Perder peso após a gravidez
Você deve planejar para retornar ao seu peso anterior à gravidez de 6 a 12 meses após o parto. A maioria das mulheres perde metade do peso do bebê em 6 semanas após o parto (pós-parto). O resto sai na maioria das vezes nos próximos meses.
Uma dieta saudável com exercícios diários ajudará você a perder peso. A amamentação também pode ajudar na perda de peso pós-parto.
Seu corpo precisa de tempo para se recuperar do parto. Se você perder peso logo após o parto, pode levar mais tempo para se recuperar. Aguarde até o check-up de 6 semanas antes de tentar emagrecer. Se você estiver amamentando, espere até que seu bebê tenha pelo menos 2 meses de idade e seu suprimento de leite normalize antes de cortar drasticamente as calorias.
- Tenha como objetivo uma perda de peso de cerca de um quilo e meio por semana. Você pode fazer isso comendo alimentos saudáveis e acrescentando exercícios, uma vez que seu médico autorize a atividade física regular.
- Mulheres que amamentam exclusivamente precisam de cerca de 500 calorias a mais por dia do que antes da gravidez. Obtenha essas calorias de escolhas saudáveis, como frutas, vegetais, grãos inteiros e proteínas magras.
- NÃO deixe cair abaixo do número mínimo de calorias de que você precisa.
Se você está amamentando, vai querer perder peso lentamente. A perda de peso muito rápida pode fazer com que você produza menos leite. Perder cerca de um quilo e meio (670 gramas) por semana não deve afetar seu suprimento de leite ou sua saúde.
A amamentação faz seu corpo queimar calorias, o que ajuda você a perder peso. Se você for paciente, poderá se surpreender com a quantidade de peso que perde naturalmente durante a amamentação.
Estas dicas de alimentação saudável o ajudarão a perder peso com segurança.
- NÃO pule refeições. Com um novo bebê, muitas mães esquecem de comer. Se você não comer, terá menos energia e isso não o ajudará a perder peso.
- Faça 5 a 6 pequenas refeições por dia com lanches saudáveis entre elas (em vez de 3 refeições maiores).
- Tomar café da manhã. Mesmo que você não coma normalmente de manhã, adquira o hábito de tomar café da manhã. Isso lhe dará energia para começar o dia e evitar que você se sinta cansado mais tarde.
- Desacelerar. Ao comer sem pressa, você perceberá que é mais fácil dizer que está satisfeito. É tentador fazer várias tarefas ao mesmo tempo, mas se você se concentrar na refeição, será menos provável que coma demais.
- Quando você for fazer um lanche, tente incluir alimentos com fibras e proteínas para ajudar a mantê-lo satisfeito (como pimentão cru ou cenoura com molho de feijão, fatias de maçã com manteiga de amendoim ou uma fatia de torrada de trigo integral com ovo cozido ) Beba pelo menos 12 xícaras de líquido por dia.
- Mantenha uma garrafa de água perto do local onde costuma alimentar o bebê, assim você se lembrará de beber quando o fizerem.
- Limite as bebidas como refrigerantes, sucos e outros líquidos com adição de açúcar e calorias. Eles podem aumentar e impedir que você perca peso. Evite produtos com adoçantes artificiais.
- Escolha frutas inteiras ao invés de suco de frutas. Os sucos de frutas devem ser ingeridos com moderação, pois podem contribuir com calorias extras. Frutas inteiras fornecem vitaminas e nutrientes e contêm mais fibras, o que ajuda você a se sentir satisfeito com menos calorias.
- Escolha alimentos grelhados ou assados em vez de alimentos fritos.
- Limite doces, açúcar, gordura saturada e gorduras trans.
NÃO faça uma dieta radical (não comer o suficiente) ou uma dieta da moda (dietas populares que limitam certos tipos de alimentos e nutrientes). Eles provavelmente farão você perder quilos no início, mas os primeiros quilos que você perde são fluidos e voltarão.
Outros quilos que você perde em uma dieta radical podem ser músculos em vez de gordura. Você vai ganhar de volta qualquer gordura que perder em uma dieta radical, assim que voltar à alimentação normal.
Você pode não conseguir retornar à sua forma exata antes da gravidez. Para muitas mulheres, a gravidez causa mudanças duradouras no corpo. Você pode ter uma barriga mais macia, quadris mais largos e uma cintura maior. Faça com que seus objetivos sobre seu novo corpo sejam realistas.
Uma dieta saudável combinada com exercícios regulares é a melhor maneira de perder peso. O exercício o ajudará a perder gordura em vez de músculos.
Quando estiver pronto para começar a perder peso, coma um pouco menos e se mova um pouco mais a cada dia. Pode ser tentador entrar em uma rotina difícil para perder peso rapidamente. Mas a perda rápida de peso não é saudável e é difícil para o corpo.
Não exagere. Uma caminhada rápida pelo quarteirão com seu bebê no carrinho é uma ótima maneira de começar a adicionar exercícios à sua rotina diária.
Berger AA, Peragallo-Urrutia R, Nicholson WK. Revisão sistemática do efeito da nutrição individual e combinada e intervenções de exercícios no peso, adiposidade e resultados metabólicos após o parto: evidências para o desenvolvimento de diretrizes comportamentais para controle de peso pós-parto. BMC Gravidez e Parto. 2014; 14: 319. PMID: 25208549 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25208549.
Isley MM, Katz VL. Cuidados pós-parto e considerações de saúde a longo prazo. Em: Gabbe SG, Niebyl JR, Simpson JL, et al, eds. Obstetrícia: gestações normais e problemáticas. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 23.
Lawrence RA, Lawrence RM. Nutrição materna e suplementos para mães e bebês. In: Lawrence RA, Lawrence RM, eds. Amamentação: um guia para a profissão médica. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 9.
Newton ER. Lactação e amamentação. Em: Gabbe SG, Niebyl JR, Simpson JL, et al, eds. Obstetrícia: gestações normais e problemáticas. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 24.
Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA e Departamento de Agricultura dos EUA. 2015-2020 Diretrizes Alimentares para Americanos. 8ª Edição. Dezembro de 2015. health.gov/dietaryguidelines/2015/resources/2015-2020_Dietary_Guidelines.pdf. Acessado em 8 de novembro de 2019.
- Cuidados pós-parto
- Controle de peso