Envenenamento por parafina
A parafina é uma substância cerosa sólida usada para fazer velas e outros itens. Este artigo descreve o que pode ocorrer se você engolir ou comer parafina.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma exposição real ao veneno. Se você ou alguém com quem você está exposto, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para o número gratuito nacional de ajuda contra veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.
A parafina é o ingrediente venenoso.
A parafina pode ser encontrada em alguns:
- Banho de artrite / tratamentos de spa
- Velas
- Ceras
Observação: esta lista pode não ser completa.
Comer muita parafina pode causar obstrução intestinal, que pode causar dor abdominal, náuseas, vômitos e possível constipação.
Se a parafina contém um corante, uma pessoa que tem alergia a esse corante pode desenvolver inchaço na língua e na garganta, respiração ofegante e dificuldade para respirar.
NÃO faça a pessoa vomitar. Contate o controle de venenos para obter ajuda.
Se a pessoa tiver uma reação alérgica, ligue para o 911 ou o número de emergência local.
Determine as seguintes informações:
- A idade, peso e condição da pessoa
- Nome do produto (bem como os ingredientes e concentração, se conhecido)
- A hora em que foi engolido
- A quantidade engolida
O seu centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de ajuda ao veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Este número de linha direta nacional permite que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. NÃO precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Leve o recipiente com você para o hospital, se possível.
O profissional de saúde medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial. Serão feitos exames de sangue e urina. A pessoa pode receber:
- Fluidos através de uma veia (IV)
- Remédios para tratar os sintomas
- Laxantes suaves para ajudar a mover a parafina através do intestino e ser removidos do corpo
Se ocorrer uma reação alérgica, a pessoa pode precisar de:
- Suporte respiratório e respiratório, incluindo oxigênio. Em casos extremos, um tubo pode ser passado pela boca até os pulmões para evitar a aspiração. Uma máquina de respiração (ventilador) seria então necessária.
- Raio-x do tórax.
- ECG (eletrocardiograma ou traçado do coração).
A parafina geralmente não é tóxica (não é prejudicial) se ingerida em pequenas quantidades. A recuperação é provável. A pessoa provavelmente será solicitada a beber grandes quantidades de líquidos para ajudar a mover a parafina pelo intestino. A quantidade exata dependerá da idade e do tamanho da pessoa, bem como de outras condições médicas que possam estar presentes. Esta etapa ajudará a reduzir o risco de complicações.
Envenenamento por cera - parafina
Meehan TJ. Aproxime-se do paciente envenenado. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 139.
Marcdante KJ, Kliegman RM. Envenenamento. In: Marcdante KJ, Kliegman RM, eds. Nelson Essentials of Pediatrics. 8ª ed. Elsevier; 2019: cap 45.
Wang GS, Buchanan JA. Hidrocarbonetos. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap. 152.