Teste de alergia alimentar
Contente
- O que são testes de alergia alimentar?
- Para que isso é usado?
- Por que preciso fazer um teste de alergia alimentar?
- O que acontece durante o teste de alergia alimentar?
- Precisarei fazer alguma coisa para me preparar para o teste?
- Existem riscos para o teste?
- o que os resultados significam?
- Referências
O que são testes de alergia alimentar?
Uma alergia alimentar é uma condição que faz com que o sistema imunológico trate um tipo de alimento normalmente inofensivo como se fosse um vírus, bactéria ou outro agente infeccioso perigoso. A resposta do sistema imunológico a uma alergia alimentar varia de erupções cutâneas leves a dor abdominal e uma complicação com risco de vida chamada choque anafilático.
As alergias alimentares são mais comuns em crianças do que em adultos, afetando cerca de 5% das crianças nos Estados Unidos. Muitas crianças superam suas alergias à medida que envelhecem. Quase 90 por cento de todas as alergias alimentares são causadas pelos seguintes alimentos:
- Leite
- Soja
- Trigo
- Ovos
- Nozes (incluindo amêndoas, nozes, nozes e castanhas de caju)
- Peixe
- Marisco
- Amendoim
Para algumas pessoas, mesmo a menor quantidade de alimento que causa alergia pode desencadear sintomas de risco de vida. Dos alimentos listados acima, amendoins, nozes, mariscos e peixes geralmente causam as reações alérgicas mais graves.
O teste de alergia alimentar pode descobrir se você ou seu filho tem alergia alimentar. Se houver suspeita de alergia alimentar, o seu provedor de cuidados primários ou o provedor do seu filho provavelmente irá encaminhá-lo a um alergista. Um alergista é um médico especializado no diagnóstico e tratamento de alergias e asma.
Outros nomes: teste de IgE, teste de desafio oral
Para que isso é usado?
O teste de alergia alimentar é usado para descobrir se você ou seu filho tem alergia a um alimento específico. Também pode ser usado para descobrir se você tem uma alergia verdadeira ou, em vez disso, uma sensibilidade a um alimento.
A sensibilidade alimentar, também chamada de intolerância alimentar, costuma ser confundida com uma alergia alimentar. As duas condições podem ter sintomas semelhantes, mas as complicações podem ser muito diferentes.
Uma alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico que pode afetar órgãos de todo o corpo. Isso pode causar problemas de saúde perigosos. A sensibilidade aos alimentos geralmente é muito menos séria. Se você tem sensibilidade alimentar, seu corpo não consegue digerir adequadamente um determinado alimento ou um alimento incomoda seu sistema digestivo. Os sintomas de sensibilidade alimentar limitam-se principalmente a problemas digestivos, como dor abdominal, náuseas, gases e diarreia.
Sensibilidades alimentares comuns incluem:
- Lactose, um tipo de açúcar encontrado em laticínios. Pode ser confundida com uma alergia ao leite.
- MSG, um aditivo encontrado em muitos alimentos
- Glúten, uma proteína encontrada no trigo, cevada e outros grãos. Às vezes é confundido com uma alergia ao trigo. A sensibilidade ao glúten e as alergias ao trigo também são diferentes da doença celíaca. Na doença celíaca, o sistema imunológico danifica o intestino delgado quando você ingere glúten. Alguns dos sintomas digestivos podem ser semelhantes, mas a doença celíaca não é uma sensibilidade alimentar ou uma alergia alimentar.
Por que preciso fazer um teste de alergia alimentar?
Você ou seu filho podem precisar de um teste de alergia alimentar se você tiver certos fatores de risco e / ou sintomas.
Os fatores de risco para alergias alimentares incluem:
- Uma história familiar de alergias alimentares
- Outras alergias alimentares
- Outros tipos de alergias, como febre do feno ou eczema
- Asma
Os sintomas de alergias alimentares geralmente afetam uma ou mais das seguintes partes do corpo:
- Pele. Os sintomas cutâneos incluem urticária, formigamento, coceira e vermelhidão. Em bebês com alergia alimentar, o primeiro sintoma geralmente é uma erupção cutânea.
