Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 16 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 23 Novembro 2024
Anonim
Cólicas e choro - autocuidado - Medicamento
Cólicas e choro - autocuidado - Medicamento

Se seu bebê chorar por mais de 3 horas por dia, ele pode ter cólicas. A cólica não é causada por outro problema médico. Muitos bebês passam por um período difícil. Alguns choram mais do que outros.

Se você tem um bebê com cólica, não está sozinho. Um em cada cinco bebês chora o suficiente para que as pessoas os chamem de cólicas. A cólica geralmente começa quando os bebês estão com cerca de 3 semanas de idade. A situação piora quando eles têm entre 4 e 6 semanas de idade. Na maioria das vezes, bebês com cólicas melhoram depois de 6 semanas de idade e estão completamente bem quando completam 12 semanas de idade.

A cólica normalmente começa aproximadamente na mesma hora todos os dias. Bebês com cólicas geralmente ficam mais agitados à noite.

Os sintomas de cólica geralmente começam repentinamente. As mãos do seu bebê podem estar fechadas. As pernas podem enrolar e a barriga pode parecer inchada. O choro pode durar de minutos a horas. O choro geralmente acalma quando o bebê está cansado ou quando gases ou fezes são eliminados.

Mesmo que os bebês com cólicas pareçam ter dores de barriga, eles comem bem e ganham peso normalmente.


As causas da cólica podem incluir qualquer uma das seguintes:

  • Dor de gás
  • Fome
  • Superalimentação
  • O bebê não tolera certos alimentos ou certas proteínas do leite materno ou da fórmula
  • Sensibilidade a certos estímulos
  • Emoções como medo, frustração ou até excitação

As pessoas ao redor do bebê também podem parecer preocupadas, ansiosas ou deprimidas.

Freqüentemente, a causa exata da cólica é desconhecida.

O profissional de saúde do seu bebê pode muitas vezes diagnosticar a cólica perguntando sobre o histórico médico do bebê, os sintomas e quanto tempo dura o choro. O provedor realizará um exame físico e pode fazer alguns testes para verificar seu bebê.

O provedor deve certificar-se de que seu bebê não tem outros problemas médicos, como refluxo, hérnia ou intussuscepção.

Os alimentos que passam pelo leite materno para o seu bebê podem causar cólicas. Se seu bebê tiver cólicas e você estiver amamentando, evite comer ou beber os alimentos a seguir por algumas semanas para ver se isso ajuda.


  • Estimulantes, como cafeína e chocolate.
  • Produtos lácteos e nozes. Seu bebê pode ter alergia a esses alimentos.

Algumas mães que amamentam evitam comer brócolis, repolho, feijão e outros alimentos que produzem gás. Mas a pesquisa não mostrou que esses alimentos podem ter um efeito negativo sobre o seu bebê.

Outros possíveis gatilhos incluem:

  • Os medicamentos passam pelo leite materno. Se estiver amamentando, converse com seu médico sobre os medicamentos que toma.
  • Fórmula de bebê. Alguns bebês são sensíveis às proteínas da fórmula. Converse com o médico do seu bebê sobre a troca de fórmulas para ver se isso ajuda.
  • Superalimentação ou alimentação do bebê muito rapidamente. Amamentar seu bebê com mamadeira deve levar cerca de 20 minutos. Se o seu bebê está comendo mais rápido, use um mamilo com um orifício menor.

Converse com um especialista em lactação para saber mais sobre as possíveis causas relacionadas à amamentação.

O que conforta um bebê pode não acalmar outro. E o que acalma seu bebê durante um episódio pode não funcionar no próximo. Mas experimente técnicas diferentes e revisite o que parece ajudar, mesmo que ajude apenas um pouco.


Se você amamentar:

  • Deixe seu bebê terminar de mamar na primeira mama antes de oferecer a segunda. O leite no final do esvaziamento de cada mama, chamado de leite posterior, é muito mais rico e às vezes mais calmante.
  • Se seu bebê ainda parecer desconfortável ou estiver comendo demais, ofereça apenas um seio com a freqüência que desejar, por um período de 2 a 3 horas. Isso dará ao seu bebê mais leite materno.

