Sono e sua saúde
À medida que a vida fica mais agitada, é muito fácil ficar sem dormir. Na verdade, muitos americanos dormem apenas 6 horas por noite ou menos.
Você precisa dormir bastante para ajudar a restaurar o cérebro e o corpo. Não dormir o suficiente pode ser prejudicial à saúde de várias maneiras.
O sono dá ao corpo e ao cérebro tempo para se recuperarem do estresse do dia. Depois de uma boa noite de sono, você tem um desempenho melhor e é melhor para tomar decisões. O sono pode ajudá-lo a se sentir mais alerta, otimista e a se relacionar melhor com as pessoas. O sono também ajuda seu corpo a evitar doenças.
Diferentes pessoas precisam de diferentes períodos de sono. A maioria dos adultos precisa de 7 a 8 horas de sono por noite para uma boa saúde e funcionamento mental. Alguns adultos precisam de até 9 horas por noite.
Existem muitas razões pelas quais o sono é tão escasso.
- Agendas lotadas. As atividades noturnas, sejam de trabalho ou sociais, são uma das principais razões pelas quais as pessoas não dormem o suficiente.
- Ambiente de sono ruim. É muito mais difícil ter uma boa noite de sono em um quarto com muito barulho ou luz, ou que está muito frio ou muito quente.
- Eletrônicos. Tablets e telefones celulares que tocam e buzinam durante a noite interrompem o sono. Eles também podem tornar impossível a desconexão do mundo desperto.
- Condições médicas. Algumas condições de saúde podem impedir o sono profundo. Isso inclui artrite, dor nas costas, doenças cardíacas e condições como asma que dificultam a respiração. Depressão, ansiedade e abuso de substâncias também dificultam o sono. Alguns medicamentos perturbam o sono.
- Estresse por dormir. Depois de várias noites se virando e se revirando, o simples fato de estar na cama pode deixá-lo ansioso e acordado, mesmo quando estiver muito cansado.
Distúrbios do sono
Problemas de sono são um grande motivo pelo qual muitas pessoas não conseguem dormir o suficiente. O tratamento pode ajudar em muitos casos.
- A insônia ocorre quando você tem problemas para adormecer ou dormir durante a noite. É o distúrbio do sono mais comum. A insônia pode durar uma noite, algumas semanas ou meses a fio.
- A apnéia do sono é uma condição na qual sua respiração faz uma pausa durante a noite. Mesmo que você não acorde completamente, a apnéia do sono interrompe repetidamente o sono profundo.
- A síndrome das pernas inquietas pode mantê-lo acordado com o desejo de mover as pernas sempre que estiver descansando. Freqüentemente, a síndrome das pernas inquietas vem com sensações desconfortáveis, como queimação, formigamento, coceira ou rastejamento nas pernas.
A falta de sono afeta mais do que apenas a pessoa que está com os olhos fechados. A fadiga tem sido associada a acidentes grandes e pequenos. O cansaço levou a erros humanos por trás de vários grandes desastres, incluindo o derramamento de óleo Exxon-Valdez e o acidente nuclear de Chernobyl. O sono insuficiente contribuiu para vários acidentes aéreos.
A cada ano, até 100.000 acidentes de carro e 1.550 mortes são causados por motoristas exaustos. Dirigir com sono prejudica o estado de alerta e o tempo de reação tanto quanto dirigir embriagado.
A falta de sono também pode tornar mais difícil permanecer seguro no trabalho. Isso pode levar a erros médicos e acidentes industriais.
Sem dormir o suficiente, seu cérebro se esforça para realizar funções básicas. Você pode achar difícil se concentrar ou lembrar das coisas. Você pode ficar mal-humorado e criticar os colegas de trabalho ou as pessoas que ama.
Assim como seu cérebro precisa dormir para se restaurar, o seu corpo também precisa. Quando você não dorme o suficiente, o risco de várias doenças aumenta.
- Diabetes. Seu corpo não controla o açúcar no sangue tão bem quando você não dorme o suficiente.
- Doença cardíaca. A falta de sono pode causar hipertensão e inflamação, duas coisas que podem causar danos ao coração.
- Obesidade. Quando você não descansa o suficiente do sono, fica mais propenso a comer demais. Também é mais difícil resistir a alimentos ricos em açúcar e gordura.
- Infecção. Seu sistema imunológico precisa que você durma para que possa combater resfriados e mantê-lo saudável.
- Saúde mental. A depressão e a ansiedade costumam dificultar o sono. Eles também podem piorar após uma série de noites sem dormir.
Converse com seu médico se você costuma ficar cansado durante o dia ou se a falta de sono dificulta as atividades diárias. Existem tratamentos disponíveis para melhorar o sono.
Carskadon MA, Dement WC. Sono humano normal: uma visão geral. In: Kryger M, Roth T, Dement WC, eds. Princípios e prática da medicina do sono. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 2.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Sono e Distúrbios do Sono. www.cdc.gov/sleep/index.html. Atualizado em 15 de abril de 2020. Acessado em 29 de outubro de 2020.
Drake CL, Wright KP. Trabalho em turnos, distúrbio do trabalho por turnos e jet lag. In: Kryger M, Roth T, Dement WC, eds. Princípios e prática da medicina do sono. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 75.
Philip P, Sagaspe P, Taillard J. Sonolência em trabalhadores de transporte. In: Kryger M, Roth T, Dement WC, eds. Princípios e prática da medicina do sono. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 74.
Van Dongen HPA, Balkin TJ, Hursh SR. Déficits de desempenho durante a perda de sono e suas consequências operacionais. In: Kryger M, Roth T, Dement WC, eds. Princípios e prática da medicina do sono. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 71.
- Sono saudável
- Distúrbios do sono