- Sistema digestivo. Os sintomas incluem dor abdominal, gosto metálico na boca e inchaço e / ou coceira na língua.
- Sistema respiratório (inclui seus pulmões, nariz e garganta). Os sintomas incluem tosse, respiração ofegante, congestão nasal, dificuldade para respirar e aperto no peito.
O choque anafilático é uma reação alérgica grave que afeta todo o corpo. Os sintomas podem incluir os listados acima, bem como:
- Inchaço rápido da língua, lábios e / ou garganta
- Aperto das vias aéreas e dificuldade para respirar
- Pulso rápido
- Tontura
- Pele pálida
- Sentindo tonto
Os sintomas podem ocorrer segundos depois de alguém ser exposto à substância alérgica. Sem um tratamento médico rápido, o choque anafilático pode ser fatal. Se houver suspeita de choque anafilático, você deve ligar para o 911 imediatamente.
Se você ou seu filho estiverem sob risco de choque anafilático, seu alergista pode prescrever um pequeno dispositivo que você pode usar em uma emergência. O dispositivo, chamado de autoinjetor, fornece uma dose de epinefrina, um medicamento que retarda a reação alérgica. Você ainda precisará obter ajuda médica após usar o dispositivo.
O que acontece durante o teste de alergia alimentar?
O teste pode começar com o seu alergista realizando um exame físico e perguntando sobre seus sintomas. Depois disso, ele realizará um ou mais dos seguintes testes:
- Teste de desafio oral. Durante este teste, o alergista administrará a você ou ao seu filho pequenas quantidades dos alimentos suspeitos de causar a alergia. O alimento pode ser administrado em cápsulas ou por injeção. Você será vigiado de perto para ver se há uma reação alérgica. Seu alergista fornecerá tratamento imediato se houver uma reação.
- Dieta de eliminação. Isso é usado para descobrir quais alimentos específicos estão causando a alergia. Você vai começar eliminando todos os alimentos suspeitos de seu filho ou de sua dieta. Em seguida, você adicionará os alimentos de volta à dieta, um de cada vez, em busca de uma reação alérgica. Uma dieta de eliminação não pode mostrar se sua reação é devido a uma alergia alimentar ou a uma sensibilidade alimentar. Uma dieta de eliminação não é recomendada para pessoas em risco de uma reação alérgica grave.
- Teste de picada na pele. Durante este teste, seu alergista ou outro profissional colocará uma pequena quantidade do alimento suspeito na pele de seu antebraço ou nas costas. Ele ou ela irá então furar a pele com uma agulha para permitir que uma pequena quantidade do alimento penetre sob a pele. Se aparecer um inchaço vermelho e com coceira no local da injeção, isso geralmente significa que você é alérgico ao alimento.
- Teste de sangue. Este teste verifica a existência de substâncias chamadas anticorpos IgE no sangue. Os anticorpos IgE são produzidos no sistema imunológico quando você é exposto a uma substância causadora de alergia. Durante um exame de sangue, um profissional de saúde colherá uma amostra de sangue de uma veia de seu braço, usando uma pequena agulha. Depois que a agulha for inserida, uma pequena quantidade de sangue será coletada em um tubo de ensaio ou frasco. Você pode sentir uma pequena picada quando a agulha entrar ou sair. Isso geralmente leva menos de cinco minutos.
Precisarei fazer alguma coisa para me preparar para o teste?
Você não precisa de quaisquer preparações especiais para um teste de alergia alimentar.
Existem riscos para o teste?
Um teste de provocação oral pode causar uma reação alérgica grave. É por isso que este teste só é realizado sob supervisão de um alergista.
Você pode ter uma reação alérgica durante uma dieta de eliminação. Você deve conversar com seu alergista sobre como lidar com reações potenciais.
Um teste cutâneo pode incomodar a pele. Se sua pele coçar ou ficar irritada após o teste, seu alergista pode prescrever um medicamento para aliviar os sintomas. Em casos raros, um teste cutâneo pode causar uma reação severa. Portanto, esse teste também deve ser feito sob supervisão de um alergista.
