Autor: Judy Howell
Data De Criação: 5 Julho 2021
Data De Atualização: 5 Abril 2025
Anonim
Quanto Tempo Sem Açúcar para Mudar seu Metabolismo [E COMO FAZER]
Vídeo: Quanto Tempo Sem Açúcar para Mudar seu Metabolismo [E COMO FAZER]

Contente

À medida que a epidemia global da obesidade continua, a busca por soluções fáceis e rápidas para perda de peso.

Nos últimos anos, a limpeza para perda de peso ocupou o centro do palco como um dos métodos mais populares para perder peso rapidamente.

Este artigo diz tudo sobre limpeza de perda de peso, sua eficácia e riscos.

O que é uma limpeza de perda de peso?

A palavra "purificar" implica tornar algo limpo ou livrar-se de impurezas.

Não existe uma definição padrão do que é uma limpeza para perda de peso ou o que deve incluir.

De um modo geral, o objetivo geral do processo de limpeza é remover algo da sua dieta ou estilo de vida para facilitar a perda de peso.


Essas limpezas são tipicamente breves e envolvem um conjunto específico de instruções para que a modificação da dieta atinja um determinado objetivo. Alguns simplesmente pretendem reduzir o peso, enquanto outros prometem perda de gordura em áreas específicas do corpo.

Os métodos podem variar bastante entre as limpezas.

Alguns incluem suplementos de ervas ou exercícios, enquanto outros se concentram apenas nos tipos de alimentos que você come.

Resumo Embora não exista uma definição padrão, os limpadores para perda de peso geralmente são programas de curto prazo, nos quais mudanças drásticas na dieta são implementadas para promover a rápida perda de peso.

Qual é a diferença entre as dietas de limpeza e desintoxicação?

É difícil diferenciar dietas de desintoxicação e limpeza, porque nenhum dos métodos possui uma definição científica padrão. Além disso, há uma sobreposição significativa.

Os dois termos são frequentemente usados ​​de forma intercambiável quando se refere a esse estilo de dieta, embora algumas pessoas afirmem que existem diferenças distintas.


Ambas as dietas são destinadas a uso a curto prazo, geralmente com duração de um a 30 dias.

As principais diferenças parecem estar na intenção geral por trás dos respectivos métodos.

Dietas de desintoxicação se concentram na eliminação de toxinas

Dietas de desintoxicação (desintoxicação) geralmente operam com a noção de que seu corpo precisa de assistência para eliminar substâncias nocivas ou toxinas do sistema que podem estar prejudicando a saúde ideal.

Essas toxinas podem se referir a qualquer substância alimentar ou ambiental com potencial para causar danos, incluindo, mas não se limitando a:

  • Poluentes
  • Metais pesados
  • Produtos químicos industriais
  • Pesticidas
  • Alérgenos

Dietas de desintoxicação geralmente envolvem regimes alimentares muito rigorosos que podem incluir jejum, suplementos de ervas, laxantes, enemas e eliminação de muitos alimentos. Alguns deles também afirmam desintoxicar órgãos específicos, como fígado, rins ou cólon.


Embora a perda de peso possa ser um objetivo para algumas dietas de desintoxicação, elas visam mais frequentemente uma ampla variedade de doenças físicas, como:

  • Alergias
  • Dores de cabeça e enxaquecas
  • Problemas digestivos
  • Fadiga
  • Náusea
  • Erupções cutâneas e acne
  • Desequilíbrios hormonais

Embora os desintoxicantes continuem sendo muito populares, não há evidências científicas para apoiar a eficácia desse tipo de regime alimentar (1).

Limpa geralmente enfatiza alimentos saudáveis

Algumas dietas de limpeza funcionam de maneira muito semelhante às dietas de desintoxicação e envolvem rigorosas modificações e suplementos alimentares - outras são menos rígidas.

Geralmente, limpa o foco na eliminação de alimentos não saudáveis ​​ou altamente alergênicos, enquanto os substitui por alimentos integrais densos em nutrientes para apoiar a saúde geral.

A perda de peso é um objetivo comum de limpar a dieta, mas a limpeza também pode ser usada para tratar vários problemas digestivos ou desejos alimentares.

Os alimentos frequentemente eliminados como parte de uma dieta de limpeza são:

  • Açúcar
  • Alimentos processados
  • Álcool
  • Laticínios
  • Soja
  • Milho
  • Trigo
  • Glúten
Resumo Dietas de limpeza e desintoxicação são difíceis de diferenciar, pois nenhuma delas está claramente definida. Embora sejam bastante parecidas, as dietas de desintoxicação geralmente buscam eliminar substâncias nocivas (toxinas) do corpo, enquanto as limpezas buscam reduzir o peso e a fome.

