Injeções subcutâneas (SQ)
Injeção subcutânea (SQ ou Sub-Q) significa que a injeção é administrada no tecido adiposo, logo abaixo da pele.
Uma injeção SQ é a melhor maneira de administrar alguns medicamentos a si mesmo, incluindo:
- Insulina
- Anticoagulantes
- Drogas de fertilidade
As melhores áreas do seu corpo para se auto-aplicar uma injeção SQ são:
- Braços superiores. Pelo menos 3 polegadas (7,5 centímetros) abaixo do ombro e 3 polegadas (7,5 centímetros) acima do cotovelo, na lateral ou nas costas.
- Parte externa da parte superior das coxas.
- Área da barriga. Abaixo das costelas e acima dos ossos do quadril, a pelo menos 5 centímetros de distância do umbigo.
O local da injeção deve ser saudável, o que significa que não deve haver vermelhidão, inchaço, cicatrizes ou outros danos à pele ou ao tecido abaixo da pele.
Mude o local da injeção de uma injeção para a seguinte, com pelo menos 1 polegada de distância. Isso manterá sua pele saudável e ajudará seu corpo a absorver bem o medicamento.
Você precisará de uma seringa com uma agulha SQ conectada a ela. Essas agulhas são muito curtas e finas.
- NÃO use a mesma agulha e seringa mais de uma vez.
- Se o invólucro ou tampa na extremidade da seringa estiver quebrado ou faltando, descarte-o em seu recipiente para perfurocortantes. Use uma nova agulha e seringa.
Você pode obter seringas na farmácia que já vêm cheias com a dose correta do seu medicamento. Ou você pode precisar encher sua seringa com a dose correta do frasco do medicamento. De qualquer forma, verifique o rótulo do medicamento para ter certeza de que está tomando o medicamento correto e a dose correta. Verifique também a data no rótulo para se certificar de que o medicamento não está desatualizado.
Além de uma seringa, você precisará de:
- 2 compressas embebidas em álcool
- 2 ou mais compressas de gaze limpas
- Um recipiente para perfurocortantes
As seguintes etapas devem ser seguidas:
- Para ajudar a prevenir infecções, lave as mãos com sabão e água corrente por pelo menos 1 minuto. Lave cuidadosamente entre os dedos e as costas, palmas e dedos de ambas as mãos.
- Seque as mãos com uma toalha de papel limpa.
- Limpe a pele no local da injeção com uma compressa embebida em álcool. Comece no ponto que você planeja injetar e limpe em um movimento circular, afastando-se do ponto inicial.
- Deixe sua pele secar ao ar ou seque-a com uma compressa de gaze limpa.
As seguintes etapas devem ser seguidas ao preparar sua seringa:
- Segure a seringa como um lápis na mão com que você escreve, apontando a ponta da agulha para cima.
- Retire a tampa da agulha.
- Toque na seringa com o dedo para mover as bolhas de ar para o topo.
- Empurre cuidadosamente o êmbolo para cima até que a linha escura do êmbolo esteja alinhada com a linha da sua dose correta.
Se estiver enchendo sua seringa com remédio, você precisará aprender a técnica adequada para encher uma seringa com remédio.
As seguintes etapas devem ser seguidas ao injetar o medicamento:
- Com a mão que não está segurando a seringa, aperte 2,5 centímetros da pele e do tecido adiposo (não o músculo) entre os dedos.
- Insira rapidamente a agulha completamente na pele comprimida em um ângulo de 90 graus (ângulo de 45 graus se não houver muito tecido adiposo).
- Assim que a agulha estiver totalmente inserida, pressione lentamente o êmbolo ou o botão de injeção para injetar todo o medicamento.
- Solte a pele e puxe a agulha.
- Coloque a agulha em seu recipiente para objetos cortantes.
- Pressione uma gaze limpa no local e mantenha a pressão por alguns segundos para estancar o sangramento.
- Lave as mãos quando terminar.
Injeções SQ; Injeções Sub-Q; Injeção subcutânea de diabetes; Injeção subcutânea de insulina
Miller JH, Moake M. Procedures. In: Hospital Johns Hopkins; Hughes HK, Kahl LK, eds. Manual de Harriet Lane. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 3.
Smith SF, Duell DJ, Martin BC, Gonzalez L, Aebersold M. Administração de medicamentos. In: Smith SF, Duell DJ, Martin BC, Gonzalez L, Aebersold M, eds. Habilidades de enfermagem clínica: habilidades básicas a avançadas. 9ª ed. New York, NY: Pearson; 2017: cap 18.
Valentin VL. Injeções. In: Dehn R, Asprey D, eds. Procedimentos Clínicos Essenciais. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 13.