O risco de fazer um exame de sangue é muito pequeno. Você pode sentir uma leve dor ou hematoma no local onde a agulha foi colocada, mas a maioria dos sintomas desaparece rapidamente.
o que os resultados significam?
Se os resultados mostrarem que você ou seu filho têm alergia alimentar, o tratamento é evitar a comida.
Não há cura para as alergias alimentares, mas eliminar os alimentos da dieta deve prevenir as reações alérgicas.
Evitar alimentos que causam alergia pode envolver a leitura cuidadosa dos rótulos dos produtos embalados. Também significa que você precisa explicar a alergia a qualquer pessoa que prepare ou sirva comida para você ou seu filho. Isso inclui pessoas como garçons, babás, professores e funcionários do refeitório. Mas mesmo se você tomar cuidado, você ou seu filho podem ser expostos à comida acidentalmente.
Se você ou seu filho correrem o risco de uma reação alérgica grave, o alergista prescreverá um dispositivo de epinefrina que você pode usar se for acidentalmente exposto à comida. Você aprenderá como injetar o dispositivo na sua coxa ou na coxa do seu filho.
Se você tiver dúvidas sobre seus resultados e / ou como lidar com complicações alérgicas, converse com seu alergista.
Saiba mais sobre testes de laboratório, intervalos de referência e compreensão dos resultados.
Referências
- Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia [Internet]. Milwaukee (WI): Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia; c2018. Alergistas / Imunologistas: Habilidades especializadas [citado em 31 de outubro de 2018]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://www.aaaai.org/about-aaaai/allergist-immunologists-specialized-skills
- Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia [Internet]. Milwaukee (WI): Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia; c2018. Doença celíaca, sensibilidade ao glúten não celíaca e alergia alimentar: como são diferentes? [citado em 31 de outubro de 2018]; [cerca de 4 telas]. Disponível em: https://www.aaaai.org/conditions-and-treatments/library/allergy-library/celiac-disease
- American College of Allergy Asthma & Immunology [Internet]. Arlington Heights (IL): American College of Allergy Asthma & Immunology; c2014. Food Allergy Testing [citado em 31 de outubro de 2018]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://acaai.org/allergies/types/food-allergies/testing
- Asthma and Allergy Foundation of America [Internet]. Landover (MD): Asthma and Allergy Foundation of America; c1995–2017. Alergias alimentares [atualizado em outubro de 2015; citado em 31 de outubro de 2018]; [cerca de 5 telas]. Disponível em: http://www.aafa.org/food-allergies-advocacy
- Centros para Controle e Prevenção de Doenças [Internet]. Atlanta: Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; Alergias alimentares nas escolas [atualizado em 14 de fevereiro de 2018; citado em 31 de outubro de 2018]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.cdc.gov/healthyschools/foodallergies
- HealthyChildren.org [Internet]. Itasca (IL): American Academy of Pediatrics; c2018. Alergias Alimentares Comuns; 6 de janeiro de 2006 [atualizado em 25 de julho de 2018; citado em 31 de outubro de 2018]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.healthychildren.org/English/healthy-living/nutrition/Pages/Common-Food-Allergies.aspx
- Johns Hopkins Medicine [Internet]. Universidade Johns Hopkins, Hospital Johns Hopkins e Sistema de Saúde Johns Hopkins; Alergias alimentares [citado em 31 de outubro de 2018]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.hopkinsmedicine.org/healthlibrary/conditions/adult/non-traumatic_emergencies/food_allergies_85,P00837
- KidsHealth da Nemours [Internet]. A Fundação Nemours; c1995–2018. O que acontece durante um teste de alergia ?; [citado em 4 de novembro de 2018]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://kidshealth.org/en/teens/allergy-tests.html
- KidsHealth da Nemours [Internet]. A Fundação Nemours; c1995–2018. Qual é a diferença entre uma alergia alimentar e intolerância alimentar? [citado em 31 de outubro de 2018]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://kidshealth.org/en/parents/allergy-intolerance.html?WT.ac=ctg#catceliac
