Doença de von Willebrand

A doença de Von Willebrand é o distúrbio hemorrágico hereditário mais comum.
A doença de von Willebrand é causada por uma deficiência do fator de von Willebrand. O fator de von Willebrand ajuda as plaquetas sanguíneas a se aglutinarem e a aderirem à parede do vaso sanguíneo, o que é necessário para a coagulação normal do sangue. Existem vários tipos de doença de von Willebrand.
Uma história familiar de distúrbio hemorrágico é o principal fator de risco.
Os sintomas podem incluir:
- Sangramento menstrual anormal
- Sangramento das gengivas
- Hematomas
- Hemorragias nasais
- Erupção cutânea
Observação: A maioria das mulheres com sangramento menstrual intenso ou prolongado não tem a doença de von Willebrand.
A doença de Von Willebrand pode ser difícil de diagnosticar. Níveis baixos do fator de von Willebrand e sangramento nem sempre significam que você tem a doença de von Willebrand.
Os testes que podem ser feitos para diagnosticar esta doença incluem:
- Tempo de hemorragia
- Tipagem sanguínea
- Nível de fator VIII
- Análise da função plaquetária
- Contagem de plaquetas
- Teste de cofator de ristocetina
- Testes específicos do fator de Von Willebrand
O tratamento pode incluir DDAVP (desamino-8-arginina vasopressina). É um medicamento que aumenta o nível do fator de von Willebrand e reduz as chances de sangramento.
No entanto, o DDAVP não funciona para todos os tipos de doença de von Willebrand. Devem ser feitos testes para determinar que tipo de von Willebrand você tem. Se for fazer uma cirurgia, o seu médico pode dar-lhe DDAVP antes da cirurgia para ver se os níveis do fator de von Willebrand aumentam.
O medicamento Alfanato (fator anti-hemofílico) é aprovado para diminuir o sangramento em pessoas com a doença que precisam passar por cirurgia ou qualquer outro procedimento invasivo.
O plasma sanguíneo ou certas preparações de fator VIII também podem ser usados para diminuir o sangramento.
O sangramento pode diminuir durante a gravidez. As mulheres com essa condição geralmente não apresentam sangramento excessivo durante o parto.
Esta doença é transmitida por meio de famílias. O aconselhamento genético pode ajudar os futuros pais a compreender o risco para seus filhos.
O sangramento pode ocorrer após a cirurgia ou quando você arranca um dente.
A aspirina e outros antiinflamatórios não esteróides (AINEs) podem piorar essa condição. Não tome estes medicamentos sem primeiro falar com o seu médico.
Ligue para o seu provedor se o sangramento ocorrer sem motivo.
Se você tem a doença de von Willebrand e está programado para uma cirurgia ou está em um acidente, certifique-se de que você ou sua família falem aos provedores sobre sua condição.
Transtorno de sangramento - von Willebrand
Formação de coágulo sanguíneo
Coágulos de sangue
Flood VH, Scott JP. Doença de Von Willebrand. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 504.
James P, Rydz N. Structure, biology, and genetics of von Willebrand factor. Em: Hoffman R, Benz EJ, Silberstein LE, et al, eds. Hematologia: Princípios Básicos e Prática. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap. 138.
Neff AT. Doença de Von Willebrand e anomalias hemorrágicas da função plaquetária e vascular. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 164.
Samuels P. Complicações hematológicas da gravidez. Em: Landon MB, Galan HL, Jauniaux ERM et al, eds. Obstetrícia de Gabbe: gestações normais e problemáticas. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 49.