Injeção de Ramucirumabe
Contente
- Antes de receber a injeção de ramucirumab,
- A injeção de ramucirumab pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
A injeção de ramucirumabe é usada isoladamente e em combinação com outro medicamento de quimioterapia para tratar câncer de estômago ou câncer localizado na área onde o estômago encontra o esôfago (o tubo entre a garganta e o estômago) quando essas condições não melhoram após o tratamento com outros medicamentos. Ramucirumab também é usado em combinação com docetaxel para tratar um certo tipo de câncer de pulmão de células não pequenas (NSCLC) que se espalhou para outras partes do corpo em pessoas que já foram tratadas com outros medicamentos de quimioterapia e não melhoraram ou pioraram. Também é usado em combinação com erlotinibe (Tarceva) para um certo tipo de NSCLC que se espalhou para outras partes do corpo. Ramucirumabe também é usado em combinação com outros medicamentos de quimioterapia para tratar o câncer de cólon (intestino grosso) ou reto que se espalhou para outras partes do corpo em pessoas que já foram tratadas com outros medicamentos de quimioterapia e não melhoraram ou pioraram. Ramucirumabe também é usado sozinho para tratar certas pessoas com carcinoma hepatocelular (HCC; um tipo de câncer de fígado) que já foram tratadas com sorafenibe (Nexafar). Ramucirumab está em uma classe de medicamentos chamados anticorpos monoclonais. Ele age interrompendo o crescimento das células cancerosas.
A injeção de ramucirumab é fornecida como um líquido a ser injetado em uma veia durante 30 ou 60 minutos por um médico ou enfermeiro em um hospital ou centro médico. Para o tratamento de câncer de estômago, câncer de cólon ou reto, ou CHC, geralmente é administrado uma vez a cada 2 semanas. Para o tratamento de NSCLC junto com erlotinibe, o ramucirumabe é geralmente administrado uma vez a cada 2 semanas. Para o tratamento de NSCLC junto com docetaxel, o ramucirumabe é geralmente administrado uma vez a cada 3 semanas. A duração do seu tratamento depende da resposta do seu corpo à medicação e dos efeitos colaterais que você sentir.
O seu médico pode ter de interromper ou parar o seu tratamento se sentir alguns efeitos secundários. Seu médico lhe dará outros medicamentos para prevenir ou tratar certos efeitos colaterais antes de receber cada dose de injeção de ramucirumabe. Informe o seu médico ou enfermeiro se tiver algum dos seguintes sintomas enquanto recebe ramucirumab: agitação incontrolável de uma parte do corpo; dor nas costas ou espasmos; dor e aperto no peito; arrepios; rubor; falta de ar; respiração ofegante; dor, queimação, dormência, picadas ou formigamento nas mãos ou pés ou na pele; dificuldades respiratórias; ou um batimento cardíaco acelerado.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de receber a injeção de ramucirumab,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a ramucirumab ou qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes na injeção de ramucirumab. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- Informe o seu médico se você tem ou já teve hipertensão, tireóide ou doença hepática. Informe também o seu médico se você tiver uma ferida que ainda não cicatrizou ou se desenvolver uma ferida durante o tratamento que não está cicatrizando adequadamente.
- você deve saber que ramucirumab pode causar infertilidade em mulheres (dificuldade em engravidar); no entanto, você não deve presumir que não pode engravidar. Informe o seu médico se estiver grávida ou se pretende engravidar. Você deve fazer um teste de gravidez antes de iniciar o tratamento. Você deve usar métodos anticoncepcionais para prevenir a gravidez durante o tratamento e por pelo menos 3 meses após o último tratamento. Converse com seu médico sobre os métodos anticoncepcionais que funcionarão para você. Se engravidar durante o tratamento com injeção de ramucirumab, contacte o seu médico imediatamente. Ramucirumab pode prejudicar o feto.
- informe o seu médico se estiver amamentando. Não deve amamentar durante o seu tratamento com ramucirumab e 2 meses após a sua dose final.
- se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a receber uma injeção de ramucirumab. O seu médico pode dizer-lhe para não receber injeção de ramucirumab nos 28 dias anteriores à cirurgia. Você só poderá reiniciar o tratamento com injeção de ramucirumab se for pelo menos 14 dias após a cirurgia e a ferida estiver curada.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Ligue para o seu médico imediatamente se você não puder comparecer a uma consulta para receber uma dose de injeção de ramucirumab.
A injeção de ramucirumab pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- diarréia
- feridas na boca ou garganta
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- irritação na pele
- fraqueza repentina de um braço ou perna
- queda de um lado do rosto
- dificuldade de falar ou entender
- esmagamento no peito ou dor no ombro
- fala lenta ou difícil
- dor no peito
- falta de ar
- dor de cabeça
- tontura ou desmaio
- apreensões
- confusão
- mudança na visão ou perda de visão
- Cansaço extremo
- inchaço da face, olhos, estômago, mãos, pés, tornozelos ou pernas
- ganho de peso inexplicável
- urina espumosa
- dor de garganta, febre, calafrios, tosse e congestão contínuas ou outros sinais de infecção
- tossir ou vomitar sangue ou material semelhante a borra de café, sangramento ou hematoma incomum, urina rosa, vermelha ou marrom escura, evacuações vermelhas ou pretas como alcatrão ou tontura
- diarreia, vômito, dor abdominal, febre ou calafrios
A injeção de ramucirumab pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum ao usar este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Para algumas condições, seu médico pode solicitar um teste de laboratório antes de iniciar o tratamento para ver se o câncer pode ser tratado com ramucirumabe. O seu médico, o nosso médico, irá verificar a sua tensão arterial e testar a sua urina regularmente durante o seu tratamento com ramucirumab.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Cyramza®