Autor: Joan Hall
Data De Criação: 28 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Leucemia mielóide crônica (CML) - Medicamento
Leucemia mielóide crônica (CML) - Medicamento

A leucemia mielóide crônica (LMC) é um câncer que começa na medula óssea. Este é o tecido mole no centro dos ossos que ajuda a formar todas as células sanguíneas.

A CML causa um crescimento descontrolado de células imaturas e maduras que produzem um certo tipo de glóbulo branco chamado células mieloides. As células doentes se acumulam na medula óssea e no sangue.

A causa da LMC está relacionada a um cromossomo anormal chamado cromossomo Filadélfia.

A exposição à radiação pode aumentar o risco de desenvolver CML. A exposição à radiação pode ser proveniente de tratamentos de radiação usados ​​no passado para tratar câncer de tireoide ou linfoma de Hodgkin ou de um desastre nuclear.

Demora muitos anos para desenvolver leucemia por exposição à radiação. A maioria das pessoas tratadas de câncer com radiação não desenvolve leucemia. E a maioria das pessoas com LMC não foi exposta à radiação.

A LMC ocorre com mais frequência em adultos de meia-idade e em crianças.

A leucemia mielóide crônica é agrupada em fases:

  • Crônica
  • Acelerado
  • Crise de explosão

A fase crônica pode durar meses ou anos. A doença pode ter poucos ou nenhum sintoma durante esse período. A maioria das pessoas é diagnosticada nesta fase, quando fazem exames de sangue por outros motivos.


A fase acelerada é uma fase mais perigosa. As células de leucemia crescem mais rapidamente. Os sintomas comuns incluem febre (mesmo sem infecção), dor nos ossos e baço inchado.

A LMC não tratada leva à fase de crise blástica. Pode ocorrer sangramento e infecção devido à insuficiência da medula óssea.

Outros possíveis sintomas de uma crise explosiva incluem:

  • Hematomas
  • Sudorese excessiva (suores noturnos)
  • Fadiga
  • Febre
  • Pressão sob as costelas esquerdas inferiores de um baço inchado
  • Erupção cutânea - pequenas marcas vermelhas pontuais na pele (petéquias)
  • Fraqueza

Um exame físico geralmente revela um baço inchado. Um hemograma completo (CBC) mostra um aumento do número de leucócitos com muitas formas imaturas presentes e um aumento do número de plaquetas. Estas são partes do sangue que ajudam a coagular o sangue.

Outros testes que podem ser feitos incluem:

  • Biópsia de medula óssea
  • Teste de sangue e medula óssea para a presença do cromossomo Filadélfia
  • Contagem de plaquetas

Os medicamentos que têm como alvo a proteína anormal produzida pelo cromossomo Filadélfia costumam ser o primeiro tratamento para a LMC. Esses medicamentos podem ser tomados na forma de comprimidos. Pessoas tratadas com esses medicamentos geralmente entram em remissão rapidamente e podem permanecer em remissão por muitos anos.


Às vezes, a quimioterapia é usada primeiro para reduzir a contagem de leucócitos se ela estiver muito alta no momento do diagnóstico.

A fase da crise explosiva é muito difícil de tratar. Isso ocorre porque há uma contagem muito alta de glóbulos brancos imaturos (células de leucemia) que são resistentes ao tratamento.

A única cura conhecida para a CML é um transplante de medula óssea ou transplante de células-tronco. A maioria das pessoas, entretanto, não precisa de um transplante porque os medicamentos direcionados são bem-sucedidos. Discuta suas opções com seu oncologista.

Você e seu médico podem precisar lidar com muitos outros problemas ou preocupações durante o tratamento da leucemia, incluindo:

  • Gerenciando seus animais de estimação durante a quimioterapia
  • Problemas de sangramento
  • Comer calorias suficientes quando você está doente
  • Inchaço e dor na boca
  • Alimentação segura durante o tratamento do câncer

Você pode aliviar o estresse da doença ingressando em um grupo de apoio ao câncer. Compartilhar com outras pessoas que têm experiências e problemas comuns pode ajudá-lo a não se sentir sozinho.


Os medicamentos direcionados melhoraram muito as perspectivas para as pessoas com LMC. Quando os sinais e sintomas da LMC desaparecem e os hemogramas e a biópsia da medula óssea parecem normais, a pessoa é considerada em remissão. A maioria das pessoas pode permanecer em remissão por muitos anos enquanto toma este medicamento.

O transplante de células-tronco ou medula óssea é frequentemente considerado em pessoas cuja doença reaparece ou piora durante o tratamento com os medicamentos iniciais. O transplante também pode ser recomendado para pessoas diagnosticadas em fase acelerada ou crise blástica.

A crise blástica pode levar a complicações, incluindo infecção, sangramento, fadiga, febre inexplicada e problemas renais. A quimioterapia pode ter efeitos colaterais graves, dependendo dos medicamentos usados.

Evite a exposição à radiação quando possível.

CML; Leucemia mielóide crônica; CGL; Leucemia granulocítica crônica; Leucemia - granulocítica crônica

  • Transplante de medula óssea - secreção
  • Aspiração de medula óssea
  • Leucemia mielocítica crônica - visão microscópica
  • Leucemia mielocítica crônica
  • Leucemia mielocítica crônica

Kantarjian H, Cortes J. Chronic myeloid leukemia. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Kastan MB, Doroshow JH, Tepper JE, eds. Oncologia Clínica de Abeloff. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 98.

Site do National Cancer Institute. Versão profissional de saúde para tratamento de leucemia mielóide crônica (PDQ). www.cancer.gov/types/leukemia/hp/cml-treatment-pdq. Atualizado em 8 de fevereiro de 2019. Acessado em 20 de março de 2020.

Site da National Comprehensive Cancer Network. Diretrizes de prática clínica da NCCN em oncologia: (diretrizes da NCCN). Leucemia mieloide crônica. Versão 3.2020. www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/cml.pdf. Atualizado em 30 de janeiro de 2020. Acessado em 23 de março de 2020.

Radich J. Chronic myeloid leukemia. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 175.

Publicações Populares

É normal sangrar após tomar o plano B?

É normal sangrar após tomar o plano B?

O Plano B One-tep é uma marca de contracepção de emergência em receita (OTC). Você pode uá-lo como backup e upeitar que eu controle de natalidade tenha falhado, e equeceu...
10 causas de dor nas costas e no peito

10 causas de dor nas costas e no peito

Exitem vária razõe pela quai você pode entir dore no peito e na parte uperior da cota que ocorrem junta. A caua podem etar relacionada ao coração, trato digetivo e outra parte...