Os benefícios de saúde de ser um otimista versus um pessimista
Contente
A maioria das pessoas se enquadra em um de dois campos: os eternamente otimistas Polianas ou os Nancys negativos que tendem a esperar o pior. Acontece que essa perspectiva pode afetar mais do que apenas como as outras pessoas se relacionam com você - ela pode realmente influenciar sua saúde: as pessoas mais otimistas têm duas vezes mais chances de ter uma boa saúde cardíaca em comparação com suas contrapartes pessimistas, de acordo com um novo estudo no Diário Comportamento de saúde e revisão de políticas. O estudo analisou 5.000 adultos e descobriu que os otimistas eram mais propensos a comer uma dieta saudável, ter um índice de massa corporal saudável, não fumar e fazer exercícios regularmente do que seus colegas pessimistas. Eles também tinham níveis mais saudáveis de pressão arterial, açúcar no sangue e colesterol total.
Estudos anteriores também mostram que pacientes com câncer com atitudes positivas tendem a ter melhores resultados, os otimistas têm relacionamentos mais satisfatórios e aqueles que olham pelo lado positivo têm menos probabilidade de ficarem gripados ou resfriados do que Debbie Downers.
Então, é impossível para os pessimistas? Não exatamente lá estão vantagens de saúde que vêm de uma perspectiva menos do que otimista. Veja como sua atitude pode influenciar sua saúde e o que você pode fazer para maximizar seu ponto de vista.
Prós do Pessimismo
Há algo a ser dito se você tem uma visão não tão Poliana do mundo. Pesquisas feitas por psicólogos do Wellesley College sugerem que o pessimismo pode, na verdade, nos equipar melhor para lidar com o estresse. Usar o que eles chamam de "pessimismo defensivo" - definir baixas expectativas para um evento que provoca ansiedade, como fazer uma apresentação - pode ajudá-lo a se sentir menos esgotado. O motivo? Você se permite pensar em todas as armadilhas possíveis para se preparar melhor para evitá-las, em vez de ser pego de surpresa se algo der errado.
E os pessimistas têm cerca de 10% mais chances de ter uma saúde melhor no futuro próximo do que os otimistas, de acordo com um estudo alemão. Os pesquisadores dizem que os pessimistas podem estar mais propensos a pensar sobre o que pode dar errado em seu futuro e estar mais bem preparados ou tomar medidas preventivas, enquanto os otimistas podem não dar a essas possibilidades tanta consideração. (Mais: O poder do pensamento negativo: 5 razões pelas quais a positividade dá errado.)
Optimists 'Prime
Então, quem no final das contas tem a vantagem? Aqueles que são capazes de ver o forro de prata provavelmente têm uma perna para cima, diz Rosalba Hernandez, Ph.D., assistente social da Universidade de Illinois e autora do estudo recente que liga o otimismo à saúde do coração. "Pessoas que estão mais felizes com suas vidas são mais propensas a fazer coisas que beneficiam sua saúde, como comer bem, fazer exercícios e manter um peso saudável, porque são mais propensas a acreditar que coisas boas resultarão dessas ações." ela diz. Os pessimistas, no entanto, podem não ver o ponto se acreditarem que as coisas vão acabar mal.
E, embora haja algo a ser dito sobre o pessimismo defensivo, isso não significa necessariamente que os otimistas entrem cegamente em situações assustadoras. “Se algo der errado, os otimistas terão melhores habilidades para lidar com situações estressantes da vida”, diz Hernandez. "Eles tendem a acreditar que quando uma porta se fecha, outra se abre, o que é um amortecedor contra o estresse. Os pessimistas, entretanto, podem ser mais propensos a catastrofizar, então, se algo ruim acontecer, isso pode levá-los a uma espiral de negatividade." Isso, por sua vez, pode afetar sua saúde geral, uma vez que o estresse e o pessimismo estão associados à depressão.
Cultive uma perspectiva mais feliz
Felizmente, Hernandez diz que é possível para qualquer pessoa alegrar sua disposição. (Por que você vê o copo meio cheio? A resposta pode estar em seus genes.) Na verdade, os pesquisadores dizem que cerca de 40 por cento do nosso bem-estar vem de comportamentos em que nos engajamos - e, portanto, podemos controlar, acrescenta ela. Essas três estratégias podem ajudá-lo a promover uma perspectiva mais feliz e saudável. (E experimente estas 20 maneiras de ficar feliz (quase) instantaneamente!)
1. Escreva mais notas de agradecimento (ou e-mails). “Escrever cartas de gratidão ajuda você a se concentrar no que é positivo e nas bênçãos que tem em sua vida”, diz Hernandez. "Às vezes as pessoas se concentram no que os outros têm e não, o que cria estresse e infelicidade. A gratidão ajuda você a ver o lado positivo, mesmo em meio a situações estressantes."
2. Passe mais tempo fazendo coisas que você ama. “Quando você faz algo que gosta, você entra em um estado de fluxo onde o tempo passa rapidamente e tudo o mais se desvanece”, diz Hernandez.Isso, por sua vez, ajuda você a se sentir mais feliz em geral, o que aumenta a probabilidade de você ver o que há de bom em você e no mundo.
3. Compartilhe boas notícias com outras pessoas. Você recebeu feedback positivo de seu gerente? Marcar um café com leite grátis? Não guarde isso para você. “Sempre que você compartilha algo bom com outra pessoa, isso amplifica e faz você revivê-lo”, diz Hernandez. Então, quando coisas ruins acontecem, ter compartilhado as coisas boas com outras pessoas torna mais fácil para você lembrar esses eventos, de modo que você tem menos probabilidade de cair na toca do coelho da negatividade.