Tuberculose disseminada
A tuberculose disseminada é uma infecção micobacteriana na qual as micobactérias se espalham dos pulmões para outras partes do corpo através do sangue ou do sistema linfático.
A infecção de tuberculose (TB) pode se desenvolver após a inalação de gotículas pulverizadas no ar por uma tosse ou espirro de alguém infectado com o Mycobacterium tuberculosis bactéria. A infecção pulmonar resultante é chamada de TB primária.
O local usual da TB são os pulmões (TB pulmonar), mas outros órgãos podem estar envolvidos. Nos Estados Unidos, a maioria das pessoas com tuberculose primária melhora e não tem mais evidências da doença. A tuberculose disseminada se desenvolve em um pequeno número de pessoas infectadas cujo sistema imunológico não consegue conter a infecção primária.
A doença disseminada pode ocorrer semanas após a infecção primária. Às vezes, isso não ocorre até anos depois de você ser infectado. É mais provável que você pegue este tipo de TB se tiver um sistema imunológico enfraquecido devido a uma doença (como AIDS) ou certos medicamentos. Bebês e adultos mais velhos também correm maior risco.
O risco de contrair TB aumenta se você:
- Estão perto de pessoas que têm a doença (como durante viagens ao exterior)
- Viva em condições de superlotação ou sujas
- Ter má nutrição
Os seguintes fatores podem aumentar a taxa de infecção por TB em uma população:
- Aumento das infecções por HIV
- Aumento do número de moradores de rua com moradias instáveis (meio ambiente e nutrição inadequados)
- O aparecimento de cepas de TB resistentes a medicamentos
A tuberculose disseminada pode afetar muitas áreas diferentes do corpo. Os sintomas dependem das áreas afetadas do corpo e podem incluir:
- Dor abdominal ou inchaço
- Arrepios
- Tosse e falta de ar
- Fadiga
- Febre
- Desconforto geral, mal-estar ou mal-estar geral (mal-estar)
- Dor nas articulações
- Pele pálida devido à anemia (palidez)
- Suando
- Glândulas inchadas
- Perda de peso
O profissional de saúde fará um exame físico. Isso pode mostrar:
- Fígado inchado
- Gânglios linfáticos inchados
- Baço inchado
Os testes que podem ser solicitados incluem:
- Biópsias e culturas de órgãos ou tecidos afetados
- Broncoscopia para biópsia ou cultura
- Raio-x do tórax
- Tomografia computadorizada da área afetada
- A fundoscopia pode revelar lesões retinianas
- Teste de sangue com liberação de interferon gama, como o teste QFT-Gold para testar a exposição anterior à TB
- Biópsia pulmonar
- Cultura de micobactérias de medula óssea ou sangue
- Biópsia pleural
- Teste de tuberculina (teste PPD)
- Exame de escarro e culturas
- Toracentese
O objetivo do tratamento é curar a infecção com medicamentos que combatem a bactéria da tuberculose. O tratamento da TB disseminada envolve uma combinação de vários medicamentos (geralmente 4). Todos os medicamentos são mantidos até que os testes de laboratório mostrem qual funciona melhor.
Pode ser necessário tomar muitos comprimidos diferentes por 6 meses ou mais. É muito importante que você tome os comprimidos conforme as instruções de seu provedor.
Quando as pessoas não tomam seus medicamentos para tuberculose conforme as instruções, a infecção pode se tornar muito mais difícil de tratar. A bactéria da TB pode se tornar resistente ao tratamento. Isso significa que os medicamentos não funcionam mais.
Quando houver preocupação de que uma pessoa possa não tomar todos os medicamentos conforme as instruções, o provedor pode precisar observar a pessoa tomar os medicamentos prescritos. Essa abordagem é chamada de terapia diretamente observada. Nesse caso, os medicamentos podem ser administrados 2 ou 3 vezes por semana, conforme prescrito pelo provedor.
Você pode precisar ficar em casa ou ser internado em um hospital por 2 a 4 semanas para evitar a propagação da doença a outras pessoas até que você não seja mais contagioso.
Seu provedor pode ser obrigado por lei a relatar sua doença de TB ao departamento de saúde local. Sua equipe de saúde irá garantir que você receba o melhor atendimento.
A maioria das formas de TB disseminada responde bem ao tratamento. O tecido afetado, como ossos ou articulações, pode apresentar danos permanentes devido à infecção.
As complicações da tuberculose disseminada podem incluir:
- Síndrome da dificuldade respiratória do adulto (ARDS)
- Inflamação do fígado
- Insuficiência pulmonar
- Retorno da doença
Os medicamentos usados para tratar a TB podem causar efeitos colaterais, incluindo:
- Mudanças na visão
- Lágrimas e urina de cor laranja ou marrom
- Irritação na pele
- Inflamação do fígado
Um teste de visão pode ser feito antes do tratamento para que seu médico possa monitorar quaisquer alterações na saúde de seus olhos.
Ligue para o seu provedor se você souber ou suspeitar que foi exposto à tuberculose. Todas as formas de TB e exposição precisam de avaliação e tratamento imediatos.
A tuberculose é uma doença evitável, mesmo em pessoas que foram expostas a uma pessoa infectada. O teste cutâneo para TB é usado em populações de alto risco ou em pessoas que podem ter sido expostas à TB, como profissionais de saúde.
As pessoas que foram expostas à TB devem fazer o teste cutâneo imediatamente e fazer um teste de acompanhamento em uma data posterior, se o primeiro teste for negativo.
Um teste cutâneo positivo significa que você entrou em contato com a bactéria da tuberculose. Isso não significa que você tenha uma doença ativa ou seja contagiosa. Converse com seu médico sobre como prevenir a tuberculose.
O tratamento imediato é extremamente importante para controlar a propagação da tuberculose de quem tem tuberculose ativa para quem nunca foi infectado com tuberculose.
Alguns países com alta incidência de TB dão às pessoas uma vacina (chamada BCG) para prevenir a TB. A eficácia desta vacina é limitada e não é usada rotineiramente nos Estados Unidos.
As pessoas que fizeram BCG ainda podem fazer o teste cutâneo para TB. Discuta os resultados do teste (se positivos) com o seu provedor.
Tuberculose miliar; Tuberculose - disseminada; Tuberculose extrapulmonar
- Tuberculose no rim
- Tuberculose no pulmão
- Pulmões do trabalhador carvoeiro - radiografia de tórax
- Tuberculose avançada - radiografias de tórax
- Tuberculose miliar
- Eritema multiforme, lesões circulares - mãos
- Eritema nodoso associado à sarcoidose
- Sistema circulatório
Ellner JJ, Jacobson KR. Tuberculose. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 308.
Fitzgerald DW, Sterling TR, Haas DW. Mycobacterium tuberculosis. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e Prática de Doenças Infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 249.