Artrite psoriática
A artrite psoriática é um problema articular (artrite) que geralmente ocorre com uma doença de pele chamada psoríase.
A psoríase é um problema de pele comum que causa manchas vermelhas na pele. É uma condição inflamatória contínua (crônica). A artrite psoriática ocorre em cerca de 7% a 42% das pessoas com psoríase. A psoríase ungueal está associada à artrite psoriática.
Na maioria dos casos, a psoríase vem antes da artrite. Em algumas pessoas, a artrite vem antes da doença de pele. No entanto, ter psoríase disseminada grave parece aumentar a chance de contrair artrite psoriática.
A causa da artrite psoriática é desconhecida. Genes, sistema imunológico e fatores ambientais podem desempenhar um papel. É provável que as doenças da pele e das articulações tenham causas semelhantes. No entanto, eles podem não ocorrer juntos.
A artrite pode ser leve e envolver apenas algumas articulações. As articulações nas pontas dos dedos das mãos ou dos pés podem ser mais afetadas. A artrite psoriática costuma ser irregular, causando artrite apenas em um lado do corpo.
Em algumas pessoas, a doença pode ser grave e afetar muitas articulações, incluindo a coluna vertebral. Os sintomas na coluna incluem rigidez e dor. Eles ocorrem com mais frequência na parte inferior da coluna e no sacro.
Algumas pessoas com artrite psoriática podem ter inflamação dos olhos.
Na maioria das vezes, as pessoas com artrite psoriática apresentam as alterações cutâneas e ungueais da psoríase. Freqüentemente, a pele piora ao mesmo tempo que a artrite.
Os tendões podem ficar inflamados com artrite psoriática. Os exemplos incluem o tendão de Aquiles, a fáscia plantar e a bainha do tendão da mão.
Durante um exame físico, o profissional de saúde procurará:
- Inchaço nas articulaçoes
- Manchas na pele (psoríase) e corrosão nas unhas
- Ternura
- Inflamação nos olhos
Radiografias articulares podem ser feitas.
Não existem exames de sangue específicos para artrite psoriática ou psoríase. Podem ser feitos testes para descartar outros tipos de artrite:
- Fator reumatóide
- Anticorpos anti-CCP
O provedor pode testar um gene chamado HLA-B27. Pessoas com envolvimento das costas têm maior probabilidade de ter HLA-B27.
Seu provedor pode dar antiinflamatórios não esteróides (AINEs) para reduzir a dor e o inchaço das articulações.
A artrite que não melhora com AINEs terá de ser tratada com medicamentos chamados medicamentos antirreumáticos modificadores da doença (DMARDs). Esses incluem:
- Metotrexato
- Leflunomida
- Sulfassalazina
Apremilast é outro medicamento usado no tratamento da artrite psoriática.
Novos medicamentos biológicos são eficazes para a artrite psoriática progressiva que não é controlada com DMARDs. Estes medicamentos bloqueiam uma proteína chamada fator de necrose tumoral (TNF). Eles geralmente são úteis para doenças de pele e articulações da artrite psoriática. Estes medicamentos são administrados por injeção.
Outros novos medicamentos biológicos estão disponíveis para tratar a artrite psoriática que está progredindo mesmo com o uso de DMARDs ou agentes anti-TNF. Esses medicamentos também são administrados por injeção.
Articulações muito doloridas podem ser tratadas com injeções de esteróides. Eles são usados quando apenas uma ou algumas articulações estão envolvidas. A maioria dos especialistas não recomenda corticosteroides orais para a artrite psoriática. Seu uso pode piorar a psoríase e interferir no efeito de outros medicamentos.
Em casos raros, a cirurgia pode ser necessária para reparar ou substituir as articulações danificadas.
Pessoas com inflamação dos olhos devem consultar um oftalmologista.
Seu provedor pode sugerir uma combinação de descanso e exercícios. A fisioterapia pode ajudar a aumentar o movimento articular. Você também pode usar terapia de calor e frio.
A doença às vezes é leve e afeta apenas algumas articulações. No entanto, em muitas pessoas com artrite psoriática, ocorrem danos nas articulações nos primeiros anos. Em algumas pessoas, a artrite muito forte pode causar deformidades nas mãos, pés e coluna vertebral.
A maioria das pessoas com artrite psoriática que não melhora com AINEs deve consultar um reumatologista, um especialista em artrite, junto com um dermatologista para psoríase.
O tratamento precoce pode aliviar a dor e prevenir lesões nas articulações, mesmo em casos muito graves.
Ligue para o seu médico se desenvolver sintomas de artrite junto com psoríase.
Artrite - psoriática; Psoríase - artrite psoriática; Espondiloartrite - artrite psoriática; PsA
- Psoríase - gutata nos braços e no peito
- Psoríase - gutata na bochecha
Bruce IN, Ho PYP. Características clínicas da artrite psoriática. In: Hochberg MC, Gravallese EM, Silman AJ, Smolen JS, Weinblatt ME, Weisman MH, eds. Reumatologia. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 128.
Gladman D, Rigby W., Azevedo VF, et al. Tofacitinibe para artrite psoriática em pacientes com resposta inadequada aos inibidores de TNF. N Engl J Med. 2017; 377:1525-1536.
Smolen JS, Schöls M, Braun J, et al. Tratamento da espondiloartrite axial e espondiloartrite periférica, especialmente a artrite psoriática, objetivo: atualização de 2017 das recomendações por uma força-tarefa internacional. Ann Rheum Dis. 2018; 77 (1): 3-17. PMID: 28684559 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28684559/.
Veale DJ, Orr C. Gestão da artrite psoriática. In: Hochberg MC, Gravallese EM, Silman AJ, Smolen JS, Weinblatt ME, Weisman MH, eds. Reumatologia. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 131.