Autor: Florence Bailey
Data De Criação: 22 Marchar 2021
Data De Atualização: 26 Junho 2024
Anonim
O que são alimentos biodinâmicos e por que você deve comê-los? - Estilo De Vida
O que são alimentos biodinâmicos e por que você deve comê-los? - Estilo De Vida

Contente

Imagine uma fazenda familiar. Você provavelmente verá o sol, pastagens verdes, vacas felizes e pastando livremente, tomates vermelhos brilhantes e um velho fazendeiro alegre que trabalha dia e noite para cuidar do lugar. O que você provavelmente não está imaginando: o velho fazendeiro alegre pulverizando as plantações com pesticidas e cultivando o solo com fertilizantes artificiais e produtos químicos, ou borrifando antibióticos na ração de suas vacas antes de espremê-las em um estábulo muito pequeno.

A triste verdade é que, quando o mundo se industrializou, nosso sistema alimentar também se industrializou. Isso pode parecer uma coisa boa. (Ei, isso significa que podemos conseguir abacates durante todo o ano, qualquer híbrido de maçã específico que quisermos, e carne suficiente para satisfazer nossos desejos de hambúrguer, certo?) Mas hoje em dia, a maioria das fazendas parece mais com fábricas do que com fontes de nutrição recém-cultivada.


E é aí que entra a agricultura biodinâmica - está levando a produção de alimentos de volta às raízes.

O que é agricultura biodinâmica?

A agricultura biodinâmica é uma forma de ver uma fazenda como "um organismo vivo, independente, autossustentável e seguindo os ciclos da natureza", diz Elizabeth Candelario, diretora-gerente da Demeter, a única certificadora mundial de fazendas e produtos biodinâmicos. Pense nisso como orgânico, mas melhor.

Isso tudo pode soar super hippie idiota, mas na verdade está apenas levando a agricultura de volta ao seu básico: nada de antibióticos sofisticados, pesticidas ou fertilizantes artificiais. “Controle de pragas, controle de doenças, controle de ervas daninhas, fertilidade - todas essas coisas são tratadas através do próprio sistema de cultivo, em vez de importar as soluções de fora”, diz Candelario. Por exemplo, em vez de usar um fertilizante de nitrogênio artificial, os agricultores alternam os ciclos de cultivo, incorporam o uso de esterco animal ou plantam certas plantas fertilizantes para manter a riqueza do solo. É como Little House on the Prairie mas nos tempos modernos.


Em fazendas biodinâmicas, os agricultores se esforçam para manter um ecossistema diversificado e equilibrado com sustentabilidade ecológica, social e econômica. Teoricamente, um perfeito A fazenda biodinâmica poderia existir dentro de sua própria pequena bolha. (E a sustentabilidade não é apenas para alimentos - é para suas roupas de ginástica também!)

A agricultura biodinâmica pode estar ganhando força nos EUA agora, mas já existe há quase um século. O filósofo austríaco e reformador social Rudolf Steiner, o "pai" das práticas agrícolas biodinâmicas, o introduziu pela primeira vez na década de 1920, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Ele se espalhou para os EUA em 1938, quando a Associação Biodinâmica começou como a mais antiga organização sem fins lucrativos de agricultura sustentável na América do Norte.

Alguns dos primeiros a adotar foram os vinhedos, diz Candelario, porque viram alguns dos melhores vinhos do mundo vindos de vinhedos biodinâmicos da França e da Itália. Avance rapidamente, e outros agricultores estão começando a entender. Hoje, Candelario diz que Demeter está focada em construir marcas de produtos nacionais para que os produtos biodinâmicos cheguem aos consumidores.


“É uma tendência nascente, mas emergente na indústria de alimentos naturais, e é como o orgânico era há 30 anos”, diz ela. "Eu diria que o mesmo vai acontecer com a biodinâmica - a diferença é que já temos a indústria orgânica para aprender e não queremos levar 35 anos para chegar lá."

Qual a diferença entre o biodinâmico e o orgânico?

Pense em orgânico como um ponto intermediário entre a agricultura industrializada convencional e a agricultura biodinâmica. Na verdade, a agricultura biodinâmica é realmente a versão original da agricultura orgânica, diz Candelario. Mas isso não significa que eles sejam iguais - a biodinâmica inclui todos os padrões de processamento e cultivo do orgânico, mas se baseia neles. (P.S. Ambos são diferentes do Comércio Justo.)

Para começar, como o programa orgânico do USDA é regulamentado pelo governo dos EUA, ele é apenas nacional, enquanto a biodinâmica é reconhecida internacionalmente. (Possui filiais em 22 países e opera em mais de 50).

Em segundo lugar, uma fazenda inteira não precisa ser orgânica para produzir e vender alguns produtos orgânicos certificados; uma fazenda poderia dividir 10% de sua área cultivada em estilo orgânico. Mas um inteira fazenda deve ser certificada biodinâmica para produzir bens biodinâmicos certificados. Além disso, para ser certificado biodinâmico, 10 por cento da área plantada deve ser reservada para a biodiversidade (floresta, pântano, insetário, etc.).

Terceiro, o orgânico tem um padrão de processamento para todos os produtos (aqui está um folheto informativo sobre as práticas gerais de agricultura orgânica), enquanto a biodinâmica tem 16 padrões de processamento diferentes para diferentes tipos de produtos (vinho, laticínios, carne, produtos agrícolas, etc.).

