Triquinose

A triquinose é uma infecção com a lombriga Trichinella spiralis.
A triquinose é uma doença parasitária causada pela ingestão de carne que não foi bem cozida e contém cistos (larvas ou vermes imaturos) de Trichinella spiralis. Este parasita pode ser encontrado em porco, urso, morsa, raposa, rato, cavalo e leão.
Animais selvagens, especialmente carnívoros (comedores de carne) ou onívoros (animais que comem carne e plantas), devem ser considerados possíveis fontes de doenças por lombrigas. Animais domésticos criados especificamente para alimentação de acordo com as diretrizes e inspeção do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (governo) podem ser considerados seguros. Por esse motivo, a triquinose é rara nos Estados Unidos, mas é uma infecção comum em todo o mundo.
Quando uma pessoa come carne de um animal infectado, os cistos de triquinela se abrem no intestino e se transformam em vermes adultos. As lombrigas produzem outros vermes que se movem através da parede intestinal e entram na corrente sanguínea. Os vermes invadem os tecidos musculares, incluindo o coração e o diafragma (o músculo respiratório sob os pulmões). Eles também podem infectar os pulmões e o cérebro. Os cistos permanecem vivos por anos.
Os sintomas de triquinose incluem:
- Desconforto abdominal, cólicas
- Diarréia
- Edema facial ao redor dos olhos
- Febre
- Dor muscular (especialmente dor muscular ao respirar, mastigar ou usar músculos grandes)
- Fraqueza muscular
Os testes para diagnosticar essa condição incluem:
- Exames de sangue, como hemograma completo (CBC), contagem de eosinófilos (um tipo de glóbulo branco), teste de anticorpos e nível de creatina quinase (uma enzima encontrada nas células musculares)
- Biópsia muscular para verificar se há vermes no músculo
Os medicamentos, como o albendazol, podem ser usados para tratar infecções nos intestinos. Uma infecção leve geralmente não precisa de tratamento. O analgésico pode ajudar a aliviar a dor muscular após as larvas invadirem os músculos.
A maioria das pessoas com triquinose não apresenta sintomas e a infecção desaparece por si mesma. As infecções mais graves podem ser difíceis de tratar, especialmente se os pulmões, o coração ou o cérebro estiverem envolvidos.
Possíveis complicações incluem:
- Encefalite (infecção e inflamação cerebral)
- Insuficiência cardíaca
- Problemas de ritmo cardíaco por inflamação do coração
- Pneumonia
Ligue para o seu médico se tiver sintomas de triquinose e recentemente comeu carne crua ou mal cozida que pode estar contaminada.
A carne de porco e de animais selvagens deve ser cozinhada até ficar bem passada (sem vestígios de rosa). Congelar a carne de porco em temperatura baixa (5 ° F ou -15 ° C ou mais frio) por 3 a 4 semanas matará os vermes. Congelar carne de caça selvagem nem sempre mata os vermes. Fumar, salgar e secar a carne também não são métodos confiáveis para matar os vermes.
Infecção parasitária - triquinose; Triquiníase; Triquinelose; Lombriga - triquinose
Trichinella spiralis no músculo humano
Órgãos do sistema digestivo
Bogitsh BJ, Carter CE, Oeltmann TN. Nematóides intestinais. In: Bogitsh BJ, Carter CE, Oeltmann TN, eds. Parasitologia Humana. 5ª ed. Waltham, MA: Elsevier Academic Press; 2019: capítulo 16.
Diemert DJ. Infecções por nematóides. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 335.
Kazura JW. Nematóides dos tecidos, incluindo triquinelose, dracunculíase, filariose, loíase e oncocercose. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 287.