido danificado e partes dos ossos. O cirurgião então colocou a articulação artificial no lugar e fechou a pele com suturas (pontos).
Agora que você está indo para casa, certifique-se de seguir as instruções do seu cirurgião sobre como cuidar do seu novo cotovelo. Use as informações abaixo como um lembrete.
Enquanto estava no hospital, você deveria ter recebido remédios para dor. Você também aprendeu como controlar o inchaço ao redor de sua nova articulação.
Seu cirurgião ou fisioterapeuta pode ter ensinado exercícios para fazer em casa.
A área do cotovelo pode ficar quente e sensível por 2 a 4 semanas após a cirurgia. O inchaço deve diminuir durante este período.
Na primeira semana após a cirurgia, você pode usar uma tala macia no braço para segurar o cotovelo no lugar. Após a cicatrização da incisão, pode ser necessário usar uma tala ou cinta mais rígida que tenha uma dobradiça.
Arranje alguém para ajudar nas tarefas como fazer compras, tomar banho, fazer as refeições e tarefas domésticas por até 6 semanas. Você pode querer fazer algumas mudanças em sua casa para que seja mais fácil para você cuidar de si mesmo.
Você precisará esperar de 4 a 6 semanas antes de poder dirigir. Seu cirurgião ou fisioterapeuta dirá quando estiver tudo bem.
Você pode começar a usar o cotovelo 12 semanas após a cirurgia. A recuperação total pode levar até um ano.
O quanto você pode usar seu braço e quando você pode começar a usá-lo dependerá da condição do seu novo cotovelo. Certifique-se de perguntar ao cirurgião quais limites você pode ter.
O cirurgião fará com que você vá à fisioterapia para ajudá-lo a ganhar força e usar o braço:
- Se você tiver uma tala, pode precisar esperar algumas semanas para iniciar a terapia.
- Antes de iniciar a fisioterapia, pergunte ao seu cirurgião se você deve começar a aumentar o movimento do cotovelo dobrando-o suavemente para a frente e para trás. Se sentir dor ou problemas com a incisão ao fazer isso, você pode estar dobrando muito o cotovelo e precisa parar.
- Reduza a dor após a fisioterapia, colocando gelo na articulação por 15 minutos. Enrole o gelo em um pano. NÃO coloque gelo diretamente na pele, pois isso pode causar queimaduras.
Após a primeira semana, você poderá usar a tala apenas durante o sono. Pergunte ao seu cirurgião se está tudo bem. Você precisará evitar carregar qualquer coisa ou puxar itens, mesmo quando a tala estiver removida.
Em 6 semanas, você deve ser capaz de aumentar lentamente as atividades diárias para ajudar a fortalecer o cotovelo e o braço.
- Pergunte ao seu cirurgião ou fisioterapeuta quanto peso você pode levantar.
- Você também pode precisar fazer exercícios de amplitude de movimento para os ombros e a coluna.
Em 12 semanas, você deve ser capaz de levantar mais peso. Pergunte ao seu cirurgião ou fisioterapeuta quais outras atividades você pode fazer neste momento. Seu novo cotovelo provavelmente terá algumas limitações.
Certifique-se de saber a maneira correta de usar o cotovelo antes de iniciar qualquer atividade ou mover o braço por qualquer motivo. Pergunte ao seu cirurgião ou fisioterapeuta se você pode:
- Levante coisas mais pesadas do que 2,5 a 6,8 kg (5 a 15 libras) pelo resto da vida.
- Jogue golfe ou tênis ou atire objetos (como uma bola) pelo resto da vida.
- Faça qualquer atividade que o obrigue a erguer o cotovelo repetidamente, como tirar uma pá ou atirar uma bola de basquete.
- Faça atividades de bloqueio ou soco, como martelar.
- Faça esportes de impacto, como boxe ou futebol.
- Faça atividades físicas que precisem de parar e iniciar movimentos rápidos ou girar com o cotovelo.
- Empurre ou puxe objetos pesados.
Os pontos da ferida serão removidos cerca de 1 semana após a cirurgia. Mantenha o curativo (curativo) sobre a ferida limpo e seco. Você pode trocar o curativo todos os dias, se quiser.
- NÃO tome banho antes de sua consulta de acompanhamento com seu cirurgião. Seu cirurgião dirá quando você pode começar a tomar banho. Quando você começar a tomar banho novamente, deixe a água escorrer sobre a incisão, mas não deixe a água bater nela. NÃO esfregue.
- NÃO mergulhe a ferida em banheiras, banheiras de hidromassagem ou piscina por pelo menos as primeiras 3 semanas.
A dor é normal após a cirurgia de substituição do cotovelo. Deve melhorar com o tempo.
Seu cirurgião lhe dará uma receita de remédio para dor. Após a cirurgia, preencha-o quando for para casa, para que você tenha quando precisar. Tome o remédio para dor quando começar a sentir dor. Esperar demais permite que a dor piore do que deveria.
O ibuprofeno ou outro medicamento antiinflamatório também pode ajudar. Pergunte ao seu médico quais outros medicamentos são seguros para tomar com o seu analgésico. Siga exatamente as instruções sobre como tomar seus medicamentos.
Medicamentos narcóticos para a dor (codeína, hidrocodona e oxicodona) podem causar prisão de ventre. Se estiver tomando, beba muito líquido e coma frutas e vegetais e outros alimentos ricos em fibras para ajudar a manter as fezes relaxadas.
NÃO beba álcool nem conduza se estiver a tomar analgésicos narcóticos. Este medicamento pode deixá-lo com muito sono para dirigir com segurança.
Ligue para o cirurgião ou enfermeira se você tiver algum dos seguintes:
- O sangue está encharcando seu curativo e o sangramento não para quando você pressiona a área
- A dor não passa depois que você toma o remédio para a dor
- Você tem inchaço ou dor no braço
- Dormência ou formigamento nos dedos ou na mão
- Sua mão ou dedos parecem mais escuros do que o normal ou são frios ao toque
- Você tem vermelhidão, dor, inchaço ou secreção amarelada de sua incisão
- Você tem uma temperatura superior a 101 ° F (38,3 ° C)
- Sua nova articulação do cotovelo parece solta, como se estivesse se movendo ou mudando
Artroplastia total do cotovelo - alta; Substituição endoprotética do cotovelo - alta
- Prótese de cotovelo
Koehler SM, Ruch DS. Artroplastia total do cotovelo. In: Lee DH, Neviaser RJ, eds. Técnicas Operatórias: Cirurgia de Ombro e Cotovelo. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 49.
Ozgur SE, Giangarra CE. O cotovelo total. In: Giangarra CE, Manske RC, eds. Reabilitação Clínica Ortopédica: Uma Abordagem de Equipe. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 11.
Throckmorton TW. Artroplastia de ombro e cotovelo. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 12.
- Substituição de cotovelo
- Osteoartrite
- Artrite reumatóide
- Tratamento da ferida cirúrgica - aberto
- Lesões e distúrbios do cotovelo