Nem todas as limpezas para perda de peso são iguais

A variedade de perda de peso limpa é imensa. Se você pesquisar no assunto, encontrará uma abundância de produtos de limpeza e produtos associados.

Esse número avassalador provavelmente se deve à falta de uma definição padronizada.

Aqui estão alguns exemplos de produtos populares para perda de peso:

  • Whole30: Uma limpeza de dieta de 30 dias que elimina vários grupos de alimentos, incluindo açúcar, laticínios, legumes, grãos e álcool. Durante esse período, você deve consumir muitas frutas, vegetais e proteínas magras.
  • Limpadores de suco: Geralmente, com duração de 3 a 7 dias, essas limpezas eliminam todos os alimentos, exceto suco e água. Geralmente, há uma série específica de sucos de frutas e vegetais a serem consumidos em uma ordem específica.
  • O Mestre Limpa: Também chamada de dieta da limonada, essa limpeza consiste em comer apenas uma mistura de suco de limão, água, pimenta caiena e xarope de bordo por 10 dias.
  • Corpo de praia Redefinição definitiva: Esta é uma dieta de 21 dias com foco na eliminação de laticínios, carnes, ovos, açúcar e alimentos processados. Suplementos nutricionais, probióticos e laxantes à base de plantas estão incluídos durante todo o processo.
  • 10 dias verde Smoothie Cleanse: Esta limpeza substitui todas as refeições por smoothies verdes específicos feitos de várias frutas e legumes. Você também pode comer quantidades ilimitadas de vegetais sem amido.

Como você pode ver nesses poucos exemplos, a limpeza para perda de peso pode variar bastante em termos de restrições, duração e ingredientes necessários.

Resumo A limpeza para perda de peso mostra uma grande variação em termos de duração, restrições, suplementos e alimentos. Por exemplo, alguns são restritos a alimentos líquidos, enquanto outros eliminam certos grupos de alimentos.

Eles são eficazes?

Não foram realizados estudos científicos sobre marcas específicas de produtos para emagrecer. Assim, sua eficácia ainda não foi estabelecida.

Apesar da pesquisa limitada sobre produtos de limpeza, eles são mais comparáveis ​​às dietas de curto prazo e com muito baixo teor calórico (VLCDs).

A maioria das pesquisas define um VLCD como consistindo de 450 a 800 calorias por dia. Este número é comparável ao de alguns produtos populares para perda de peso.

Vários estudos sobre VLCDs em pessoas obesas revelaram reduções significativas de peso (2, 3, 4).

Curiosamente, um estudo de 15 semanas mostrou que a perda rápida e rápida de peso por meio de um VLCD era mais eficaz na redução do colesterol e açúcar no sangue do que métodos mais lentos e sustentados para perda de peso (5).

As estratégias de perda de peso lenta e rápida levaram a uma redução no peso e no tamanho do corpo. No entanto, o grupo que adotou a estratégia mais lenta de perda de peso preservou mais massa muscular (5).

Deve-se notar que a maioria dos DCVV nesses estudos também incorporou as necessidades nutricionais totais como parte da estratégia da dieta. Esses métodos foram monitorados de perto, bem planejados e equilibrados nutricionalmente.

As limpezas para perda de peso diferem das VLCDs, pois frequentemente eliminam componentes nutricionais vitais - como proteínas - sem fornecer nenhuma orientação para substituí-las durante a limpeza.

Essas restrições podem levar a graves deficiências nutricionais, tornando essas limpezas desequilibradas e inseguras.

Além disso, embora os VLCDs adequadamente planejados possam ser eficazes para a perda de peso a curto prazo, a manutenção da perda de peso por um período maior só é possível através de comportamentos alimentares saudáveis ​​e equilibrados após a conclusão do período VLCD.

Resumo Pesquisas sugerem que dietas com baixas calorias (VLCDs) podem ser eficazes para a rápida perda de peso, mas muitas limpezas para perda de peso excluem nutrientes vitais. Para manutenção de peso a longo prazo, é essencial um estilo de alimentação equilibrado e saudável.

Eles oferecem algum benefício à saúde?

Nenhuma pesquisa científica confiável existe sobre a limpeza de perda de peso, apesar da ampla gama de alegações de saúde que normalmente as acompanham. A maioria dessas declarações são slogans de marketing que, na melhor das hipóteses, são baseados em evidências anedóticas.

