Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 17 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Stethoscope | ഗർഭാശയ രോഗങ്ങളും താക്കോൽദ്വാര ശസ്ത്രക്രിയയും | Episode 230
Vídeo: Stethoscope | ഗർഭാശയ രോഗങ്ങളും താക്കോൽദ്വാര ശസ്ത്രക്രിയയും | Episode 230

A infecção cutânea por Candida é uma infecção cutânea por fungos. O nome médico da doença é candidíase cutânea.

O corpo normalmente hospeda uma variedade de germes, incluindo bactérias e fungos. Alguns deles são úteis para o corpo, alguns não produzem nenhum dano ou benefício e alguns podem causar infecções prejudiciais.

Algumas infecções fúngicas são causadas por fungos que geralmente vivem no cabelo, nas unhas e nas camadas externas da pele. Eles incluem fungos semelhantes a leveduras, como candida. Às vezes, essas leveduras penetram sob a superfície da pele e causam infecção.

Na candidíase cutânea, a pele está infectada com fungos candida. Esse tipo de infecção é bastante comum. Pode envolver quase qualquer pele do corpo, mas geralmente ocorre em áreas quentes, úmidas e enrugadas, como as axilas e a virilha. O fungo que mais frequentemente causa candidíase cutânea é Candida albicans.

Candida é a causa mais comum de assaduras em bebês. Os fungos aproveitam as condições quentes e úmidas dentro da fralda. A infecção por Candida também é particularmente comum em pessoas com diabetes e obesos. Antibióticos, terapia com esteróides e quimioterapia aumentam o risco de candidíase cutânea. Candida também pode causar infecções nas unhas, nas bordas das unhas e nos cantos da boca.


A candidíase oral, uma forma de infecção por cândida do revestimento úmido da boca, geralmente ocorre quando as pessoas tomam antibióticos. Também pode ser um sinal de infecção por HIV ou outros distúrbios do sistema imunológico enfraquecido quando ocorre em adultos. Os indivíduos com infecções por candida geralmente não são contagiosos, embora em alguns contextos as pessoas com sistema imunológico enfraquecido possam contrair a infecção.

Candida também é a causa mais frequente de infecções vaginais por fungos. Essas infecções são comuns e costumam ocorrer com o uso de antibióticos.

A infecção cutânea por Candida pode causar coceira intensa.

Os sintomas também incluem:

  • Erupção cutânea vermelha e crescente
  • Erupção cutânea nas dobras da pele, órgãos genitais, meio do corpo, nádegas, sob os seios e outras áreas da pele
  • Infecção dos folículos capilares que podem se parecer com espinhas

Seu médico geralmente pode diagnosticar essa condição observando sua pele. Seu provedor pode raspar suavemente uma amostra de pele para teste.

Crianças mais velhas e adultos com infecção de pele por fungos devem ser testados para diabetes. Altos níveis de açúcar, observados em pessoas com diabetes, agem como alimento para o fungo de levedura e o ajudam a crescer.


Uma boa saúde geral e higiene são muito importantes para o tratamento de infecções cutâneas por cândida. Manter a pele seca e exposta ao ar é útil. Pós secantes (absorventes) podem ajudar a prevenir infecções fúngicas.

Perder peso pode ajudar a eliminar o problema se você estiver acima do peso.

O controle adequado do açúcar no sangue também pode ser útil para pessoas com diabetes.

Cremes, pomadas ou pós antifúngicos para a pele podem ser usados ​​para tratar infecções por fungos na pele, boca ou vagina. Pode ser necessário tomar um medicamento antifúngico por via oral para infecções graves por candida na boca, garganta ou vagina.

A candidíase cutânea geralmente desaparece com o tratamento, especialmente se a causa subjacente for corrigida. Infecções repetidas são comuns.

Essas complicações podem ocorrer:

  • A infecção das unhas pode fazer com que elas tenham um formato estranho e pode causar uma infecção ao redor da unha.
  • As infecções cutâneas por Candida podem retornar.
  • A candidíase generalizada pode ocorrer em pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Ligue para o seu médico se desenvolver sintomas de candidíase cutânea.


Infecção cutânea - fúngica; Infecção fúngica - pele; Infecção da pele - fermento; Infecção por fungos - pele; Candidíase intertriginosa; Candidíase cutânea

  • Candida - mancha fluorescente
  • Candidíase cutânea - ao redor da boca

Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Doenças fúngicas: candidíase. www.cdc.gov/fungal/diseases/candidiasis/index.html. Atualizado em 30 de outubro de 2020. Acessado em 28 de fevereiro de 2021.

James WD, Elston DM, Treat JR, Rosenbach MA, Neuhaus IM. Doenças decorrentes de fungos e leveduras. Em: James WD, Elston DM, Treat JR, Rosenbach MA, Neuhaus IM, eds. Doenças de Andrews da pele: dermatologia clínica. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 15.

Lionakis MS, Edwards JE. Candida espécies. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 256.

Posts Interessantes

Remédios caseiros naturais para a gota

Remédios caseiros naturais para a gota

A gota é um tipo de artrite que caua dor emelhante à oteoartrite, embora haja alguma diferença ditinta.É cauada pelo alto acúmulo de ácido úrico no angue. O áci...
Como o Botox é usado para injeções labiais?

Como o Botox é usado para injeções labiais?

A injeção da toxina botulínica tipo A (Botox) na área do lábio pode proporcionar vário benefício ou melhoria comética. O botox é a forma comética da t...