Dar banho em um paciente na cama
Alguns pacientes não podem sair da cama com segurança para tomar banho. Para essas pessoas, o banho diário na cama pode ajudar a manter a pele saudável, controlar o odor e aumentar o conforto. Se mover o paciente causar dor, planeje dar-lhe um banho no leito depois que a pessoa tiver recebido o analgésico e ele tiver feito efeito.
Incentive o paciente a se envolver tanto quanto possível no banho.
Um banho no leito é um bom momento para inspecionar a pele do paciente em busca de vermelhidão e feridas. Preste atenção especial às dobras da pele e áreas ósseas ao verificar.
Você vai precisar de:
- Tigela grande de água quente
- Sabonete (sabão normal ou sem enxágue)
- Duas toalhinhas ou esponjas
- Toalha seca
- Loção
- Suprimentos de barbear, se você está planejando fazer a barba do paciente
- Pente ou outros produtos para os cabelos
Se você lavar o cabelo do paciente, use um shampoo seco que penteie ou uma bacia projetada para lavar o cabelo na cama. Este tipo de bacia possui um tubo no fundo que permite manter a cama seca antes de drenar a água posteriormente.
As seguintes etapas devem ser seguidas ao dar um banho no leito:
- Traga todos os suprimentos necessários para a cabeceira do paciente. Eleve a cama a uma altura confortável para evitar forçar as costas.
- Explique ao paciente que você está prestes a dar-lhe banho no leito.
- Certifique-se de descobrir apenas a área do corpo que está lavando. Isso evitará que a pessoa fique com muito frio. Ele também fornece privacidade.
- Enquanto o paciente está deitado de costas, comece lavando o rosto e vá em direção aos pés. Em seguida, role o paciente para o lado e lave as costas.
- Para lavar a pele de um paciente, primeiro umedeça a pele e, em seguida, aplique suavemente uma pequena quantidade de sabão. Verifique com o paciente se a temperatura está boa e se você não está esfregando com muita força.
- Certifique-se de enxaguar todo o sabão e, em seguida, seque a área. Aplique a loção antes de cobrir a área.
- Traga água quente e fresca para a cabeceira do paciente com uma toalha limpa para lavar as áreas privadas. Primeiro lave os órgãos genitais, depois vá em direção às nádegas, sempre lavando da frente para trás.
Banho de cama; Esponja de banho
Cruz Vermelha Americana. Auxiliar na limpeza e arrumação pessoal. In: Cruz Vermelha americana. Livro didático de treinamento de auxiliares de enfermagem da Cruz Vermelha Americana. 3ª ed. Cruz Vermelha Americana; 2013: cap 13.
Smith SF, Duell DJ, Martin BC, Gonzalez L, Aebersold M. Tomando banho, arrumando a cama e mantendo a integridade da pele. In: Smith SF, Duell DJ, Martin BC, Gonzalez L, Aebersold M, eds. Habilidades de enfermagem clínica: habilidades básicas a avançadas. 9ª ed. New York, NY: Pearson; 2017: cap 8.
Timby BK. Ajudando nas necessidades básicas. In: Timby BK, ed. Fundamentos de habilidades e conceitos de enfermagem. 11ª ed. Filadélfia, PA: Wolters Kluwer Saúde: Lippincott Williams & Wilkens. 2017: unidade 5.
- Cuidadores