Autor: William Ramirez
Data De Criação: 17 Setembro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Bleomicina: precisamos falar sobre isso!
Vídeo: Bleomicina: precisamos falar sobre isso!

Contente

A bleomicina pode causar problemas pulmonares graves ou com risco de vida. Problemas pulmonares graves podem ocorrer mais comumente em pacientes mais velhos e naqueles que recebem doses mais altas deste medicamento. Informe o seu médico se você tem ou já teve doença pulmonar. Se você sentir algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: dificuldade em respirar, falta de ar, respiração ofegante, febre ou calafrios.

Algumas pessoas que receberam injeção de bleomicina para tratamento de linfomas tiveram uma reação alérgica grave. Esta reação pode ocorrer imediatamente ou várias horas após a primeira ou segunda dose de bleomicina ser administrada. Se você sentir algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: dificuldade em respirar, febre, calafrios, desmaios, tonturas, visão turva, estômago embrulhado ou confusão.

Você receberá cada dose da medicação em um centro médico e seu médico irá monitorá-lo cuidadosamente enquanto você estiver recebendo a medicação e depois.

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes para verificar a resposta do seu corpo à bleomicina.


A injeção de bleomicina é usada sozinha ou em combinação com outros medicamentos para tratar o câncer de cabeça e pescoço (incluindo câncer de boca, lábio, bochecha, língua, palato, garganta, amígdalas e seios da face) e câncer de pênis, testículos, colo do útero e vulva (a parte externa da vagina). A bleomicina também é usada para tratar o linfoma de Hodgkin (doença de Hodgkin) e o linfoma não-Hodgkin (câncer que começa nas células do sistema imunológico) em combinação com outros medicamentos. Também é usado para tratar derrames pleurais (uma condição em que o fluido se acumula nos pulmões) que são causados ​​por tumores cancerígenos. A bleomicina é um tipo de antibiótico usado apenas na quimioterapia do câncer. Ele retarda ou interrompe o crescimento das células cancerosas em seu corpo.

A bleomicina vem como um pó para ser misturado com um líquido e injetado por via intravenosa (em uma veia), intramuscular (em um músculo) ou subcutânea (sob a pele) por um médico ou enfermeira em um consultório médico ou ambulatório de hospital. Geralmente é injetado uma ou duas vezes por semana. Quando a bleomicina é usada para tratar derrames pleurais, ela é misturada com o líquido e colocada na cavidade torácica através de um tubo torácico (tubo plástico que é colocado na cavidade torácica através de um corte na pele).


A bleomicina também é às vezes usada para tratar o sarcoma de Kaposi relacionado à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Converse com seu médico sobre os riscos do uso deste medicamento para sua condição.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar bleomicina,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à bleomicina ou a qualquer um dos ingredientes da injeção de bleomicina. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas e suplementos nutricionais, você está tomando ou planeja tomar. Seu médico pode precisar monitorá-lo cuidadosamente quanto a efeitos colaterais.
  • Informe o seu médico se você tem ou já teve doença renal ou pulmonar.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Você não deve engravidar enquanto estiver recebendo injeção de bleomicina. Se você engravidar durante o tratamento com bleomicina, chame seu médico. A bleomicina pode prejudicar o feto.
  • se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a receber bleomicina.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.


Se você faltar a uma consulta para receber bleomicina, chame seu médico o mais rápido possível.

A bleomicina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • vermelhidão, bolhas, sensibilidade ou espessamento da pele
  • cor de pele escurecida
  • irritação na pele
  • perda de cabelo
  • feridas na boca ou língua
  • vomitando
  • perda de apetite
  • perda de peso

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:

  • dormência súbita ou fraqueza do rosto, braço ou perna de um lado do corpo
  • confusão repentina ou dificuldade para falar ou entender
  • tontura repentina. perda de equilíbrio ou coordenação
  • dor de cabeça severa repentina
  • dor no peito
  • diminuição da micção

A bleomicina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help.Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Blenoxane®

Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.

Última revisão - 15/08/2011

Novas Publicações.

O Medicare paga pela entrega de refeições?

O Medicare paga pela entrega de refeições?

O Medicare original normalmente não cobre o erviço de entrega de refeiçõe, ma algun plano do Medicare Advantage cobrem, geralmente por um tempo limitado.ua refeiçõe ã...
O que é a doença de Kawasaki?

O que é a doença de Kawasaki?

A doença de Kawaaki (KD), ou índrome do linfonodo mucocutâneo, é uma doença que caua inflamação na artéria, veia e capilare. Também afeta o linfonodo e cau...