Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 10 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Darbepoetin alfa Injection - Drug Information
Vídeo: Darbepoetin alfa Injection - Drug Information

Contente

Todos os pacientes:

O uso da injeção de darbepoetina alfa aumenta o risco de que coágulos sanguíneos se formem ou se movam para as pernas, pulmões ou cérebro. Informe o seu médico se você tem ou já teve uma doença cardíaca e se você já teve um derrame. Ligue para seu médico imediatamente ou obtenha ajuda médica de emergência se sentir algum dos seguintes sintomas: dor, sensibilidade, vermelhidão, calor e / ou inchaço nas pernas; frieza ou palidez em um braço ou perna; falta de ar; tosse que não passa ou que expele sangue; dor no peito; dificuldade repentina para falar ou entender a fala; confusão repentina; fraqueza súbita ou dormência de um braço ou perna (especialmente em um lado do corpo) ou do rosto; dificuldade repentina para caminhar, tontura ou perda de equilíbrio ou coordenação; ou desmaio. Se estiver a ser tratado com hemodiálise (tratamento para remover resíduos do sangue quando os rins não estão a funcionar), pode formar-se um coágulo sanguíneo no seu acesso vascular (local onde o tubo de hemodiálise se liga ao seu corpo). Informe o seu médico se o seu acesso vascular parar de funcionar normalmente.


O seu médico ajustará a sua dose de injeção de darbepoetina alfa de forma que o seu nível de hemoglobina (quantidade de uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos) seja alto o suficiente para que você não precise de uma transfusão de glóbulos vermelhos (transferência dos glóbulos vermelhos de uma pessoa para outra corpo da pessoa para tratar a anemia grave). Se receber darbepoetina alfa suficiente para aumentar a hemoglobina para um nível normal ou próximo do normal, existe um risco maior de sofrer um AVC ou desenvolver problemas cardíacos graves ou potencialmente fatais, incluindo ataque cardíaco e insuficiência cardíaca. Ligue para seu médico imediatamente ou obtenha ajuda médica de emergência se sentir algum dos seguintes sintomas: dor no peito, pressão de compressão ou sensação de aperto; falta de ar; náusea, tontura, suor e outros sinais precoces de ataque cardíaco; desconforto ou dor nos braços, ombros, pescoço, mandíbula ou costas; ou inchaço das mãos, pés ou tornozelos.

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à injeção de darbepoetina alfa. O seu médico pode diminuir a sua dose ou dizer-lhe para parar de usar a injeção de darbepoetina alfa por um período de tempo se os testes mostrarem que você está em alto risco de sofrer efeitos colaterais graves. Siga as instruções do seu médico com cuidado.


O seu médico ou farmacêutico dar-lhe-á a ficha de informação do paciente do fabricante (Guia de Medicação) quando iniciar o tratamento com darbepoetina alfa e cada vez que reabastecer a sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.

Fale com o seu médico sobre os riscos da administração de darbepoetina alfa.

Pacientes com câncer:

Em estudos clínicos, pessoas com certos tipos de câncer que receberam injeção de darbepoetina alfa morreram mais cedo ou tiveram crescimento do tumor, um retorno do câncer ou câncer que se espalhou mais cedo do que as pessoas que não receberam a medicação. Se você tem câncer, deve receber a dose mais baixa possível de injeção de darbepoetina alfa. Você só deve receber injeção de darbepoetina alfa para tratar a anemia causada por quimioterapia se a quimioterapia continuar por pelo menos 2 meses após o início do tratamento com injeção de darbepoetina alfa e se não houver uma grande chance de que o seu câncer seja curado. O tratamento com injeção de darbepoetina alfa deve ser interrompido quando terminar o seu ciclo de quimioterapia.


Um programa denominado Programa de Oncologia ESA APPRISE foi estabelecido para diminuir os riscos do uso de injeção de darbepoetina alfa para tratar a anemia causada por quimioterapia. O seu médico terá de completar o treino e inscrever-se neste programa antes de poder receber a injeção de darbepoetina alfa. Como parte do programa, você receberá informações por escrito sobre os riscos do uso da injeção de darbepoetina alfa e precisará assinar um formulário antes de receber a medicação para mostrar que o seu médico discutiu com você os riscos da injeção de darbepoetina alfa. O seu médico fornecerá mais informações sobre o programa e responderá a quaisquer perguntas que você tenha sobre o programa e o seu tratamento com injeção de darbepoetina alfa.

