Infecções por clamídia - masculino
![Retos de Seguridad para ISPs and WISPs](https://i.ytimg.com/vi/xykgjRS9unk/hqdefault.jpg)
A infecção por clamídia em homens é uma infecção da uretra. A uretra é o tubo que drena a urina da bexiga. Ele passa pelo pênis. Este tipo de infecção é transmitido de uma pessoa para outra durante o contato sexual.
Os tópicos relacionados são:
- Clamídia
- Infecções por clamídia em mulheres
A infecção por clamídia é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Homens e mulheres podem ter clamídia sem apresentar nenhum sintoma. Como resultado, você pode ser infectado ou transmitir a infecção ao seu parceiro sem saber.
Você tem mais probabilidade de se infectar com clamídia se:
- Faça sexo sem usar preservativo masculino ou feminino
- Ter mais de um parceiro sexual
- Use drogas ou álcool e depois faça sexo
Alguns sintomas comuns são:
- Dificuldade para urinar, que inclui dor ao urinar ou ardor ao urinar
- Descarga do pênis
- Vermelhidão, inchaço ou coceira na abertura da uretra na ponta do pênis
- Inchaço e sensibilidade dos testículos
A clamídia e a gonorreia costumam ocorrer juntas. Os sintomas da infecção por clamídia podem ser semelhantes aos sintomas da gonorreia, mas continuam mesmo após o término do tratamento para a gonorreia.
Se você tiver sintomas de infecção por clamídia, o médico pode sugerir um teste de laboratório chamado PCR. Seu provedor coletará uma amostra da secreção do pênis. Essa alta é enviada para um laboratório para ser testada. Os resultados levarão de 1 a 2 dias para retornar.
Seu provedor também pode verificar se há outros tipos de infecções, como gonorreia.
Homens que não apresentam sintomas de infecção por clamídia às vezes podem ser testados.
A clamídia pode ser tratada com uma variedade de antibióticos. Os efeitos colaterais comuns desses antibióticos são:
- Náusea
- Estômago virado
- Diarréia
Você e seu parceiro sexual devem ser tratados para evitar a transmissão de infecções. Mesmo os parceiros sem sintomas precisam ser tratados. Você e seu parceiro devem tomar todos os antibióticos, mesmo que se sinta melhor.
Como a gonorreia geralmente ocorre com a clamídia, o tratamento para a gonorreia costuma ser administrado ao mesmo tempo.
O tratamento com antibióticos quase sempre é bem-sucedido. Se os seus sintomas não melhorarem rapidamente, certifique-se de que você também está sendo tratado para gonorréia e outras infecções transmitidas por contato sexual.
Infecções graves ou infecções que não são tratadas rapidamente podem raramente causar cicatrizes na uretra. Esse problema pode dificultar a urina e pode exigir cirurgia.
Ligue para o seu provedor se tiver sintomas de infecção por clamídia.
Para prevenir infecções, pratique sexo seguro. Isso significa tomar medidas antes e durante o sexo que podem ajudar a prevenir você de pegar uma infecção ou de transmiti-la ao seu parceiro.
Antes de fazer sexo:
- Conheça seu parceiro e discuta suas histórias sexuais.
- Não se sinta forçado a fazer sexo.
- Não tenha contato sexual com ninguém além de seu parceiro.
Certifique-se de que seu parceiro sexual não tenha nenhuma infecção sexualmente transmissível (IST). Antes de fazer sexo com um novo parceiro, cada um de vocês deve ser examinado para DSTs. Compartilhe os resultados do teste uns com os outros.
Se você tiver uma DST, como HIV ou herpes, avise qualquer parceiro sexual antes de fazer sexo. Permita que eles decidam o que fazer. Se vocês dois concordarem em ter contato sexual, use preservativos de látex ou poliuretano.
Lembrar de:
- Use preservativos em todas as relações vaginais, anais e orais.
- Certifique-se de que o preservativo esteja colocado do início ao fim da atividade sexual. Use-o toda vez que fizer sexo.
- Lembre-se de que as DSTs podem ser transmitidas pelo contato com áreas da pele ao redor. Um preservativo reduz seu risco.
Outras dicas incluem:
- Use lubrificantes. Eles podem ajudar a reduzir a chance de um preservativo se romper.
- Use apenas lubrificantes à base de água. Lubrificantes à base de óleo ou do tipo petróleo podem fazer com que o látex enfraqueça e rasgue.
- Os preservativos de poliuretano são menos propensos a quebrar do que os preservativos de látex, mas custam mais.
- O uso de preservativos com nonoxinol-9 (um espermicida) pode aumentar a chance de transmissão do HIV.
- Permanece sóbrio. Álcool e drogas prejudicam seu julgamento. Quando você não está sóbrio, pode não escolher seu parceiro com tanto cuidado. Você também pode esquecer de usar preservativos ou usá-los incorretamente.
DST - clamídia masculina; Doença sexualmente transmissível - clamídia masculina; Uretrite - clamídia
Anatomia reprodutiva masculina
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Recomendações para a detecção laboratorial de chlamydia trachomatis e neisseria gonorrhoeae 2014. www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/rr6302a1.htm. Atualizado em 14 de março de 2014. Acessado em 19 de março de 2020.
Geisler WM. Doenças causadas por clamídias. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 302.
Mabey D, Peeling RW. Infecções por clamídia. In: Ryan ET, Hill DR, Solomon T, Aronson NE, Endy TP, eds. Medicina Tropical de Hunter e Doenças Infecciosas Emergentes. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 52.
Workowski KA, Bolan GA; Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Diretrizes para tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, 2015. Rel de recomendação MMWR. 2015; 64 (RR-03): 1-137. PMID: 26042815 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26042815/.