A regressão do sono de 2 anos: o que você deve saber
Contente
- O que é a regressão do sono de 2 anos?
- Quanto tempo vai durar?
- O que causa a regressão do sono de 2 anos?
- Avanços de desenvolvimento
- Ansiedade de separação
- Estar muito cansado
- Independência recém-descoberta
- Mudanças de família
- Mudanças na programação da sesta
- Dentição
- Medos
- O que você pode fazer a respeito da regressão do sono de 2 anos?
- Garantir saúde e segurança
- Manter rotinas
- Fique calmo e consistente
- Mais dicas
- Necessidades de sono para crianças de 2 anos
- Leve embora
Embora você provavelmente não esperasse que seu recém-nascido dormisse a noite toda, quando seu filho é um bebê, você geralmente já se estabeleceu em uma hora de dormir e uma rotina de sono confiáveis.
Seja um banho, uma história ou uma música que faz seu filho se acalmar e se preparar para dormir, você geralmente domina a rotina da hora de dormir que funciona para sua família quando seu filho tem 2 anos.
Todo o trabalho árduo que você dedicou à criação de uma rotina pacífica torna ainda mais doloroso quando seu filho repentinamente começa a ter problemas para dormir, após meses de horários confiáveis para dormir.
Se você tem uma criança com cerca de 2 anos de idade que de repente não está dormindo como antes e que está lutando contra a hora de dormir, acordando várias vezes durante a noite ou acordando para o dia maneira muito cedo, é provável que seu filho esteja experimentando a regressão do sono de 2 anos.
Continue lendo para descobrir mais sobre o que é, quanto tempo vai durar, o que o causa e o que você pode fazer para ajudá-lo a passar o mais rápido possível.
O que é a regressão do sono de 2 anos?
As regressões do sono são comuns em várias idades, incluindo 4 meses, 8 meses, 18 meses e 2 anos.
Quando seu filho sofre de distúrbios do sono, pode haver várias causas, mas você pode distinguir uma regressão com base em quando isso acontece, quanto tempo dura e se há outros problemas que podem estar causando os problemas de sono.
A regressão do sono da criança de 2 anos é um breve período em que uma criança de 2 anos que estava dormindo bem começa a lutar contra o sono na hora de dormir, acordar durante a noite ou acordar muito cedo pela manhã.
Embora essa regressão do sono possa ser particularmente frustrante para os pais, é importante lembrar que é normal e temporária. A descobriu que 19 por cento das crianças de 2 anos tinham problemas de sono, mas esses problemas diminuíram com o tempo.
Quanto tempo vai durar?
Embora até mesmo uma noite de sono ruim possa deixá-lo exausto no dia seguinte, é importante lembrar que a regressão do sono de 2 anos, como todas as outras regressões do sono, não durará para sempre.
Se você responder de forma consistente às palhaçadas noturnas de seu filho e manter a paciência, é provável que isso passe em 1 a 3 semanas.
O que causa a regressão do sono de 2 anos?
Quando ocorre uma regressão, é normal querer saber o que está causando a interrupção repentina de sua rotina. Embora cada criança de 2 anos seja única, existem algumas razões gerais pelas quais elas podem estar experimentando essa regressão do sono.
Avanços de desenvolvimento
À medida que seu filho se move pelo mundo, ele aprende coisas novas e desenvolve novas habilidades todos os dias. Às vezes, todo esse aprendizado e crescimento pode tornar difícil para eles dormirem bem à noite.
Aos 2 anos de idade, as crianças estão experimentando um salto em suas habilidades físicas, habilidades de linguagem e habilidades sociais que podem levar a uma hora de dormir mais difícil e mais despertares noturnos.
Ansiedade de separação
Embora possa não durar muito mais tempo, a ansiedade da separação ainda pode ser um desafio para essa faixa etária. Seu filho pode ser mais pegajoso, ter dificuldade para se separar dos pais ou querer que um dos pais esteja presente até adormecer.
Estar muito cansado
Enquanto a maioria dos adultos tende a desabar na cama com gratidão quando estão muito cansados, as crianças muitas vezes fazem exatamente o oposto.
Quando o seu filho começa a forçar a hora de dormir cada vez mais tarde, muitas vezes acabam se cansando demais. Quando isso acontece, pode ser difícil para eles se acalmarem o suficiente para dormir facilmente.
Independência recém-descoberta
Assim como as habilidades físicas, linguísticas e sociais das crianças estão se expandindo, o mesmo ocorre com seu desejo de independência. Seja um forte desejo de vestir o pijama independentemente ou rastejar para fora do berço repetidamente, a busca de independência de seu filho pode causar grandes problemas na hora de dormir.
Mudanças de família
Não é incomum que uma criança pequena experimente uma grande mudança na dinâmica familiar por volta do segundo aniversário: a introdução de um irmão em cena.
Embora trazer um novo bebê para casa seja um evento alegre, pode levar a mudanças de comportamento e distúrbios do sono para as crianças mais velhas - assim como qualquer evento importante na vida.
Mudanças na programação da sesta
Por volta dos 2 anos de idade, algumas crianças começam a cochilar à medida que sua agenda social começa a se encher. Com passeios em família o dia todo e encontros para brincar, pode ser difícil tirar uma soneca todos os dias. Porém, quando ocorrem mudanças na programação da sesta, quase sempre afetam a rotina noturna.
