Diabetes gestacional - autocuidado
O diabetes gestacional é um alto nível de açúcar no sangue (glicose) que começa durante a gravidez. Se você foi diagnosticado com diabetes gestacional, aprenda como controlar o açúcar no sangue para que você e seu bebê permaneçam saudáveis.
A insulina é um hormônio produzido em um órgão denominado pâncreas. O pâncreas está abaixo e atrás do estômago. A insulina é necessária para mover o açúcar do sangue para as células do corpo. Dentro das células, a glicose é armazenada e, posteriormente, usada como energia. Os hormônios da gravidez podem impedir que a insulina faça seu trabalho. Quando isso acontece, o nível de glicose pode aumentar no sangue de uma mulher grávida.
Com diabetes gestacional:
- Em muitos casos, não há sintomas.
- Os sintomas leves podem incluir aumento da sede ou tremores. Na maioria das vezes, esses sintomas não são fatais para a mulher grávida.
- Uma mulher pode dar à luz um bebê grande. Isso pode aumentar a chance de problemas com a entrega.
- Uma mulher tem um risco maior de hipertensão durante a gravidez.
Ficar grávida quando você atinge seu peso corporal ideal pode ajudar a diminuir suas chances de contrair diabetes gestacional. Se você está acima do peso, tente perder peso antes da gravidez.
Se você desenvolver diabetes gestacional:
- Uma dieta saudável pode manter o açúcar no sangue controlado e pode evitar que você precise de medicamentos. Uma alimentação saudável também pode evitar que você ganhe muito peso durante a gravidez. Muito ganho de peso pode aumentar o risco de diabetes gestacional.
- Seu médico, enfermeiro ou nutricionista criará uma dieta exclusiva para você. Seu médico pode pedir que você controle o que come.
- Os exercícios ajudam a manter o açúcar no sangue sob controle. Uma atividade de baixo impacto, como caminhar, é um tipo de exercício seguro e eficaz. Tente caminhar 1 a 2 milhas (1,6 a 3,2 quilômetros) de cada vez, 3 ou mais vezes por semana. Nadar ou usar uma máquina elíptica funcionam tão bem. Pergunte ao seu profissional de saúde que tipo de exercício, e quanto, é melhor para você.
- Se a mudança na dieta e os exercícios não controlam o nível de açúcar no sangue, pode ser necessário um medicamento oral (tomado por via oral) ou terapia com insulina (injeções)
As mulheres que seguem o plano de tratamento e mantêm o açúcar no sangue normal ou próximo do normal durante a gravidez devem ter um bom resultado.
O açúcar no sangue muito alto aumenta os riscos de:
- Natimorto
- Bebê muito pequeno (restrição de crescimento fetal) ou bebê muito grande (macrossomia)
- Trabalho de parto difícil ou parto cesáreo (cesariana)
- Problemas com açúcar no sangue ou eletrólitos no bebê durante os primeiros dias após o parto
Você pode ver como está se saindo testando seu nível de açúcar no sangue em casa. O seu provedor pode pedir que você verifique o seu açúcar no sangue várias vezes ao dia.
A forma mais comum de verificar é picar o dedo e tirar uma gota de sangue. Em seguida, você coloca a gota de sangue em um monitor (máquina de teste) que mede a glicose no sangue. Se o resultado for muito alto ou muito baixo, você precisará monitorar de perto o seu nível de açúcar no sangue.
Seus provedores acompanharão seu nível de açúcar no sangue com você. Certifique-se de saber qual deve ser o seu nível de açúcar no sangue.
Gerenciar o açúcar no sangue pode parecer muito trabalhoso. Mas muitas mulheres são motivadas pelo desejo de garantir que tanto elas quanto o bebê tenham o melhor resultado possível.
O seu provedor irá examinar cuidadosamente você e o seu bebê durante a gravidez. Isso incluirá:
- Visitas com seu provedor todas as semanas
- Ultrassons que mostram o tamanho do seu bebê
- Um teste sem estresse que mostra se seu bebê está bem
Se você precisa de insulina ou medicamento oral para controlar o açúcar no sangue, pode ser necessário induzir o parto 1 ou 2 semanas antes da data prevista.
Mulheres com diabetes gestacional devem ser vigiadas de perto após o parto. Eles também devem continuar a ser examinados em futuras consultas clínicas quanto a sinais de diabetes.
Os níveis elevados de açúcar no sangue geralmente voltam ao normal após o parto. Ainda assim, muitas mulheres com diabetes gestacional desenvolvem diabetes dentro de 5 a 10 anos após o parto. O risco é maior em mulheres obesas.
Ligue para o seu provedor para os seguintes problemas relacionados ao diabetes:
- Seu bebê parece estar se movendo menos na sua barriga
- Você tem visão turva
- Você está com mais sede do que o normal
- Você tem náuseas e vômitos que não vão embora
É normal sentir-se estressado ou deprimido por estar grávida e por ter diabetes. Mas, se essas emoções estiverem oprimindo você, ligue para o seu provedor. Sua equipe de saúde está aqui para ajudá-lo.
Gravidez - diabetes gestacional; Cuidado pré-natal - diabetes gestacional
Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia; Comissão de Boletins de Prática - Obstetrícia. Boletim prático nº 137: Diabetes mellitus gestacional. Obstet Gynecol. 2013; 122 (2 Pt 1): 406-416. PMID: 23969827 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23969827.
American Diabetes Association. 14. Controle do diabetes na gravidez: padrões de cuidados médicos no diabetes - 2019. Diabetes Care. 2019; 42 (Suplemento 1): S165-S172. PMID: 30559240 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30559240.
Landon MB, Catalano PM, Gabbe SG. Diabetes mellitus complicando a gravidez. Em: Gabbe SG, Niebyl JR, Simpson JL, et al, eds. Obstetrícia: gestações normais e problemáticas. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 40.
Metzger BE. Diabetes mellitus e gravidez. Em: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinologia: Adulto e pediátrico. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 45.
- Diabetes e Gravidez