Cirurgia de cotovelo de tênis - alta
Você fez uma cirurgia no cotovelo de tenista. O cirurgião fez um corte (incisão) sobre o tendão lesado e, em seguida, raspou (excisou) a parte insalubre do tendão e o reparou.
Em casa, siga as instruções do seu cirurgião sobre como cuidar do seu cotovelo. Use as informações abaixo como um lembrete.
Logo após a cirurgia, a dor intensa diminuirá, mas você pode sentir dor leve por 3 a 6 meses.
Coloque uma compressa de gelo no curativo (bandagem) sobre a ferida (incisão) 4 a 6 vezes ao dia por cerca de 20 minutos de cada vez. O gelo ajuda a diminuir o inchaço. Enrole a bolsa de gelo em uma toalha ou pano limpo. NÃO coloque diretamente sobre o curativo. Isso pode causar queimaduras.
Tomar ibuprofeno (Advil, Motrin) ou outros medicamentos semelhantes pode ajudar. Pergunte ao seu cirurgião sobre como usá-los.
O seu cirurgião pode dar-lhe uma receita de medicamentos para a dor. Encha-o no caminho para casa para tê-lo quando precisar. Tome o remédio para dor quando começar a sentir dor. Esperar demais permite que a dor piore do que deveria.
Na primeira semana após a cirurgia, você pode usar uma bandagem grossa ou uma tala. Você deve começar a mover o braço suavemente, conforme recomendado pelo seu cirurgião.
Após a primeira semana, seu curativo, tala e pontos serão removidos.
Mantenha o curativo e o ferimento limpos e secos. Seu cirurgião dirá quando você pode trocar o curativo. Troque também o curativo se ele ficar sujo ou molhado.
Você provavelmente verá seu cirurgião em cerca de 1 semana.
Você deve começar os exercícios de alongamento após a remoção da tala para aumentar a flexibilidade e a amplitude de movimento. O cirurgião também pode encaminhá-lo para um fisioterapeuta para trabalhar no alongamento e fortalecimento dos músculos do antebraço. Isso pode começar após 3 a 4 semanas. Continue fazendo os exercícios pelo tempo que for instruído a fazê-lo. Isso ajuda a garantir que o cotovelo de tenista não retorne.
Você pode receber uma prescrição de uma cinta de pulso. Nesse caso, use-o para evitar estender o pulso e puxar o tendão do cotovelo reparado.
A maioria das pessoas pode retornar às atividades normais e aos esportes após 4 a 6 meses. Verifique com seu cirurgião a linha do tempo para você.
Após a operação, chame o cirurgião se notar algum dos seguintes sinais ao redor do seu cotovelo:
- Inchaço
- Dor intensa ou aumentada
- Mudanças na cor da pele ao redor ou abaixo do cotovelo
- Dormência ou formigamento nos dedos ou na mão
- Sua mão ou dedos parecem mais escuros do que o normal ou são frios ao toque
- Outros sintomas preocupantes, como aumento da dor, vermelhidão ou drenagem
Cirurgia de epicondilite lateral - alta; Cirurgia de tendinose lateral - alta; Cirurgia lateral de cotovelo de tenista - alta
Adams JE, Steinmann SP. Tendinopatias de cotovelo e rupturas de tendão. In: Wolfe SW, Hotchkiss RN, Pederson WC, Kozin SH, Cohen MS, eds. Cirurgia Operatória da Mão de Green. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 25.
Cohen MS. Epicondilite lateral: tratamento artroscópico e aberto. In: Lee DH, Neviaser RJ, eds. Técnicas Operatórias: Cirurgia de Ombro e Cotovelo. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 54.
- Lesões e distúrbios do cotovelo