- Kurowski K, Boxer RW. Alergias Alimentares: Detecção e Gestão. Médico Am Fam [Internet]. 15 de junho de 2008 [citado em 31 de outubro de 2018]; 77 (12): 1678–86. Disponível em: https://www.aafp.org/afp/2008/0615/p1678.html
- Testes de laboratório online [Internet]. Washington D.C: Associação Americana de Química Clínica; c2001–2018. Alergias [atualizado em 29 de outubro de 2018; citado em 31 de outubro de 2018]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://labtestsonline.org/conditions/allergies
- Mayo Clinic [Internet]. Fundação Mayo para Educação Médica e Pesquisa; c1998–2018. Testes cutâneos de alergia: Cerca de 7 de agosto de 2018 [citado em 31 de outubro de 2018]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/tests-procedures/allergy-tests/about/pac-20392895
- Mayo Clinic [Internet]. Fundação Mayo para Educação Médica e Pesquisa; c1998–2018. Alergia alimentar: diagnóstico e tratamento; 2 de maio de 2017 [citado em 31 de outubro de 2018]; [cerca de 4 telas]. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/food-allergy/diagnosis-treatment/drc-20355101
- Mayo Clinic [Internet]. Fundação Mayo para Educação Médica e Pesquisa; c1998–2018. Alergia alimentar: sintomas e causas; 2 de maio de 2017 [citado em 31 de outubro de 2018]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/food-allergy/symptoms-causes/syc-20355095
- Versão do consumidor do manual da Merck [Internet]. Kenilworth (NJ): Merck & Co., Inc .; c2018. Food Allergy [citado em 31 de outubro de 2018]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://www.merckmanuals.com/home/immune-disorders/allergic-reactions-and-other-hypersensitivity-disorders/food-allergy
- Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue [Internet]. Bethesda (MD): Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; Exames de sangue [citado em 31 de outubro de 2018]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.nhlbi.nih.gov/health-topics/blood-tests
- Centro Médico da Universidade de Rochester [Internet]. Rochester (NY): University of Rochester Medical Center; c2018. Health Encyclopedia: Diagnostic Tests for Allergies [citado em 31 de outubro de 2018]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://www.urmc.rochester.edu/encyclopedia/content.aspx?contenttypeid=85&contentid=P00013
- UW Health [Internet]. Madison (WI): University of Wisconsin Hospitals and Clinics Authority; c2018. Testes de alergia: Visão geral do teste [atualizado em 6 de outubro de 2017; citado em 31 de outubro de 2018]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://www.uwhealth.org/health/topic/medicaltest/allergy-tests/hw198350.html#hw198353
- UW Health [Internet]. Madison (WI): University of Wisconsin Hospitals and Clinics Authority; c2018. Alergias alimentares: exames e testes [atualizado em 15 de novembro de 2017; citado em 31 de outubro de 2018]; [cerca de 9 telas]. Disponível em: https://www.uwhealth.org/health/topic/major/food-allergies/te7016.html#te7023
- UW Health [Internet]. Madison (WI): University of Wisconsin Hospitals and Clinics Authority; c2018. Alergias alimentares: Visão geral do tópico [atualizado em 15 de novembro de 2017; citado em 31 de outubro de 2018]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://www.uwhealth.org/health/topic/major/food-allergies/te7016.html#te7017
- UW Health [Internet]. Madison (WI): University of Wisconsin Hospitals and Clinics Authority; c2018. Alergias alimentares: sintomas [atualizado em 15 de novembro de 2017; citado em 31 de outubro de 2018]; [cerca de 5 telas]. Disponível em: https://www.uwhealth.org/health/topic/major/food-allergies/te7016.html#te7019
- UW Health [Internet]. Madison (WI): University of Wisconsin Hospitals and Clinics Authority; c2018. Alergias alimentares: quando chamar um médico [atualizado em 15 de novembro de 2017; citado em 31 de outubro de 2018]; [cerca de 8 telas]. Disponível em: https://www.uwhealth.org/health/topic/major/food-allergies/te7016.html#te7022
As informações neste site não devem ser usadas como um substituto para cuidados ou conselhos médicos profissionais. Entre em contato com um profissional de saúde se tiver dúvidas sobre sua saúde.