Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 19 Julho 2021
Data De Atualização: 16 Novembro 2024
Anonim
AOS QUE PERDERAM UM ENTE QUERIDO
Vídeo: AOS QUE PERDERAM UM ENTE QUERIDO

Se você acha que um ente querido tem problemas com a bebida, você pode querer ajudar, mas não sabe como. Você pode não ter certeza se é realmente um problema com a bebida. Ou você pode estar com medo de que seu ente querido fique com raiva ou chateado se você disser algo.

Se você está preocupado, não espere para tocar no assunto.É provável que o problema piore, e não melhore, se você esperar.

Os problemas com a bebida não são medidos pela quantidade que alguém bebe ou pela frequência com que bebe. O que mais importa é como a bebida afeta a vida da pessoa. Seu ente querido pode ter um problema com a bebida se:

  • Beba regularmente mais do que pretendia
  • Não consigo parar de beber
  • Passe muito tempo obtendo álcool, bebendo álcool ou se recuperando dos efeitos do álcool
  • Tiver problemas no trabalho, em casa ou na escola por causa do uso de álcool
  • Têm problemas de relacionamento por causa da bebida
  • Falta ao trabalho, escola ou atividades sociais importantes devido ao uso de álcool

Comece aprendendo tudo o que puder sobre o uso de álcool. Você pode ler livros, procurar online ou pedir informações ao seu médico. Quanto mais você sabe, mais informações você terá para ajudar seu ente querido.


O uso de álcool afeta todo mundo. Você não pode ajudar seu ente querido se não cuidar de si mesmo e obter apoio.

  • Faça da saúde e segurança da sua família sua principal prioridade.
  • Peça apoio a outros membros da família ou amigos. Seja honesto sobre seus sentimentos e diga-lhes o que eles podem fazer para ajudar.
  • Considere ingressar em um grupo que apóia familiares e amigos de pessoas com problemas de álcool, como o Al-Anon. Nesses grupos, você pode falar abertamente sobre suas lutas e aprender com as pessoas que estiveram na sua situação.
  • Considere procurar a ajuda de um conselheiro ou terapeuta que lida com problemas de álcool. Mesmo que o seu ente querido seja o bebedor, a bebida afeta toda a família.

Não é fácil envolver-se com uma pessoa que tem um problema com a bebida. É preciso muita paciência e amor. Você também precisa definir certos limites para suas próprias ações, para não encorajar o comportamento da pessoa ou deixar que isso o afete.

  • Não minta nem dê desculpas pelo hábito de beber do seu ente querido.
  • Não assuma responsabilidades por seu ente querido. Isso só ajudará a pessoa a evitar consequências por não fazer as coisas que deveria.
  • Não beba com seu ente querido.
  • Não discuta quando o seu ente querido bebeu.
  • Não se sinta culpado. Você não fez seu ente querido beber e você não pode controlar isso.

Não é fácil, mas é importante conversar com seu ente querido sobre a bebida. Encontre um horário para conversar quando a pessoa não estiver bebendo.


Essas dicas podem ajudar a tornar a conversa mais tranquila:

  • Expresse seus sentimentos sobre o hábito de beber do seu ente querido. Tente usar afirmações "eu". Isso ajuda a manter o foco em como a bebida o afeta.
  • Tente se ater aos fatos sobre o uso de álcool pelo seu ente querido, como comportamentos específicos que o preocuparam.
  • Explique que você está preocupado com a saúde do seu ente querido.
  • Tente não usar rótulos como "alcoólatra" ao falar sobre o problema.
  • Não pregue ou dê palestras.
  • Não tente usar a culpa ou subornar a pessoa para parar de beber.
  • Não ameace ou implore.
  • Não espere que seu ente querido melhore sem ajuda.
  • Ofereça-se para ir com a pessoa para ver um médico ou conselheiro de toxicodependência.

Lembre-se de que você não pode forçar seu ente querido a buscar ajuda, mas pode oferecer seu apoio.

Pode levar algumas tentativas e várias conversas antes que seu ente querido concorde em buscar ajuda. Existem muitos locais onde obter ajuda para um problema com o álcool. Você pode começar com o provedor de sua família. O provedor pode recomendar um programa de tratamento de dependência ou especialista. Você também pode verificar com seu hospital local, plano de seguro ou programa de assistência ao funcionário (EAP).


Pode ser necessário ter uma "intervenção" com seu ente querido e outras pessoas importantes em sua vida. Isso geralmente é conduzido por um conselheiro que está envolvido em um programa de tratamento.

Você pode desempenhar um papel importante continuando a mostrar seu apoio. Ofereça-se para ir com seu ente querido a consultas ou reuniões médicas. Pergunte o que mais você pode fazer, como não beber quando estão juntos e manter o álcool fora de casa.

Se achar que seu relacionamento com essa pessoa está se tornando perigoso ou ameaçando sua saúde, procure ajuda imediatamente. Fale com o seu provedor ou um conselheiro.

Abuso de álcool - ajudar um ente querido; Uso de álcool - ajudando um ente querido

Carvalho AF, Heilig M, Perez A, Probst C, Rehm J. Transtornos por uso de álcool. Lanceta. 2019; 394 (10200): 781-792. PMID: 31478502 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31478502/.

O’Connor PG. Transtornos por uso de álcool. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 30.

Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA; Curry SJ, Krist AH, et al. Intervenções de triagem e aconselhamento comportamental para reduzir o uso não saudável de álcool em adolescentes e adultos: Declaração de recomendação da Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA. JAMA. 2018; 320 (18): 1899-1909. PMID: 30422199 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30422199/.

  • Transtorno por uso de álcool (AUD)

Nós Aconselhamos Você A Ver

Esta bebida secreta do Starbucks Keto é incrivelmente deliciosa

Esta bebida secreta do Starbucks Keto é incrivelmente deliciosa

im, a dieta cetogênica é re tritiva, vi to que apena 5 a 10% de ua caloria diária provêm do carboidrato . Ma i o não ignifica que a pe oa não e tão di po ta a encon...
A maneira mais furtiva de deixar um hambúrguer ainda mais saudável

A maneira mais furtiva de deixar um hambúrguer ainda mais saudável

No final de um dia de trabalho exau tivo, nada dá mai endorfina e livra- e de a atitude faminta do que comida reconfortante - e i o ignifica devorar um hambúrguer uculento cheio de condiment...