Posicionando seu bebê para amamentar
Seja paciente consigo mesma enquanto aprende a amamentar. Saiba que a amamentação requer prática. Dê a si mesmo de 2 a 3 semanas para pegar o jeito.
Aprenda como posicionar seu bebê para mamar. Saiba como segurar seu bebê em diferentes posições para que seus mamilos não fiquem doloridos e você esvazie seus seios de leite.
Você se sentirá mais confortável amamentando se souber posicionar o bebê no seio. Encontre uma posição que funcione bem para você e seu bebê. Aprenda sobre amamentação:
- Participe de uma aula de amamentação.
- Observe outra pessoa amamentar.
- Pratique com uma nutriz experiente.
- Fale com um consultor de lactação. Uma consultora de lactação é especialista em amamentação. Essa pessoa pode ensinar você e seu bebê a amamentar. O consultor pode ajudar com as posições e oferecer conselhos quando seu bebê tiver problemas para sugar.
CRADLE HOLD
Este bloqueio funciona melhor para bebês que desenvolveram o controle da cabeça. Algumas novas mães têm dificuldade em guiar a boca do bebê até o seio neste aperto. Se você fez uma cesariana (cesariana), seu bebê pode colocar muita pressão em seu estômago nesta espera.
Veja como fazer o suporte do berço:
- Sente-se em uma cadeira confortável com apoio de braços ou em uma cama com travesseiros.
- Segure o bebê no colo, deitado de lado, de modo que o rosto, a barriga e os joelhos fiquem voltados para você.
- Coloque o antebraço de seu bebê sob seu braço.
- Se você estiver amamentando no seio direito, segure a cabeça do bebê na curva do braço direito. Use o braço e a mão para apoiar o pescoço, as costas e as nádegas.
- Mantenha os joelhos do seu bebê aconchegados em seu corpo.
- Se o seu mamilo doer, veja se o seu bebê escorregou e os joelhos estão voltados para o teto em vez de estarem dobrados ao lado do seu corpo. Ajuste a posição do seu bebê, se necessário.
FUTEBOL HOLD
Use o bloqueio de futebol se você teve uma cesariana. Esse apoio é bom para bebês que têm problemas para se agarrar porque você pode guiar sua cabeça. Mulheres com seios grandes ou mamilos achatados também gostam de segurar a bola de futebol.
- Segure seu bebê como uma bola de futebol. Coloque o bebê embaixo do braço do mesmo lado em que você vai mamar.
- Segure seu bebê ao seu lado, debaixo do braço.
- Segure a nuca do bebê com a mão, de forma que o nariz do bebê aponte para o seu mamilo. Os pés e as pernas do bebê estarão apontando para trás. Use a outra mão para apoiar o seio. Guie suavemente o seu bebê até o seu mamilo.
POSIÇÃO DEITADA LATERAL
Use esta posição se você teve uma cesariana ou um parto difícil que torna difícil para você sentar-se. Você pode usar essa posição quando estiver deitado na cama.
- Deite-se de lado.
- Deite seu bebê perto de você com o rosto do bebê em seu peito. Puxe seu bebê confortavelmente e coloque um travesseiro atrás das costas dele para evitar que role para trás.
Seus mamilos naturalmente fazem um lubrificante para evitar ressecamento, rachaduras ou infecções. Para manter seus mamilos saudáveis:
- Evite sabonetes e lavagem ou ressecamento de seus seios e mamilos. Isso pode causar secura e rachaduras.
- Passe um pouco de leite materno no mamilo após a alimentação para protegê-lo. Mantenha os mamilos secos para evitar rachaduras e infecções.
- Se você tiver mamilos rachados, aplique lanolina 100% pura após as mamadas.
- Experimente almofadas de mamilo de glicerina que podem ser resfriadas e colocadas sobre os mamilos para ajudar a acalmar e curar mamilos rachados ou doloridos.
Posições de amamentação; Criar vínculo com seu bebê
Balest AL, Riley MM, Bogen DL. Neonatologia. In: Zitelli BJ, McIntire SC, Nowalk AJ, eds. Atlas de Diagnóstico Físico Pediátrico de Zitelli e Davis. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 2.
Newton ER. Lactação e amamentação. Em: Gabbe SG, Niebyl JR, Simpson JL, et al, eds. Obstetrícia: gestações normais e problemáticas. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 24.
Site do Office on Women’s Health. Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. Amamentação. www.womenshealth.gov/breastfeeding/learning-breastfeed/preparing-breastfeed. Atualizado em 27 de agosto de 2018. Acessado em 2 de dezembro de 2018.