A maioria das limpezas para perda de peso é breve e com poucas calorias, e algumas pesquisas apóiam a noção de que dietas de curto prazo e muito baixas calorias (VLCDs) têm um impacto positivo na saúde.

Vários estudos em pessoas com diabetes tipo 2 notaram que um regime de VLCD reduzia significativamente os níveis de açúcar no sangue em jejum (3, 6, 7).

Alguns dos mesmos estudos também revelaram uma redução significativa nos marcadores de risco de doença cardíaca para aqueles que perderam peso usando um VLCD (4, 5).

Lembre-se de que muitos desses efeitos à saúde provavelmente são observados com a perda de peso em geral e não necessariamente exclusivos do método VLCD.

É sabido que atingir e manter um peso saudável pode ajudar a tratar e prevenir várias doenças crônicas. Os métodos VLCD são apenas uma das muitas maneiras de perder peso e podem não ser ideais para a maioria das pessoas.

Um VLCD na forma de uma limpeza de perda de peso pode ser socialmente isolado e difícil de aderir, pois está longe de ser um padrão alimentar saudável a longo prazo.

Além disso, os VLCDs nos estudos mencionados acima foram realizados sob supervisão médica, enquanto uma limpeza para perda de peso vendida na Internet não tem essa vantagem.

Muitas limpezas populares também substituem uma abordagem de suporte e equilíbrio à vida saudável por investimentos caros em sucos, suplementos e manuais de instruções - com pouca ou nenhuma evidência que comprove sua eficácia.

Talvez o mais importante seja que esses estilos extremos de alimentação não ensinam comportamentos saudáveis ​​para manter a perda de peso após a limpeza ser concluída.

Resumo Existe uma pesquisa limitada que conecta a perda de peso a quaisquer benefícios mensuráveis ​​para a saúde. No entanto, dietas com baixas calorias podem melhorar o controle de açúcar no sangue e reduzir o risco de doenças cardíacas.

Existem riscos inerentes e preocupações de segurança

A perda de peso limpa é uma abordagem extrema e traz efeitos potencialmente prejudiciais à saúde. Como existem tantos tipos diferentes de limpezas, é difícil identificar exatamente quais riscos são maiores para cada tipo de limpeza.

A rápida perda de peso, como a promovida pela maioria das lavagens, está associada a reações adversas à saúde, incluindo desidratação e desenvolvimento de cálculos biliares (8, 9).

Devido à natureza restritiva de muitos produtos de limpeza para perda de peso, eles podem ter um impacto psicossocial negativo nas pessoas propensas a distúrbios alimentares (10).

Além disso, os VLCDs que acompanham muitos protocolos de limpeza podem aumentar significativamente o risco de deficiências nutricionais. Obviamente, esse risco pode variar dependendo da duração e do grau de restrição de uma limpeza específica (11).

Além disso, dois estudos publicados recentemente indicam que a limpeza de sucos e batidos que envolvem o consumo de quantidades muito altas de vegetais verdes pode levar à progressão de danos nos rins em pessoas com doença renal crônica (12, 13).

Para a maioria das pessoas, o foco exclusivo na perda de peso, em detrimento de outros problemas de saúde, não apenas prejudica o bem-estar físico e mental, mas também dificulta o desenvolvimento de habilidades para implementar comportamentos saudáveis ​​a longo prazo após a limpeza.

Resumo A limpeza da perda de peso pode ser perigosa, especialmente para pessoas com condições de saúde preexistentes.

A linha inferior

A perda de peso limpa são abordagens dietéticas extremas que prometem rápida perda de peso através de padrões alimentares muito restritivos.

Há pouca pesquisa para apoiar seu uso.

Além disso, eles geralmente são incompletos em termos nutricionais e podem ser perigosos para certas pessoas, especialmente sem planejamento ou supervisão médica adequada.

Implementar comportamentos alimentares equilibrados e saudáveis ​​que possam ser utilizados a longo prazo pode ser uma solução mais segura e eficaz para perda de peso.

Novos Artigos

Your Brain On: Risos

Your Brain On: Risos

De iluminar eu humor a reduzir eu nívei de e tre e - até me mo aguçar ua memória - a pe qui a ugere que muita palhaçada ão uma da chave para uma vida feliz e audável...
Os novos alimentos de combate às doenças

Os novos alimentos de combate às doenças

Aqui e tá uma confi ão: E crevo obre nutrição há ano , então e tou bem ciente de como o almão é bom para você - ma não e tou entu ia mado com i o. Na ...