Se seu filho cochilou, começou a dormir por períodos mais curtos durante o dia ou está resistindo ao sono diurno, isso também pode afetar o sono noturno.
Dentição
Muitas crianças estão apenas obtendo seus molares de 2 anos, o que pode ser desconfortável ou dolorido. Se o seu filho tem dor ou desconforto da dentição, não é incomum que isso afete sua capacidade de dormir pacificamente durante a noite.
Medos
Aos 2 anos, muitos pequeninos estão começando a ver o mundo de maneiras novas e mais complexas. Com essa nova complexidade, muitas vezes surgem novos medos. Quando seu filho de repente não está dormindo bem, a causa pode ser um medo apropriado para a idade do escuro ou de algo assustador que eles imaginam.
O que você pode fazer a respeito da regressão do sono de 2 anos?
Quando se trata de resolver essa regressão, existem algumas etapas claras e fáceis que você pode seguir para começar.
Garantir saúde e segurança
Primeiro, você deve garantir que seu filho tenha todas as necessidades básicas atendidas e que ele não se sinta desconfortável ou com dor devido a doenças ou problemas como a dentição.
Depois de se certificar de que seu filho está saudável e não sente dor, você deve procurar resolver quaisquer questões ambientais que estejam causando problemas na hora de dormir.
Se seu filho estiver saindo do berço, por exemplo, verifique se o colchão do berço está na posição mais baixa. (O ideal é que você já tenha feito esse movimento quando seu bebê for capaz de se levantar.) Quando a grade do berço - em seu ponto mais baixo - está na linha dos mamilos de seu filho ou abaixo dela quando em pé, é hora de movê-los para uma cama de criança.
A American Academy of Pediatrics recomenda mudar para uma cama de criança quando seu filho tiver 35 polegadas (89 centímetros) de altura.
Se o seu filho já estiver em uma cama pequena ou grande, certifique-se de que o quarto seja à prova de crianças e seguro, prendendo todos os móveis, removendo itens quebráveis ou perigosos e seguindo outras práticas recomendadas de segurança para crianças. Isso significa que seu filho pode se mover com segurança pela sala à noite.
Se o seu filho está com medo do escuro, você pode investir em uma luz noturna ou uma pequena lâmpada para tornar o ambiente mais seguro e acolhedor.
Manter rotinas
Em seguida, você deve examinar a rotina deles para resolver quaisquer problemas diurnos ou noturnos que possam estar causando interrupções.
Procure manter um cochilo consistente (ou "tempo de silêncio" se seu filho não cochilar) durante o dia e faça um esforço para colocar seu filho na cama aproximadamente no mesmo horário e seguindo a mesma rotina todas as noites.
Fique calmo e consistente
Depois de abordar a saúde e a segurança, o meio ambiente e a rotina do seu filho, é hora de olhar para dentro em busca da paciência de que você precisa para responder de forma consistente às palhaçadas noturnas até que a regressão do sono passe.
Se seu filho está saindo repetidamente do quarto, os especialistas recomendam pegá-lo com calma ou levá-lo de volta e colocá-lo de volta na cama sempre que aparecerem, sem demonstrar muita emoção.
Como alternativa, você pode tentar simplesmente sentar do lado de fora da porta com um livro ou revista e lembrá-los de voltar para a cama sempre que tentarem sair do quarto.
Embora possa ser tentador colocá-los na cama repetidamente, deixar uma criança brincar calmamente em seu quarto (desde que seja à prova de crianças e não tenha muitos brinquedos estimulantes em abundância) até que se cansem e vão para a cama é muitas vezes, uma abordagem mais simples e suave para responder aos problemas da hora de dormir.
Mais dicas
- Mantenha sua rotina da hora de dormir administrável. Concentre-se em incluir atividades que acalmem seu filho.
- Evite telas de todos os tipos pelo menos uma hora antes de dormir. A exposição às telas causa atrasos na hora de dormir e redução do sono.
- Se você for pai ou mãe de outro adulto, se revezar no gerenciamento das tarefas da hora de dormir.
- Lembre-se de que isso também é temporário.
Necessidades de sono para crianças de 2 anos
Embora às vezes possa parecer que seu filho pode dormir pouco ou quase nada, a realidade é que crianças de 2 anos ainda precisam dormir um pouco a cada dia. Crianças dessa idade precisam de 11 a 14 horas de sono a cada 24 horas, geralmente divididas entre uma soneca e o sono noturno.
Se o seu filho não está dormindo a quantidade recomendada, é provável que você tenha problemas de comportamento durante o dia e tenha dificuldades para cochilar e dormir devido ao cansaço excessivo.
Leve embora
Embora a regressão do sono de 2 anos de idade seja certamente frustrante para os pais, é normal em termos de desenvolvimento e comum para crianças pequenas.
Se o seu filho de repente está lutando contra a hora de dormir, acordando com frequência durante a noite ou se levantando muito cedo, é importante resolver quaisquer problemas subjacentes e, em seguida, permanecer paciente até que a regressão passe.
Felizmente, com consistência e paciência, essa regressão do sono provavelmente passará em algumas semanas.