Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 1 Janeiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Neurosarcoidose - Dr. Tarso Adoni
Vídeo: Neurosarcoidose - Dr. Tarso Adoni

A neurossarcoidose é uma complicação da sarcoidose, na qual ocorre inflamação no cérebro, medula espinhal e outras áreas do sistema nervoso.

A sarcoidose é uma doença crônica que afeta muitas partes do corpo, principalmente os pulmões. Em um pequeno número de pessoas, a doença envolve alguma parte do sistema nervoso. Isso é chamado de neurossarcoidose.

A neurossarcoidose pode afetar qualquer parte do sistema nervoso. A fraqueza facial súbita (paralisia facial ou queda facial) é um sintoma neurológico comum que envolve os nervos aos músculos da face. Qualquer outro nervo do crânio pode ser afetado, incluindo os do olho e os que controlam o paladar, o olfato ou a audição.

A medula espinhal é outra parte do sistema nervoso que a sarcoidose pode afetar. As pessoas podem ter fraqueza nos braços e pernas e dificuldade para andar ou controlar a urina ou os intestinos. Em alguns casos, a medula espinhal é tão gravemente afetada que ambas as pernas ficam paralisadas.

A condição também pode afetar as partes do cérebro envolvidas na regulação de muitas funções do corpo, como temperatura, sono e respostas ao estresse.


Fraqueza muscular ou perdas sensoriais podem ocorrer com envolvimento de nervos periféricos. Outras áreas do cérebro, incluindo a glândula pituitária na base do cérebro ou a medula espinhal também podem estar envolvidas.

O envolvimento da glândula pituitária pode causar:

  • Mudanças nos períodos menstruais
  • Cansaço ou fadiga excessiva
  • Sede excessiva
  • Alta produção de urina

Os sintomas variam. Qualquer parte do sistema nervoso pode ser afetada. O envolvimento do cérebro ou dos nervos cranianos pode causar:

  • Confusão, desorientação
  • Audição diminuída
  • Demência
  • Tonturas, vertigens ou sensações anormais de movimento
  • Visão dupla ou outros problemas de visão, incluindo cegueira
  • Paralisia facial (fraqueza, queda)
  • Dor de cabeça
  • Perda do olfato
  • Perda do paladar, gostos anormais
  • Distúrbios mentais
  • Convulsões
  • Deficiência de fala

O envolvimento de um ou mais nervos periféricos pode levar a:


  • Sensações anormais em qualquer parte do corpo
  • Perda de movimento de qualquer parte do corpo
  • Perda de sensação em qualquer parte do corpo
  • Fraqueza de qualquer parte do corpo

Um exame pode mostrar problemas com um ou mais nervos.

Uma história de sarcoidose seguida de sintomas relacionados aos nervos sugere altamente neurossarcoidose. No entanto, os sintomas da doença podem imitar outros distúrbios médicos, incluindo diabetes insípido, hipopituitarismo, neurite óptica, meningite e certos tumores. Às vezes, o sistema nervoso pode ser afetado antes que uma pessoa tenha sarcoidose ou sem afetar os pulmões ou outros órgãos.

Os exames de sangue não ajudam muito no diagnóstico da doença. Uma punção lombar pode mostrar sinais de inflamação. Níveis elevados de enzima conversora de angiotensina podem ser encontrados no sangue ou no líquido cefalorraquidiano (LCR). No entanto, este não é um teste de diagnóstico confiável.

A ressonância magnética do cérebro pode ser útil. Uma radiografia de tórax geralmente revela sinais de sarcoidose pulmonar. A biópsia do nervo do tecido nervoso afetado confirma a doença.


Não há cura conhecida para a sarcoidose. O tratamento é administrado se os sintomas forem graves ou estiverem piorando. O objetivo do tratamento é reduzir os sintomas.

Os corticosteróides, como a prednisona, são prescritos para reduzir a inflamação. Eles são freqüentemente prescritos até que os sintomas melhorem ou desapareçam. Você pode precisar tomar os medicamentos por meses ou até anos.

Outros medicamentos podem incluir reposição hormonal e medicamentos que suprimem o sistema imunológico.

Se você tiver dormência, fraqueza, problemas de visão ou audição, ou outros problemas devido a danos nos nervos da cabeça, pode precisar de fisioterapia, aparelho ortodôntico, bengala, andador ou cadeira de rodas.

Os transtornos mentais ou demência podem exigir medicamentos para depressão, intervenções de segurança e assistência com cuidados.

Alguns casos desaparecem por conta própria em 4 a 6 meses. Outros continuam intermitentes pelo resto da vida da pessoa. A neurossarcoidose pode causar incapacidade permanente e, em alguns casos, morte.

As complicações variam dependendo de qual parte do sistema nervoso está envolvida e de como você responde ao tratamento. É possível que haja piora lenta ou perda permanente da função neurológica. Em casos raros, o tronco cerebral pode estar envolvido. Isso é uma ameaça à vida.

Ligue para seu médico se você tiver sarcoidose e ocorrer qualquer sintoma neurológico.

Vá para a sala de emergência ou ligue para o número de emergência local (como 911) se você tiver uma perda repentina de sensibilidade, movimento ou função corporal.

O tratamento agressivo da sarcoidose desativa a resposta imunológica defeituosa do corpo antes que seus nervos sejam danificados. Isso pode reduzir a chance de ocorrência de sintomas neurológicos.

Sarcoidose - sistema nervoso

  • Sarcoide, estágio I - radiografia de tórax
  • Sarcoide, estágio II - radiografia de tórax
  • Sarcoide, estágio IV - radiografia de tórax

Iannuzzi MC. Sarcoidose. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 95.

Ibitoye RT, Wilkins A, Scolding NJ. Neurosarcoidose: uma abordagem clínica para diagnóstico e tratamento. J Neurol. 2017; 264 (5): 1023-1028. PMID: 27878437 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27878437.

Josephson SA, Aminoff MJ. Complicações neurológicas da doença sistêmica: adultos. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Neurologia de Bradley na Prática Clínica. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 58.

Krumholz A, Stern BJ. Sarcoidose do sistema nervoso. In: Aminoff MJ, Josephson SW, eds. Neurologia e medicina geral de Aminoff. 5ª ed. Waltham, MA: Elsevier Academic Press; 2014: cap 49.

Tavee JO, Stern BJ. Neurosarcoidose. Clin Chest Med. 2015; 36 (4): 643-656. PMID: 26593139 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26593139.

Ganhando Popularidade

Você pode pegar micróbios vaginais de outras pessoas em bancos de metrô?

Você pode pegar micróbios vaginais de outras pessoas em bancos de metrô?

Há muito motivo para ficar longe da enhora de hort curto demai no metrô. Não meno importante, ão o germe que ela certamente e palhará por todo o a ento. E e germe uado podem r...
Eu tentei mais de 100 vibradores - e meu favorito parece uma banana

Eu tentei mais de 100 vibradores - e meu favorito parece uma banana

Admi ão: uma da melhore parte do meu trabalho como e critora de exo ão todo o brinquedo exuai gratuito . De plug vibratório e con olo de cri tal a açoite vegano e lubrificante CBD,...