Às vezes, pode ser muito difícil fazer com que seu bebê pare de chorar. Aqui estão as técnicas que você pode tentar:

  • Enrole seu bebê. Envolva seu bebê confortavelmente em um cobertor.
  • Segure seu bebê. Segurar mais seu bebê pode ajudá-lo a ficar menos agitado à noite. Isso não vai estragar seu bebê. Experimente um porta-bebês que você use no corpo para segurar o bebê perto dele.
  • Balance suavemente seu bebê. O balanço acalma seu bebê e pode ajudá-lo a expelir gases. Quando os bebês choram, eles engolem ar. Eles obtêm mais gases e mais dor de estômago, o que os faz chorar mais. Os bebês entram em um ciclo difícil de quebrar. Experimente um balanço infantil se seu bebê tiver pelo menos 3 semanas de idade e conseguir manter a cabeça erguida.
  • Cante para o seu bebê.
  • Segure seu bebê na posição vertical. Isso ajuda o bebê a eliminar gases e reduz a azia.
  • Experimente colocar uma toalha quente ou uma garrafa de água quente na barriga do bebê.
  • Deite os bebês de bruços quando eles estão acordados e aplique massagens nas costas. NÃO deixe os bebês dormirem de bruços. Bebês que dormem de bruços têm maior risco de desenvolver a síndrome da morte súbita infantil (SMSL).
  • Dê ao seu bebê uma chupeta para chupar.
  • Coloque seu bebê no carrinho e dê um passeio.
  • Coloque seu bebê na cadeirinha do carro e vá passear. Se funcionar, procure um dispositivo que faça o movimento e o som de um carro.
  • Coloque seu bebê em um berço e ligue algo com ruído branco. Você pode usar uma máquina de ruído branco, um ventilador, aspirador de pó, máquina de lavar ou lava-louças.
  • As gotas de simeticone são vendidas sem receita e podem ajudar a reduzir os gases. Este medicamento não é absorvido pelo organismo e é seguro para crianças. O médico pode prescrever medicamentos mais fortes se o seu bebê tiver cólicas graves que podem ser secundárias ao refluxo.

O mais provável é que o seu bebê supere as cólicas por volta dos 3 a 4 meses de idade. Geralmente não há complicações decorrentes de cólicas.

Os pais podem ficar muito estressados ​​quando um bebê chora muito. Saiba quando você atingiu seu limite e peça ajuda a familiares ou amigos. Se você sentir que pode sacudir ou machucar seu bebê, procure ajuda imediatamente.

Ligue para o provedor se o seu bebê:

  • Chorando muito e você não consegue acalmar seu bebê
  • 3 meses de idade e ainda tem cólica

Você precisa se certificar de que seu bebê não tem problemas médicos graves.

Ligue para o provedor do seu bebê imediatamente se:

  • O comportamento do seu bebê ou padrão de choro muda repentinamente
  • Seu bebê está com febre, vômito forte, diarreia, fezes com sangue ou outros problemas de estômago

Obtenha ajuda imediatamente se se sentir sobrecarregada ou tiver pensamentos de fazer mal ao seu bebé.

Cólica infantil - autocuidado; Bebê inquieto - cólica - autocuidado

Academia Americana de Pediatria. Site Healthychildren.org. Dicas de alívio de cólicas para os pais. www.healthychildren.org/English/ages-stages/baby/crying-colic/Pages/Colic.aspx. Atualizado em 24 de junho de 2015. Acessado em 23 de julho de 2019.

Onigbanjo MT, Feigelman S. O primeiro ano. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 22.

  • Problemas comuns em bebês e recém-nascidos
  • Cuidados para bebês e recém-nascidos

Escolha De Leitores

As pessoas estão adorando ASOS por essas fotos de maiô sem retoques

As pessoas estão adorando ASOS por essas fotos de maiô sem retoques

A vareji ta on-line britânica A O recentemente adicionou nova foto não retocada onde o modelo podem er vi to com e tria vi ívei , cicatrize de acne e marca de na cença - entre outr...
Pergunte ao Celebrity Trainer: Esteira, Elíptica ou StairMaster?

Pergunte ao Celebrity Trainer: Esteira, Elíptica ou StairMaster?

Q: E teira, Elliptical Trainer ou tairMa ter: Qual máquina de giná tica é a melhor para perder pe o?UMA: e eu objetivo é perder pe o, nenhuma de a máquina de giná tica &#...