No final, ambos tratam de eliminar as coisas assustadoras de nossa comida. Uma certificação orgânica significa que não há fertilizantes sintéticos, lodo de esgoto, irradiação ou engenharia genética usados ​​na comida e os animais de fazenda devem ser alimentados com ração orgânica, etc. A biodinâmica inclui essas diretrizes, além de tornar a fazenda ainda mais autossuficiente . Por exemplo, em vez de simplesmente exigir ração orgânica para animais, a maior parte da ração deve ser proveniente de outros processos e recursos da fazenda.

Por que você deve se preocupar em comprar biodinâmica?

Você sabe como você se sente péssimo quando come comida ruim? Ex: aquela farra de chocolate ou as três porções de batata frita de que você nem precisava, mas deixou você inchado por dias? Bem, assim como uma alimentação mais saudável pode fazer você se sentir melhor, comer alimentos cultivados de forma mais saudável pode fazer você se sentir melhor.

“Comida é remédio”, diz Candelario. "E antes mesmo de começarmos a pensar em comprar sucos de frutas com suplementos vitamínicos, conseguir uma assinatura na academia, fazer todas as coisas que fazemos porque queremos ser mais saudáveis, o primeiro lugar que devemos começar é nossa dieta. Os produtos alimentares são tão bons quanto a agricultura que os sustenta. "

Aqui, mais quatro razões pelas quais você deve considerar a compra de biodinâmica:

1. A qualidade. Uma produção de alta qualidade significa produtos de alta qualidade - como um tomate que você comprou no mercado local de seus fazendeiros (ou, melhor ainda, colhido na videira) parece ter muito mais sabor do que os da grande caixa bomboneria.

2. A nutrição. “Eles são profundamente nutritivos”, diz Candelario. Ao construir uma microbiota saudável no solo, as fazendas biodinâmicas estão construindo plantas saudáveis, que vão diretamente para o seu corpo.

3. Os fazendeiros. Ao comprar biodinâmica, "você está apoiando agricultores que estão realmente fazendo um investimento em suas fazendas para levar esses produtos ao mercado, de uma forma que seja realmente saudável para o fazendeiro, os trabalhadores agrícolas e a comunidade em que esta fazenda está inserida ," ela diz.

4. O planeta. "A biodinâmica é um padrão de agricultura regenerativa lindamente", diz Candelario. Não contribui para a mudança climática e pode até ser um remédio para ela.

Então, onde posso obter essas coisas?

A Demeter possui 200 entidades certificadas no país. Cerca de 160 são fazendas e o restante são marcas, crescendo cerca de 10% ao ano, diz Candelario. Isso significa que a disponibilidade de produtos biodinâmicos ainda é relativamente limitada - você precisa saber exatamente o que está procurando e onde procurar. Você não vai tropeçar neles na próxima corrida do Trader Joe ou no ShopRite. Mas vale a pena investir algum tempo e energia para encontrá-los. Você pode usar este localizador de produtos biodinâmicos para encontrar fazendas e varejistas perto de você. (Além disso, é a era mágica da internet, então você pode comprar coisas online.)

“Precisamos que o consumidor tenha paciência porque vai demorar um pouco para desenvolver esses produtos, porque temos que desenvolver a agricultura”, diz Candelario. "Mas quando eles veem esses produtos e procuram por eles, eles estão basicamente votando com seus dólares sobre o apoio [a essa] forma de agricultura ... enquanto, ao mesmo tempo, compram para suas famílias os produtos mais saborosos e nutritivos."

Levará algum tempo para aumentar o mercado de alimentos biodinâmicos, mas Candelario diz que acredita que a biodinâmica seguirá os passos do sucesso do rótulo orgânico: "Espero que, como base, os consumidores queiram orgânico em vez de convencional, e então em topo da pirâmide, a biodinâmica será a nova orgânica. " (Demorou cerca de 35 anos para que o orgânico se tornasse o que é hoje - é por isso que os produtos orgânicos "transitórios" foram uma coisa por um tempo.)

E uma última advertência: assim como ocorre com produtos e produtos orgânicos, os alimentos biodinâmicos resultarão em uma conta um pouco maior do mercado. “Eles têm o preço de qualquer produto artesanal”, diz Candelario. Mas se você está disposto a gastar meio salário naquele anel ~ chique ~ moderno do Brooklyn, por que não pode desembolsar um pouco mais de dinheiro pelo material que fornece nutrientes ao seu corpo?

Revisão para

Propaganda

Popular

Recaída de MS: 6 coisas a fazer durante um ataque

Recaída de MS: 6 coisas a fazer durante um ataque

A ecleroe múltipla (EM) pode er impreviível. Cerca de 85 por cento da peoa com EM ão diagnoticada com EM recorrente-remitente (EMRR), que é caracterizada por ataque recorrente alea...
Erupções e doenças de pele associadas ao HIV e AIDS: sintomas e mais

Erupções e doenças de pele associadas ao HIV e AIDS: sintomas e mais

Quando o itema imunológico do corpo é enfraquecido pelo HIV, io pode levar a doença de pele que cauam erupçõe, ferida e leõe.Problema de pele podem etar entre o primeiro ...