Angioedema
O angioedema é um inchaço semelhante a urticária, mas o inchaço ocorre sob a pele e não na superfície.
As urticárias são frequentemente chamadas de vergões. Eles são um inchaço superficial. É possível ter angioedema sem urticária.
O angioedema pode ser causado por uma reação alérgica. Durante a reação, a histamina e outros produtos químicos são liberados na corrente sanguínea. O corpo libera histamina quando o sistema imunológico detecta uma substância estranha chamada alérgeno.
Na maioria dos casos, a causa do angioedema nunca é encontrada.
O seguinte pode causar angioedema:
- Pêlos de animais (escamas de pele solta)
- Exposição à água, luz solar, frio ou calor
- Alimentos (como frutas vermelhas, crustáceos, peixes, nozes, ovos e leite)
- Picadas de inseto
- Medicamentos (alergia a medicamentos), como antibióticos (penicilina e sulfa), antiinflamatórios não esteróides (AINEs) e medicamentos para pressão arterial (inibidores da ECA)
- Pólen
Urticária e angioedema também podem ocorrer após infecções ou com outras doenças (incluindo doenças autoimunes como lúpus e leucemia e linfoma).
Uma forma de angioedema ocorre em famílias e tem diferentes gatilhos, complicações e tratamentos. Isso é chamado de angioedema hereditário.
O principal sintoma é o inchaço súbito abaixo da superfície da pele. Também podem ocorrer vergões ou inchaço na superfície da pele.
O inchaço geralmente ocorre ao redor dos olhos e lábios. Também pode ser encontrado nas mãos, pés e garganta. O inchaço pode formar uma linha ou ser mais espalhado.
Os vergões são dolorosos e podem causar coceira. Isso é conhecido como urticária. Eles ficam pálidos e incham quando irritados. O edema mais profundo do angioedema também pode ser doloroso.
Outros sintomas podem incluir:
- Cólica abdominal
- Dificuldade respiratória
- Olhos e boca inchados
- Forro dos olhos inchado (quemose)
O médico examinará sua pele e perguntará se você foi exposto a alguma substância irritante. Se sua garganta for afetada, um exame físico pode revelar sons anormais (estridor) quando você inspira.
Podem ser solicitados exames de sangue ou alergia.
Os sintomas leves podem não precisar de tratamento. Os sintomas moderados a graves podem precisar de tratamento. A dificuldade respiratória é uma condição de emergência.
Pessoas com angioedema devem:
- Evite qualquer alérgeno conhecido ou gatilho que cause seus sintomas.
- Evite quaisquer medicamentos, ervas ou suplementos que não sejam prescritos por um provedor.
As compressas frias ou de imersão podem aliviar a dor.
Os medicamentos usados para tratar o angioedema incluem:
- Anti-histamínicos
- Medicamentos antiinflamatórios (corticosteroides)
- Injeções de adrenalina (pessoas com histórico de sintomas graves podem carregá-las)
- Medicamentos inaladores que ajudam a abrir as vias respiratórias
Se a pessoa tiver dificuldade para respirar, procure ajuda médica imediatamente. Um bloqueio grave das vias aéreas com risco de vida pode ocorrer se a garganta inchar.
O angioedema que não afeta a respiração pode ser desconfortável. Geralmente é inofensivo e desaparece em alguns dias.
Ligue para seu provedor se:
- Angioedema não responde ao tratamento
- É severo
- Você nunca teve angioedema antes
Vá para a sala de emergência ou ligue para o número de emergência local (como 911) se houver algum dos seguintes sintomas:
- Sons de respiração anormais
- Dificuldade em respirar ou chiado no peito
- Desmaio
Edema angioneurótico; Welts; Reação alérgica - angioedema; Urticária - angioedema
Barksdale AN, Muelleman RL. Alergia, hipersensibilidade e anafilaxia. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 109.
Dinulos JGH. Urticária, angioedema e prurido. In: Dinulos JGH, ed.Dermatologia Clínica de Habif. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 6.
Dreskin SC. Urticária e angioedema. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 237.