Compreendendo seu risco de câncer colorretal
Fatores de risco de câncer colorretal são coisas que aumentam a chance de você ter câncer colorretal. Você pode controlar alguns fatores de risco, como consumo de álcool, dieta alimentar e excesso de peso. Outros, como a história da família, você não pode controlar.
Quanto mais fatores de risco você tiver, mais ele aumenta. Mas isso não significa que você terá câncer. Muitas pessoas com fatores de risco nunca têm câncer. Outras pessoas têm câncer colorretal, mas não têm nenhum fator de risco conhecido.
Saiba mais sobre o seu risco e quais medidas você pode tomar para prevenir o câncer colorretal.
Não sabemos o que causa o câncer colorretal, mas sabemos algumas das coisas que podem aumentar o risco de contraí-lo, como:
- Era. Seu risco aumenta após os 50 anos
- Você já teve pólipos de cólon ou câncer colorretal
- Você tem doença inflamatória intestinal (DII), como colite ulcerativa ou doença de Crohn
- História familiar de câncer colorretal ou pólipos nos pais, avós, irmãos ou filhos
- Mudanças genéticas (mutações) em certos genes (raro)
- Judeus afro-americanos ou Ashkenazi (pessoas de ascendência judaica do Leste Europeu)
- Diabetes tipo 2
- Dieta rica em carnes vermelhas e processadas
- Inatividade física
- Obesidade
- Fumar
- Uso pesado de álcool
Alguns fatores de risco estão sob seu controle e outros não. Muitos dos fatores de risco acima, como idade e histórico familiar, não podem ser alterados. Mas só porque você tem fatores de risco que não pode controlar, não significa que você não pode tomar medidas para diminuir seu risco.
Comece fazendo exames de câncer colorretal (colonoscopia) aos 40 a 50 anos, dependendo dos fatores de risco. Você pode querer começar a triagem mais cedo se tiver histórico familiar. O rastreamento pode ajudar a prevenir o câncer colorretal e é uma das melhores coisas que você pode fazer para diminuir o risco.
Certos hábitos de vida também podem ajudar a reduzir o risco:
- Mantenha um peso saudável
- Coma alimentos com baixo teor de gordura, com muitos vegetais e frutas
- Limite a carne vermelha e carne processada
- Faça exercícios regularmente
- Limite o álcool a não mais do que 1 bebida por dia para mulheres e 2 bebidas por dia para homens
- Não fume
- Suplemento com vitamina D (fale primeiro com seu médico)
Você também pode fazer um teste genético para avaliar o risco de câncer colorretal. Se você tiver um histórico familiar forte da doença, converse com seu provedor sobre o teste.
A aspirina em baixas doses pode ser recomendada para algumas pessoas que apresentam alto risco de câncer colorretal detectado por meio de testes genéticos. Não é recomendado para a maioria das pessoas devido aos efeitos colaterais.
Ligue para seu provedor se você:
- Tiver dúvidas ou preocupações sobre o risco de câncer colorretal
- Estão interessados em testes genéticos para risco de câncer colorretal
- Devem fazer um teste de triagem
Câncer de cólon - prevenção; Câncer de cólon - rastreamento
Itzkowitz SH, Potack J. Colonic polyps and polyposis syndromes. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Doenças gastrointestinais e hepáticas de Sleisenger e Fordtran. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 126.
Lawler M, Johnston B, Van Schaeybroeck S, et al. Câncer colorretal. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Kastan MB, Doroshow JH, Tepper JE, eds. Oncologia Clínica de Abeloff. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 74.
Site do National Cancer Institute. Prevenção do câncer colorretal (PDQ) - versão para profissionais de saúde. www.cancer.gov/types/colorectal/hp/colorectal-prevention-pdq. Atualizado em 28 de fevereiro de 2020. Acessado em 6 de outubro de 2020.
Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA; Bibbins-Domingo K., Grossman DC, et al. Triagem para câncer colorretal: declaração de recomendação da Força-Tarefa dos Serviços Preventivos dos EUA. JAMA. 2016; 315 (23): 2564-2575. PMID: 27304597 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27304597/.
- Câncer colorretal