A injeção de darbepoetina alfa é utilizada para tratar a anemia (um número inferior ao normal de glóbulos vermelhos) em pessoas com insuficiência renal crónica (doença em que os rins param de funcionar lenta e permanentemente ao longo de um período de tempo). A injeção de darbepoetina alfa também é usada para tratar a anemia causada por quimioterapia em pessoas com certos tipos de câncer. A darbepoetina alfa não pode ser usada no lugar de uma transfusão de glóbulos vermelhos para tratar anemia grave e não demonstrou melhorar o cansaço ou o mal-estar que pode ser causado pela anemia. A darbepoetina alfa está em uma classe de medicamentos chamados agentes estimuladores da eritropoiese (AEEs). Atua fazendo com que a medula óssea (tecido mole dentro dos ossos onde o sangue é produzido) produza mais glóbulos vermelhos.

A injeção de darbepoetina alfa é apresentada como uma solução (líquido) para injetar por via subcutânea (logo abaixo da pele) ou por via intravenosa (numa veia). Geralmente é injetado uma vez a cada 1 a 4 semanas. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use a injeção de darbepoetina alfa exatamente como dirigido. Não use mais ou menos dele ou use-o com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

O seu médico irá iniciar com uma dose baixa de injeção de darbepoetina alfa e ajustar a sua dose dependendo dos seus resultados laboratoriais e de como se sente. O seu médico também pode dizer-lhe para parar de usar a injeção de darbepoetina alfa por algum tempo. Siga estas instruções cuidadosamente.

A injeção de darbepoetina alfa ajudará a controlar a sua anemia apenas enquanto continuar a usá-la. Pode demorar 2 a 6 semanas ou mais antes de sentir todos os benefícios da injeção de darbepoetina alfa. Continue a usar a injeção de darbepoetina alfa mesmo que se sinta bem. Não pare de usar a injeção de darbepoetina alfa sem falar com o seu médico.

As injeções de darbepoetina alfa podem ser administradas por um médico ou enfermeiro, ou o seu médico pode decidir que você mesmo pode injetar darbepoetina alfa, ou que um amigo ou parente pode dar as injeções. Você e a pessoa que irá administrar as injeções devem ler as informações do fabricante para o paciente que vem com a injeção de darbepoetina alfa antes de usá-la pela primeira vez em casa. Peça ao seu médico para mostrar a você ou à pessoa que vai injetar o medicamento como injetá-lo.

A injeção de darbepoetina alfa é apresentada em seringas pré-cheias e em frascos para injectáveis ​​para serem usados ​​com seringas descartáveis. Se estiver a utilizar frascos para injectáveis ​​de darbepoetina alfa, o seu médico ou farmacêutico dir-lhe-á que tipo de seringa deve usar. Não use nenhum outro tipo de seringa porque você pode não obter a quantidade certa de medicamento.

Não agite a injeção de darbepoetina alfa. Se agitar a injeção de darbepoetina alfa, pode parecer espumoso e não deve ser usado.

Sempre injete a injeção de darbepoetina alfa em sua própria seringa. Não o dilua com nenhum líquido e não o misture com nenhum outro medicamento.

Você pode injetar a injeção de darbepoetina alfa em qualquer lugar na parte externa dos braços, no estômago, exceto na área de 5 centímetros ao redor do umbigo (umbigo), na parte frontal do meio das coxas e nas áreas externas superiores de suas nádegas. Escolha um novo local cada vez que injetar darbepoetina alfa. Não injete darbepoetina alfa em locais sensíveis, vermelhos, com hematomas ou duros, ou que apresentem cicatrizes ou estrias.

Se você está sendo tratado com diálise (tratamento para remover resíduos do sangue quando os rins não estão funcionando), seu médico pode lhe dizer para injetar o medicamento em sua porta de acesso venoso (local onde o tubo de diálise é conectado ao seu corpo). Pergunte ao seu médico se tiver alguma dúvida sobre como injetar o seu medicamento.

Sempre observe a solução para injeção de darbepoetina alfa antes de injetá-la. Certifique-se de que a seringa pré-cheia ou o frasco esteja rotulado com o nome correto e a dosagem do medicamento e uma data de validade que não tenha expirado. Se você estiver usando um frasco para injectáveis, certifique-se de que tem uma tampa colorida e, se estiver a usar uma seringa pré-cheia, verifique se a agulha está coberta com a tampa cinzenta e se a manga de plástico amarela não foi puxada sobre a agulha . Verifique também se a solução é límpida e incolor e não contém grumos, flocos ou partículas. Se houver algum problema com a medicação, ligue para o farmacêutico e não injete.

