Botulismo
O botulismo é uma doença rara, mas grave, causada por Clostridium botulinum bactérias. A bactéria pode entrar no corpo através de feridas ou ingerindo-as de alimentos enlatados ou conservados inadequadamente.
Clostridium botulinum é encontrado no solo e na água não tratada em todo o mundo. Produz esporos que sobrevivem em alimentos conservados inadequadamente ou enlatados, onde produzem uma toxina.Quando ingerida, mesmo pequenas quantidades dessa toxina podem causar intoxicações graves. Os alimentos que podem ser contaminados são vegetais enlatados em casa, carne de porco e presunto curados, peixe defumado ou cru e mel ou xarope de milho, batatas cozidas em papel alumínio, suco de cenoura e alho picado em óleo.
O botulismo infantil ocorre quando um bebê come esporos e as bactérias crescem no trato gastrointestinal do bebê. A causa mais comum de botulismo infantil é comer mel ou xarope de milho ou usar chupetas revestidas com mel contaminado.
Clostridium botulinum pode ser encontrada normalmente nas fezes de alguns bebês. Os bebês desenvolvem botulismo quando a bactéria cresce em seus intestinos.
O botulismo também pode ocorrer se a bactéria entrar em feridas abertas e aí produzir toxinas.
Cerca de 110 casos de botulismo ocorrem nos Estados Unidos a cada ano. A maioria dos casos ocorre em bebês.
Os sintomas geralmente aparecem de 8 a 36 horas após a ingestão de alimentos contaminados com a toxina. NÃO há febre com esta infecção.
Em adultos, os sintomas podem incluir:
- Cólicas abdominais
- Dificuldade respiratória que pode levar a insuficiência respiratória
- Dificuldade em engolir e falar
- Visão dupla
- Náusea
- Vômito
- Fraqueza com paralisia (igual em ambos os lados do corpo)
Os sintomas em bebês podem incluir:
- Prisão de ventre
- Babando
- Má alimentação e sucção fraca
- Desconforto respiratório
- Choro fraco
- Fraqueza, perda de tônus muscular
O profissional de saúde fará um exame físico. Pode haver sinais de:
- Reflexos tendinosos profundos ausentes ou diminuídos
- Reflexo de vômito ausente ou diminuído
- Pálpebra caída
- Perda da função muscular, começando na parte superior do corpo e descendo
- Intestino paralisado
- Deficiência de fala
- Retenção de urina com incapacidade de urinar
- Visão embaçada
- Sem febre
Exames de sangue podem ser feitos para identificar a toxina. Uma cultura de fezes também pode ser solicitada. Os testes de laboratório podem ser feitos no alimento suspeito para confirmar o botulismo.
Você precisará de remédios para combater a toxina produzida pela bactéria. O medicamento é denominado antitoxina botulínica.
Você terá que ficar no hospital se tiver problemas respiratórios. Um tubo pode ser inserido pelo nariz ou boca na traqueia para fornecer uma via aérea para o oxigênio. Você pode precisar de uma máquina de respiração.
Pessoas com problemas para engolir podem receber fluidos através de uma veia (por via intravenosa). Um tubo de alimentação pode ser inserido.
Os provedores devem informar às autoridades de saúde estaduais ou aos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos sobre as pessoas com botulismo, para que os alimentos contaminados sejam removidos das lojas.
Algumas pessoas recebem antibióticos, mas eles nem sempre ajudam.
O tratamento imediato reduz significativamente o risco de morte.
Os problemas de saúde que podem resultar do botulismo incluem:
- Pneumonia por aspiração e infecção
- Fraqueza duradoura
- Problemas do sistema nervoso por até 1 ano
- Desconforto respiratório
Vá para a sala de emergência ou ligue para o número de emergência local (como o 911) se você suspeitar de botulismo.
NUNCA dê mel ou xarope de milho para bebês menores de 1 ano de idade - nem mesmo dê um gostinho na chupeta.
Evite o botulismo infantil amamentando apenas, se possível.
Sempre jogue fora as latas cheias ou alimentos em conserva com mau cheiro. A esterilização de alimentos enlatados caseiros por cozimento sob pressão a 121 ° C (250 ° F) por 30 minutos pode reduzir o risco de botulismo. Visite o site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças para obter mais informações sobre a segurança de conservas caseiras em www.cdc.gov/foodsafety/communication/home-canning-and-botulism.html.
Mantenha as batatas assadas embrulhadas em papel alumínio quentes ou na geladeira, não em temperatura ambiente. Óleos com alho ou outras ervas também devem ser refrigerados, assim como o suco de cenoura. Certifique-se de definir a temperatura do refrigerador para 50 ° F (10 ° C) ou menos.
Botulismo infantil
- Bactérias
Birch TB, Bleck TP. Botulismo (Clostridium botulinum) In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 245.
Norton LE, Schleiss MR. Botulismo (Clostridium botulinum) In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 237.