Pequenas queimaduras - cuidados posteriores
Você pode cuidar de pequenas queimaduras em casa com primeiros socorros simples. Existem diferentes níveis de queimaduras.
As queimaduras de primeiro grau ocorrem apenas na camada superior da pele. A pele pode:
- Ficar vermelho
- Inchar
- Seja dolorido
As queimaduras de segundo grau atingem uma camada mais profunda do que as queimaduras de primeiro grau. A pele irá:
- Bolha
- Ficar vermelho
- Normalmente incha
- Geralmente é doloroso
Trate uma queimadura como uma grande queimadura (chame seu médico) se for:
- De um incêndio, um fio elétrico ou tomada ou produtos químicos
- Maior que 2 polegadas (5 centímetros)
- Na mão, pé, rosto, virilha, nádegas, quadril, joelho, tornozelo, ombro, cotovelo ou pulso
Em primeiro lugar, acalme e tranquilize a pessoa queimada.
Se a roupa não estiver grudada na queimadura, remova-a. Se a queimadura for causada por produtos químicos, tire todas as roupas que contenham o produto químico.
Resfrie a queima:
- Use água fria, não gelo. O frio extremo do gelo pode ferir ainda mais o tecido.
- Se possível, principalmente se a queimadura for causada por produtos químicos, mantenha a pele queimada sob água corrente fria por 10 a 15 minutos até que não doa tanto. Use uma pia, chuveiro ou mangueira de jardim.
- Se isso não for possível, coloque um pano úmido fresco e limpo sobre a queimadura ou mergulhe a queimadura em um banho de água fria por 5 minutos.
Depois que a queimadura esfriar, certifique-se de que seja uma pequena queimadura. Se for mais profundo, maior ou na mão, pé, rosto, virilha, nádegas, quadril, joelho, tornozelo, ombro, cotovelo ou punho, procure atendimento médico imediatamente.
Se for uma pequena queimadura:
- Limpe a queimadura delicadamente com água e sabão.
- Não quebre bolhas. Uma bolha aberta pode infeccionar.
- Você pode colocar uma fina camada de pomada, como vaselina ou aloe vera, sobre a queimadura. A pomada não precisa de antibióticos. Algumas pomadas antibióticas podem causar uma reação alérgica. Não use creme, loção, óleo, cortisona, manteiga ou clara de ovo.
- Se necessário, proteja a queimadura de fricção e pressão com uma gaze estéril antiaderente (petrolatum ou do tipo Adaptic) levemente enfaixada ou enrolada sobre ela. Não use um curativo que possa soltar fibras, pois elas podem ficar presas na queimadura. Troque o curativo uma vez ao dia.
- Para a dor, tome um analgésico de venda livre. Estes incluem acetaminofeno (como Tylenol), ibuprofeno (como Advil ou Motrin), naproxeno (como Aleve) e aspirina. Siga as instruções na garrafa. Não dê aspirina a crianças com menos de 2 anos ou a qualquer pessoa com 18 anos ou menos que tenha ou esteja se recuperando de catapora ou sintomas de gripe.
Pequenas queimaduras podem levar até 3 semanas para cicatrizar.
Uma queimadura pode coçar durante a cura. Não risque.
Quanto mais profunda a queimadura, maior a probabilidade de formação de cicatrizes. Se a queimadura parecer estar desenvolvendo uma cicatriz, ligue para o seu médico para obter aconselhamento.
As queimaduras são suscetíveis ao tétano. Isso significa que a bactéria do tétano pode entrar em seu corpo através da queimadura. Se sua última vacina antitetânica foi há mais de 5 anos, ligue para o seu provedor. Você pode precisar de uma injeção de reforço.
Ligue para o seu provedor se tiver sinais de infecção:
- Aumento da dor
- Vermelhidão
- Inchaço
- Escoando ou pus
- Febre
- Gânglios linfáticos inchados
- Raia vermelha da queimadura
Queimaduras de espessura parcial - cuidados posteriores; Pequenas queimaduras - autocuidado
Antoon AY. Queimaduras. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 92.
Mazzeo AS. Procedimentos de tratamento de queimaduras. In: Roberts JR, Custalow CB, Thomsen TW, eds. Procedimentos clínicos de Roberts e Hedges em medicina de emergência e tratamento agudo. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 38.
Cantor AJ, Lee CC. Queimaduras térmicas. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 56.
- Queimaduras