Não use seringas pré-cheias, seringas descartáveis ​​ou frascos para injetáveis ​​de darbepoetina alfa mais de uma vez. Descarte as seringas usadas em um recipiente resistente a perfurações. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico como eliminar o recipiente resistente a perfurações.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de usar a injeção de darbepoetina alfa,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a darbepoetina alfa, epoetina alfa (Epogen, Procrit), qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes da injeção de darbepoetina alfa.Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes. Se for usar seringas pré-cheias, informe o seu médico se você ou a pessoa que vai injetar o medicamento é alérgica ao látex.
  • informe o seu médico se você tem ou teve pressão arterial elevada e se alguma vez teve aplasia eritrocitária pura (PRCA; um tipo de anemia grave que pode se desenvolver após o tratamento com um AEE, como injeção de darbepoetina alfa ou injeção de epoetina alfa). O seu médico pode dizer-lhe para não usar a injeção de darbepoetina alfa.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve convulsões. Se você estiver usando uma injeção de darbepoetina alfa para tratar a anemia causada por doença renal crônica, informe o seu médico se você tem ou já teve câncer.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar durante o uso de injeção de darbepoetina alfa, ligue para o seu médico.
  • antes da cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o seu médico ou dentista que você está sendo tratado com injeção de darbepoetina alfa. É especialmente importante informar o seu médico que você está usando injeção de darbepoetina alfa se você for fazer cirurgia de revascularização do miocárdio (CABG) ou cirurgia para tratar um problema ósseo. Seu médico pode prescrever um anticoagulante ('diluente do sangue') para evitar a formação de coágulos durante a cirurgia.

O seu médico pode prescrever uma dieta especial para ajudar a controlar a sua pressão arterial e para ajudar a aumentar os seus níveis de ferro, para que a injeção de darbepoetina alfa possa funcionar da melhor forma possível. Siga estas instruções cuidadosamente e pergunte ao seu médico ou nutricionista se tiver alguma dúvida.

Ligue para o seu médico para perguntar o que fazer se você se esquecer de uma dose da injeção de darbepoetina alfa. Não use uma dose dupla para compensar uma dose perdida.

A injeção de darbepoetina alfa pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • tosse
  • dor de estômago
  • vermelhidão, inchaço, hematoma, coceira ou caroço no local onde você injetou darbepoetina alfa

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum dos seguintes sintomas, ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:

  • irritação na pele
  • coceira
  • dificuldade em respirar ou engolir
  • respiração ofegante
  • rouquidão
  • inchaço do rosto, garganta, língua, lábios, olhos, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
  • pulso rápido
  • cansaço excessivo
  • falta de energia
  • tontura
  • desmaio
  • pele pálida

A injeção de darbepoetina alfa pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum ou se não se sentir bem enquanto estiver usando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem em que veio, bem fechada e fora do alcance das crianças. Assim que o frasco para injetáveis ​​ou a seringa pré-cheia forem retirados da embalagem, mantenha-os tapados para protegê-los da luz ambiente até a dose ser administrada. Guarde a injeção de darbepoetina alfa na geladeira, mas não a congele. Descarte qualquer medicamento que tenha sido congelado.

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Mantenha todas as consultas com o seu médico. O seu médico irá monitorizar a sua pressão arterial frequentemente durante o tratamento com injeção de darbepoetina alfa.

Antes de fazer qualquer teste laboratorial, informe o seu médico e a equipe do laboratório que você está usando a injeção de darbepoetina alfa.

Não deixe ninguém usar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Aranesp®
Última revisão - 15/04/2016

Publicações.

Qual é a diferença entre levantamento terra e agachamento, e qual é melhor para aumentar a força da parte inferior do corpo?

Qual é a diferença entre levantamento terra e agachamento, e qual é melhor para aumentar a força da parte inferior do corpo?

Deadlift e agachamento ão exercício eficaze para ganhar força na parte inferior do corpo. Ambo fortalecem o múculo da perna e glúteo, ma ativam grupo muculare ligeiramente dif...
O que saber sobre escopofobia ou medo de ser encarado

O que saber sobre escopofobia ou medo de ser encarado

A ecopofobia é um medo exceivo de er obervado. Embora não eja incomum e entir anioo ou deconfortável em ituaçõe em que provavelmente você é o centro da atenç...